FRACKTURA ELEGE O RIO DE JANEIRO PARA GRAVAÇÃO DE "GOLD SPECTRUM"


Primeiro videoclipe da banda norte-americana de expressionist rock leva assinatura do roteirista e cineasta brasileiro Diogo Oliveira.

O Armazém da Utopia, no Cais do Porto (RJ), foi o local escolhido para a gravação de "Gold Spectrum", primeiro videoclipe da banda norte-americana Fracktura. Integrante do EP "Oculus", que coleciona excelentes críticas de grandes veículos internacionais do segmento, o clipe foi realizado numa linguagem que busca tirar o espectador da zona de conforto para embarcar numa experiência imagética sensorial. Assim como as demais da banda,a canção possui letra de Diogo Oliveira, que também assina a direção do vídeo – o primeiro neste estilo realizado pelo brasileiro e também pela produtora Engenhoca Filmes.

"Não faço distinção entre os formatos audiovisuais, acho que reduz a criatividade observá-los deste modo. Minhas referências para este trabalho vêm de vários lados, e ainda me debrucei em estudar as máscaras teatrais – mais especificamente das Larvárias, que me encantaram de imediato. Elas expressam através de traços simples sentimentos complexos como medo, apatia e narcisismo. Servem de trampolim para o imaginário de quem as vê", reflete Diogo que, para lançar mão de uma proposta artística inovadora, realizou o clipe todo em slowmotion, com um trabalho expressivo de fotografia, cenário e figurino, além da interpretação de atores com o uso de máscaras.

As relações estabelecidas entre os seres humanos é o debate do clipe, que nos apresenta 'verdades' que nos são vendidas como se fossem nossas e leiloadas através do medo. "O realismo mágico está presente na construção de novos olhares e significações para a realidade que nos cerca. Masno clipe o véu cai, as falsas promessas evaporam e as mentiras são reveladas, dando lugar a uma dura realidade, que começa a macular a fantasia", sublinhao diretor, que se prepara para filmar ainda em 2019 a adaptação de "O coração do menino e o menino do coração", de Mia Couto.

Surgida em 2016 na cidade de Cincinnati (Ohio, EUA), a banda de sonoridade única e inovadora foi rotulada pela mídia norte-americana como Expressionist Rock, uma alusão às influências decompositores clássicos expressionistas junto a traços marcantes de rock progressivo e jazz moderno norte-americano encontrados em suas composições."AFracktura é o resultado artístico de três vidas intensas e suas consequências, a partir do momento em que se cruzaram no caminho", explica Machado III, músico brasileiro radicado nos Estados Unidos. Responsável pelas guitarras e baixos, ele é também o líder da banda, que é formada ainda porK. Tucker (vozes) eHenry C. (piano e sintetizadores).

FICHA TÉCNICA

Direção: Diogo Oliveira
Produção: Engenhoca Filmes
Produtora: Beatriz Ohana
Fotografia: Nicolau Saldanha
Cenografia: Cedric Aveline
Figurino: Rocio Moure
Montagem: Beatriz Ohana

SOBRE O DIRETOR

Diogo Oliveira é diretor, roteirista e professor, e "Gold Spectrum" marcou sua estreia na direção em videoclipes. Tem como bússola de seus trabalhos nomes como David Lynch, Peter Greenaway,HarmonieKorine e Michel Gondry. "Mas todos são atravessados ainda por Manoel de Barros, Gabriel Garcia Marques, Max Ernst, Francis Bacon, André Breton e Friedrich Nietzsche. Desse caldeirão poético de referências parte minha construção", ressalta o diretor.

Compositor de todas as letras do Fracktura, já realizou vários trabalhos em parceria com o cineasta Ruy Guerra, como o roteiro do último filme dele, "Quase Memória", que entrou no circuito comercial em 2018. Do mesmo modo, realizou a adaptação da peça teatral de James Joyce, "Exilados", com direção de Guerra. É também diretor, roteirista e montador do longa-metragem "O homem que matou John Wayne". Dirigiu três episódios da série "Memórias do Brasil", exibido em 2017 no Canal Curta. É criador do inventivo Canal Quimera, no YouTube, cuja trilha sonora está a cargo da banda Fracktura. Seu próximo filme será a adaptação de "O coração do menino e o menino do coração", de Mia Couto, no qual assinará roteiro e direção.

SOBRE A BANDA

Fracktura é uma banda formada em 2016, na cidade de Cincinnati (Ohio, Estados Unidos) pelos membros K. Tucker (vozes), Machado III (guitarras e baixo), e Henry C. (piano e sintetizadores). Seu primeiro lançamento, o single "Reality", teve uma divulgação majoritariamente local, e está no momento esgotado. Seu sucessor, o EP "Oculus", obteve uma divulgação mais abrangente e recebeu críticas extremamente positivas de veículos importantes da mídia norte-americana (veículos como Huffington Post, Tattoo, The Big Take Over, entre vários outros).

Liricamente, a banda trata de temas relativos ao inconsciente pessoal e coletivo, usando a exploração de sonhos e do realismo mágico como molas propulsoras da criação de expressões ultra pessoais. O nome vem da junção das palavras "fratura" e "fracking" (do verbo em inglês tofrack, que significa 'extrair algo de formações subterrâneas através de injeções de alta pressão'). "Éramos músicos desejando criar algo próprio após passar anos dedicados a interpretar obras de terceiros. Embora de nacionalidades distintas, tivemos a geografia favorável, o que nos deu tempo e espaço para experimentarmos o suficiente até encontrarmos nossa própria voz", relembra Machado III, líder da banda.

A conexão da banda com o Brasil se fortaleceu através da participação do cineasta Diogo Oliveira como letrista e diretor de palco. Responsável pelos vocais da banda e, paralelamente, um dos mais promissores da música erudita nacional, K. Tucker é uma das mulheres mais jovens no mundo a interpretar Carmen numa ópera, tendo sido selecionada entre centenas de candidatas em uma seleção em NY para assinar contrato com a Deutsche Oper Berlin (Casa de Ópera de Berlim). No momento, a banda está intensamente envolvida com seu próximo trabalho, o full-lenght "Exile: OfDreamingRed", cujo lançamento está previsto para o segundo semestre de 2019. Para este material, a banda contará também com a participação especial do compositor norte-americano NicBizub, que trabalhou junto à banda na composição de duas das oito faixas a serem lançadas neste álbum.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado