INVESTIGAÇÕES RETRATADAS EM NOVA TEMPORADA VASCULHAM AMBIENTE DIGITAL EM BUSCA DE SOLUÇÃO PARA CRIMES

 
 
 
 
De interações em redes sociais ao histórico de navegação, rotas digitais podem desvendar autoria de homicídios
 
 
 
Cena da segunda temporada da série
 
Hoje são ínfimas as chances de um percurso digital permanecer sem registro. Por isso, quando um homicídio acontece, o histórico da vítima nas buscas on-line e nas interações via web podem ser tão relevantes para as investigações quanto a própria cena do crime.
 
Na quinta-feira, 23 de maio, às 22h10, o Investigação Discovery estreia a segunda temporada de OS SEGREDOS DA MINHA MORTE (Grave Mysteries) – são oito episódios inéditos; cada um deles acompanha o desenrolar das investigações de um crime nas quais o acesso aos dados de histórico de navegação, postagens, comentários e mensagens virtuais foi crucial para que a polícia elucidasse os casos.
 
Com o crescimento exponencial das interações virtuais, multiplicam-se também as direções que os detetives podem seguir. No entanto, mesmo em crimes aparentemente sem solução, os assassinos podem deixar rastros virtuais, o que faz com que os detetives precisem perseguir essas pistas no vasto território da internet.
 
OS SEGREDOS DA MINHA MORTE mostra como a análise combinada das evidências materiais e das pistas virtuais foi essencial na solução de homicídios misteriosos. Qualquer contato ou mensagem sucinta pode ser indício de autoria, mas, por outro lado, podem gerar dispersão e falsas pistas que levam a becos sem saída. Por isso, as forças policiais precisam de um criterioso trabalho de filtragem de todas essas informações.
 
A série utiliza dramatizações para reconstituir as etapas das investigações. Depoimentos dos oficiais envolvidos nos casos e de pessoas diretamente ligadas às vítimas conduzem os episódios, recapitulando a cronologia dos eventos – das circunstâncias que precedem os crimes às diversas etapas das apurações.
 
No episódio de estreia, a adolescente Shaniesha Forbes leva uma rotina considerada normal para uma garota de 14 anos. Morado do Brooklyn, em Nova York, ela mantinha cotidiano que alternava escola, selfies, amigos e o namorado misterioso que ela conhecera nas redes sociais.
 
Mas a vida de Shaniesha foi interrompida brutalmente em janeiro de 2013 – seu corpo inerte foi encontrado em uma praia. Os últimos posts e mensagens de Shaniesha nas redes sociais foram cruciais para que as investigações seguissem o caminho que as levou até o assassino. Estão entre as fontes do episódio Sandra Price, mãe de Shaniesha, Alton Walker, tio da garota, e James Normile, detetive a cargo do caso.
 
SERVIÇO
OS SEGREDOS DA MINHA MORTE (Grave Mysteries)
Estreia: quinta-feira, 23 de maio, às 22h10
Classificação indicativa: 14 anos
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado