TV CULTURA EXIBE DOCUMENTÁRIO INÉDITO SOBRE OS 150 ANOS DO LICEU DE ARTES E OFÍCIOS DE SÃO PAULO

Divulgação TV Cultura

 



 

 

PRODUÇÃO ORIGINAL DA EMISSORA, DIRIGIDA POR RICARDO ELIAS, VAI AO AR NA QUINTA-FEIRA (28/12), ÀS 23H
 

Na quinta-feira (28/12), a TV Cultura exibe o documentário inédito Liceu 150 Anos - Entre a Arte e o Ofício, em comemoração ao aniversário da instituição de educação que completa 150 anos em dezembro deste ano. Produzido pela Cultura e com direção do cineasta Ricardo Elias, vai ao ar às 23h.
 

A produção mostra o que o MASP, o Congresso Nacional, o Theatro Municipal de São Paulo, a Catedral da Sé e a estátua do Duque de Caxias têm em comum. Todos esses ícones da cidade de São Paulo e do Brasil têm a mão do Liceu de Artes e Ofícios de SP.
 

O Liceu nasceu em 1873 como uma sociedade propagadora de educação. Uma parte da elite paulistana preocupada com a escassez de mão de obra de qualidade na cidade resolve fornecer educação primária gratuita para a população mais pobre, isso antes da abolição da escravatura.
 

A escola passou por muitos períodos e é surpreendente como se adaptou e se modificou ao longo dos anos. Uma das primeiras mudanças foi quando o arquiteto e engenheiro Ramos de Azevedo assume a direção da escola e a transforma numa escola técnica com cursos de marcenaria e serralheria.
 

Durante muito tempo, a marcenaria do Liceu foi sinônimo de excelência. Seus móveis até hoje são reconhecidos pelo requinte e qualidade. A serralheria ajudou a construir a cidade de São Paulo. Os portões de vários bancos da rua 15 de Novembro foram feitos no Liceu. Victor Brecheret, talvez o mais renomado aluno do Liceu, construiu toda a estátua do Duque de Caxias nas oficinas da escola. Anos depois, o Liceu ajudou a construir o Aeroporto de Cumbica, o primeiro Metrô de São Paulo e os caixilhos do MASP.
 

O Liceu de São Paulo possui um Centro Cultural inaugurado em 1980 com uma exposição de réplicas de gesso feitas a partir dos originais europeus. Atualmente, na frente do Liceu há um enorme Davi de Michelangelo na entrada, réplica retirada em cima do original e também possui uma réplica da Pietá de Michelangelo.
 

Renomada escola de São Paulo com alto índice de aprovação nas principais universidades, o Liceu possui uma parte paga e outra com alunos bolsistas. É mantida pela LAO Indústria, uma das principais fábricas de hidrômetros (medidores de água) da América Latina, criada em 1929.
 

Com 50 minutos, o documentário mostra alunos que tiveram sua vida modificada pelo Liceu e depoimentos que ajudam a reconstruir essa história. Um vasto material de arquivo da instituição e da própria TV Cultura serve de apoio para a produção.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

Imersão internacional