De Rockefeller a Jeff Bezos: série inédita traz a trajetória do capitalismo nos EUA

John Rockefeller e Rockefeller Jr. em foto exibida em "Capitalismo Americano: O Culto à Riqueza"
(Crédito: Divulgação/Curta!)


 

A história recente dos Estados Unidos se confunde com a do sistema capitalista ocidental, que pode ser contada sob perspectivas diferentes. Por um lado, há a opulência e a abundância dos grandes detentores de capital e, por outro, a desigualdade social de um país em que 80% dos recursos pertencem a uma pequena parcela de pessoas. Essa discussão é tema da minissérie "Capitalismo Americano - O Culto à Riqueza", uma produção da Arte France que estreia com exclusividade no Curta! e no CurtaOn.

 

Dividida em três episódios dirigidos por Cédric Tourbe, a série parte do final do século XIX, quando famílias da elite local consolidam sua força monetária e influência social e política. Depois, relembra o chamado "Estado de bem-estar social", em meados do século XX, até a ascensão de novos milionários do Vale do Silício, já na virada para o século XXI.

 

O primeiro episódio, "O Paraíso dos Milionários", mostra um país vivendo o início da Revolução Industrial, onde emergem magnatas como John Davison Rockefeller, JP Morgan e Andrew Carnegie. Nova York cresce a olhos vistos, assim como o insurgente setor imobiliário, as indústrias siderúrgica, petrolífera e automobilística e as demais áreas de atuação dos grandes empresários da época.

 

No entanto, esses impérios começam a sofrer alguns abalos com a implementação de leis antimonopólio, taxações, a emergência da Primeira Guerra Mundial e, por fim, com a quebra da bolsa em 1929. Embora esses momentos de crise não representem uma derrocada desses clãs da elite norte-americana, a partir daí formam-se dois blocos opostos: os "liberais", a favor do New Deal — o programa de recuperação da economia do país — e os "conservadores", que querem de volta o sistema que vigorava antes de 1929. A estreia no Curta! é no dia temático Sextas da Sociedade, 1º de março, às 22h30.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado