‘Sem Fronteiras’ visita o primeiro país a implementar uma lei de igualdade salarial



 

Um país onde homens e mulheres que desempenham a mesma função profissional são obrigados, por lei, a ganhar o mesmo salário. Parece utópico, mas existe. A repórter Cecília Malan visita a Islândia – primeiro país a criar a igualdade salarial de gêneros – e mostra no 'Sem Fronteiras', que a GloboNews exibe nesta quinta-feira, dia 8, a aplicação prática desta determinação. Há nove anos  em primeiro lugar no ranking do Fórum Econômico Mundial, o país registrava uma diferença salarial entre 14% e 18% até janeiro, quando a lei foi implementada. 

 

A meta do país é eliminar a desigualdade entre os salários de homens e mulheres até 2020. Pelas novas regras, as empresas privadas e agências governamentais que tenham mais de 25 funcionários precisam ter uma certificação oficial junto ao governo, que comprove as políticas de igualdade salarial. Cecília Malan apresenta uma família metade islandesa e metade brasileira, para entender a dinâmica de uma casa na qual pai e mãe dividem todas as funções. Ela também visita uma agência de publicidade onde os funcionários ganham o mesmo salário, sem diferença de gênero. 

 

O Brasil está na 90ª posição no ranking do Fórum Mundial, e a diferença salarial entre homens e mulheres é de 23,6% em média. O repórter Tonico Ferreira conversa com a socióloga Eva Blay para entender a questão da desigualdade de gênero no país, e mostra um exemplo positivo: um escritório de advocacia que aplica a igualdade.

 

O Sem Fronteiras vai ao ar nesta quinta-feira, dia 8, às 23h30.

 

Foto: Bastidores da entrevista de Cecília Malan de uma família na qual marido e mulher dividem todas as tarefas da casa.

Crédito: Globo/Paulo Pimentel

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“QUILOS MORTAIS” CHEGA À QUINTA TEMPORADA COM NOVAS HISTÓRIAS DE LUTA CONTRA OBESIDADE MÓRBIDA

INVESTIGADOR PARTICULAR FAMOSO POR SUAS ARTIMANHAS, BRIAN WOLFE RECONSTITUI CASOS DE SEU ARQUIVO EM SÉRIE INÉDITA

BIS estreia terceira temporada de "Versões" em 19 de julho