TV Escola reexibe documentário sobre Revolução Pernambucana
"1817 – A Revolução Esquecida" foi gravado no Recife e dirigido por Tizuka Yamazaki e Ricardo Fávila
Nesta terça-feira (6 de março), a TV Escola reexibirá em dois horários, às 16h e às 21h, o documentário "1817 – A Revolução Esquecida", que tem direção e produção de Tizuka Yamazaki e Ricardo Fávila e conta com Klara Castanho e Bruno Ferrari em um elenco com mais de 20 atores. O longa-metragem, que tem base nas pesquisas de Paulo Santos de Oliveira para o romance "A Noiva da Revolução", dará uma expressiva contribuição ao resgate de um episódio da história do Brasil, que se caracterizou pelo espírito democrático e republicano.
"A revolução separatista pernambucana de 1817 é um fato histórico de grande relevância e que, ainda hoje, é desconhecido por boa parte da população brasileira, em especial os mais jovens. A TV Escola tem a honra de ser o veículo de divulgação de uma obra que tem a assinatura de Tizuka Yamasaki, mas tem principalmente as digitais da história de Pernambuco e do Brasil.", afirma Fernando Veloso, Diretor Geral da TV Escola.
As primeiras cenas foram rodadas no Porto do Recife atual e no Pátio de São Pedro, que representa a capital pernambucana em 1817. Atores e figurantes misturaram-se à cavalaria do exército com sua Guarda Montada e à banda da Policia Militar de Pernambuco, todos devidamente caracterizados, na reprodução de lutas e gritos de vitória do episódio. No secular convento de Santo Antônio foram captadas as cenas de abertura e do famoso casamento que conduz a história dessa revolução. Algumas cenas foram rodadas também no Sítio de Pai Adão e na "Barraca de Otília", onde os revolucionários bebiam e conversavam.
Comentários