OS ESPECIAIS DO TCM SOB A INFLUÊNCIA DE KUBRICK


No mês de abril o TCM apresenta os ESPECIAIS DO TCM SOB A INFLUÊNCIA DE KUBRICK, do brilhante diretor STANLEY KUBRICK.


STANLEY KUBRICK: IMAGENS DE UMA VIDA


Jan Harlan, o diretor deste documentário, conhecia Stanley Kubrick bem o suficiente para produzir um relato fiel e detalhado sobre a vida do controverso cineasta: além de cunhado de Kubrick, Harlan trabalhou como assistente e produtor executivo do diretor em títulos como “Barry Lyndon”, “O Iluminado” e “De Olhos Bem Fechados”. Apresentado por Tom Cruise (astro de “De Olhos Bem Fechados”, o último filme de Kubrick), o documentário aborda desde a infância do cineasta ao seu interesse pela fotografia, seu irremediável perfeccionismo e suas influências na realização de seus 16 filmes. Atores como Jack Nicholson e Nicole Kidman, diretores como Woody Allen, Martin Scorsese e Steven Spielberg, assim como familiares, amigos e outros profissionais do cinema colaboram com seus depoimentos. Spielberg, aliás, concluiu e dirigiu um projeto inacabado de Kubrick, “A.I. – Inteligência Artificial”. Com seu estilo de vida misterioso, que causava diversas especulações, o cineasta permanece como um dos nomes mais importantes e influentes da sétima arte.

HORÁRIO
Quinta-feira, 5 de Abril 23h35
Quinta-feira, 26 de Abril 22h00
Segunda-feira, 30 de Abril 1h05


DR. FANTÁSTICO

Stanley Kubrick dirige esta ácida sátira política sobre a Guerra Fria baseado em uma obra de Peter George. Adaptada pelo diretor, por Terry Southern e pelo próprio George, a produção obteve indicações ao Oscar de melhor filme, diretor, roteiro e ator (Peter Sellers – que interpreta três personagens: o capitão Mandrake, o presidente Muffley e o Dr. Fantástico). Em plena Guerra Fria, rumores indicam que a União Soviética tenha em suas mãos “a arma definitiva”: uma poderosa bomba nuclear capaz de destruir toda a humanidade. Em um momento de loucura, o general norte-americano Ripper (Sterling Hayden) decide enviar uma leva de bombardeios atômicos sobre a região. O capitão Mandrake, assistente de Ripper, tenta conseguir o código para deter o bombardeio. Mas a única solução para essa medida irracional é advertir os russos sobre o ataque, para que destruam os aviões. Caso contrário, “a arma definitiva” será disparada automaticamente provocando um desastre mundial. Enquanto isso, o cientista nazista Dr. Fantástico, assessor do presidente, confirma a existência da arma letal. Para muitos, “Dr. Fantástico” é a mais envolvente sátira do cinema sobre o perigo atômico da Guerra Fria.

HORÁRIO
Quinta-feira, 5 de Abril 22h00
Sábado, 28 de Abril 23h30



2001: UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO


Baseado no relato de O Sentinela, de Arthur C. Clarke, este filme de Stanley Kubrick é considerado uma das obras-primas da história do cinema. A história começa quatro milhões de anos atrás em uma planície africana. Ali, um grupo de primatas, comandado por Moonwatcher, está perdendo a batalha da sobrevivência contra outra tribo, até que aparece um estranho monolito negro. Estimulado pelo objeto, Moonwatcher descobre que os ossos podem ser utilizados como armas. Assim, derrotam a tribo inimiga e se transformam em carnívoros. Dessa época, Kubrick salta surpreendentemente ao ano de 2001, quando o cientista norte-americano Heywood Floyd (interpretado por William Sylvester) viaja à Lua para investigar a descoberta de um estranho monolito negro na superfície lunar. Mas o penetrante som emitido pelo objeto suspende os planos. Neste filme, Kubrick deixa de lado as convenções narrativas para contar quatro histórias vinculadas ao destino do Homem. A equipe de efeitos especiais (dirigida por Douglas Trumbull) criou um meticuloso retrato do espaço exterior como jamais se havia visto.

HORÁRIO
Quinta-feira, 12 de Abril 22h00



O ILUMINADO

Em 1980, Stanley Kubrick adaptou para as telas a obra de horror de Stephen King que trata sobre a loucura e a desintegração familiar. Jack Torrance (Jack Nicholson) é um escritor frustrado que aceita trabalhar como zelador em um opulento hotel nas montanhas. E ele segue para o local acompanhado de sua esposa, Wendy (Shelley Duvall), e de seu filho, Danny (Danny Lloyd), cujos poderes psíquicos prevêem o terror que se aproxima. Antes de deixar o hotel – que fecha durante o inverno –, o gerente (Barry Nelson) revelara a Jack que um antigo zelador havia enlouquecido e assassinado sua própria família. Mas o escritor crê que o isolamento no hotel é ideal para finalizar seu livro. No entanto, desde sua chegada, ele começa a ter alarmantes transtornos de personalidade. Enquanto isso, ocorre uma série de fenômenos paranormais. Com uma narração angustiante e uma atmosfera opressiva, Kubrick conseguiu capturar o terror em algumas das cenas mais impactantes do gênero. A simples cena de um garoto passeando de triciclo pelo hotel provoca uma sensação estranha e inquietante.

HORÁRIO
Sexta-feira, 13 de Abril 0h25

LOLITA

A escandalosa novela de Vladimir Nabokov, que relata o romance entre um intelectual de idade madura e uma garota de 12 años, foi adaptada para o cinema em 1962 com roteiro do próprio escritor (nomeado para o Oscar por este trabalho) e direção de Stanley Kubrick. O professor Humbert, papel interpretado por James Mason, aluga um quarto na casa de Charlotte Haze (Shelley Winters), antes de ter a responsabilidade de assumir a cátedra de francês de um colégio norte-americano. A proprietária -uma jovem viúva- apaixona-se pelo professor, mas ele só tem olhos para Lolita (Sue Lyon), a filha adolescente de Charlotte. No entanto, com a intenção de estar perto do objeto do seu desejo, Humbert casa-se com a mãe. Depois da morte da mulher, o professor começa a fazer uma viagem de carro em companhia de Lolita. Uma vez que supera o shock pela morte da mãe, a jovem começa uma relação amorosa com seu padrasto. Mas tudo se complica, quando ela descobre os rapazes da sua idade. No filme de Kubrick, o affaire foi ligeiramente suavizado, quando deram mais 3 anos à Lolita e deixaram o papel nas mãos da atriz Sue Lyon, de 16 anos.

HORÁRIO
Quinta-feira, 19 de Abril 22h00


LARANJA MECÂNICA

Após seu visionário relato do futuro em “2001: Uma Odisséia no Espaço" (“2001: A Space Odyssey”), Stanley Kubrick examinou a natureza da violência nesta obscura sátira do amanhã. Baseado na obra cult de Anthony Burgess, o filme centra-se em Alex (Malcolm McDowell), um fanático por Beethoven que passa suas noites consumindo álcool e drogas para depois embarcar em um tour ultraviolento com os amigos. Essas noites incluem, por exemplo, aterrorizar um escritor, o Sr. Alexander (Patrick Magee), e depois estuprar sua esposa. Após golpear Catlady (Miriam Karlin) até a morte com uma de suas esculturas fálicas, Alex acaba preso. Na cadeia, é submetido a uma inovadora e cruel técnica de “correção” de criminosos que consiste na observação de filmes sangrentos até o ponto de ele se chocar com a violência. Uma vez recuperado, Alex se reintegra à sociedade totalmente indefeso. E, agora, será a vítima de suas vítimas. Instigante, insólito e, muitas vezes, agoniante, este filme gerou tanta polêmica que foi proibido durante 30 anos no Reino Unido. “Laranja Mecânica” foi indicado a quatro Oscars: melhor filme, diretor, roteiro adaptado e edição.

HORÁRIO
Sexta-feira, 20 de Abril 0h35
Domingo, 29 de Abril 1h10


BARRY LYNDON

Este cínico drama de época de Stanley Kubrick foi vencedor de quatro Oscars: melhor direção de arte, fotografia, trilha sonora e figurino. Baseado na obra de William Makepeace Thackeray, o diretor narra a ascensão e a queda de um homem ambicioso na aristocracia britânica do século 18. Órfão de pai, o jovem irlandês Redmond Barry (Ryan O´Neal) abandona seu lar e segue para Dublin após ter supostamente assassinado um oficial inglês. Por uma série de incidentes, Barry acaba lutando a favor do exército prussiano na Guerra dos Sete Anos, sob o comando do capitão Potzdorf (Hardy Kruger). E, ao fim da guerra, recebe a missão de espiar um cavaleiro suspeito (Patrick Magee). Acreditando que essa seja a sua grande chance de escalar socialmente, Barry se une ao cavaleiro e foge para a Prússia, a fim de integrar a elite européia. Sua ambição é tão grande que ele se casa com a atraente Lady Lyndon (Marisa Berenson) pensando somente em sua fortuna. Segundo o biógrafo de Stanley Kubrick, Robert Redford recusou-se a interpretar o protagonista.

HORÁRIO
Sexta-feira, 27 de Abril 0h30
Domingo, 29 de Abril 22h00


GLÓRIA FEITA DE SANGUE


Em 1957, Stanley Kubrick adaptou para as telas a obra bélica de Humphrey Cobb realizando um contundente manifesto antiguerra. Durante a Primeira Guerra Mundial, o general francês Paul Mireau (George Macready) aceita as ordens de seu comandante, o também general George Broulard (Adolphe Menjou), para realizar um violento ataque contra os alemães. À frente dos soldados, está o coronel Dax (uma atuação notável de Kirk Douglas), chantageado por Mireau para liderar a missão. O ataque, no entanto, acaba sendo um desastre e provoca um massacre sangrento entre os soldados franceses. Incapaz de admitir que a ação tenha sido uma péssima idéia, Mireau acusa seus homens de covardia. E ordena que três soldados sejam executados como um exemplo para o resto das tropas. Dax, porém, está disposto a defender seus companheiros e provar a incompetência do general – mesmo que isso pareça ser uma missão ainda mais arriscada. Dos filmes de guerra realizados por Kubrick, “Glória Feita de Sangue” foi o que melhor retratou os danos físicos e psicológicos sofridos pelos soldados. Durante anos, a exibição foi proibida na França.
HORÁRIO
Sexta-feira, 6 de Abril 2h00
Sábado, 28 de Abril 22h00

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado