TV CULTURA EXIBE TURNÊ DA OSESP PELA EUROPA

            A TV Cultura exibe neste domingo (29/04), às 21h, o documentário sobre a turnê da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) na Europa. Realizada em março de 2007, a turnê reuniu 16 concertos, em oito diferentes países europeus.


            O Palau de la Musica, em Barcelona, na Espanha, foi o local onde aconteceu a primeira  apresentação da OSESP, no dia 6 de março. No dia 17, a orquestra tocou ao lado do pianista húngaro Deszö Ránki, na cidade suíça de St. Gallen, deixando um caráter especial para John Neschling.

 

            Em seguida, a sinfônica tocou no Tonhalle, de Zurique, e, dois dias depois, fez o concerto mais esperado de toda a turnê: na Grosser Saal do Musikverein, de Viena, um dos mais venerados templos da música clássica em todo o planeta.

 

            A TV Cultura ainda acompanhou OSESP no Meistersingerhalle de Nuremberg, no dia 22; na Filarmonia de Colônia, no dia seguinte; e na Sala Nacional de Concertos de Budapeste, na Hungria, dia 25.

            A última apresentação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo aconteceu no dia 29, no Théâtre du Châtelet, em Paris.

            Os concertos tiveram repertórios e solistas distintos, mesclando a música brasileira ao repertório internacional. Em Zurique, Viena, Nurembergue e Colônia, o solista convidado foi Nelson Freire, executando o Concerto n.° 4, de Rachmaninov. Dessa forma, Viena ouviu a Abertura Concertante, de Camargo Guarnieri, mas também La Mer, de Debussy, enquanto Nurembergue foi brindada com as Bachianas Brasileiras n.° 4, de Villa-Lobos, ao lado do poema sinfônico Pinheiros de Roma, de Respighi.

            Viagens internacionais têm se tornado parte da rotina da orquestra nestes dez anos em que o grupo está sob a direção artística do maestro John Neschling, uma efeméride que a excursão européia serviu para celebrar.


            A sinfônica já esteve nos países vizinhos do Cone Sul, em 2005, e realizou dois giros pelos EUA, em 2002 e 2006. Também contabiliza uma visita prévia ao Velho Continente, em 2003, onde realizou sete concertos, em cidades da Alemanha e da Suíça. Contudo, o diferencial da turnê de março foi a representatividade dos países e salas visitados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado