Som Brasil faz homenagem a Raul Seixas

A TV Globo exibe dia 31 de agosto, sexta-feira, o programa Som Brasil Raul Seixas.  O ídolo do rock brasileiro compôs de baladas românticas à música sertaneja e baião. E toda essa diversidade será representada pelo irreverente Lobão, que sobe ao palco ao lado da cantora Anna Luiza e dos grupos Vanguart e Móveis Coloniais de Acaju. Ao todo, são quatorze canções em uma hora de programa. 

 

A equipe do Som Brasil escolheu homenagear Raul Seixas "porque ele é um artista completamente transgeracional", diz Luiz Gleiser. "Cada nova geração de adolescentes redescobre - espontaneamente, sozinha - a riqueza do tesouro musical, poético e filosófico deixado por ele". E por que Lobão? "Lobão é atitude e ironia - como Raulzito o era. E uma força da Natureza - também como Raul", completa o diretor do programa.

 

Raul Seixas fundou o primeiro grupo de rock de Salvador aos 12 anos de idade. Precoce, surpreendeu a família e virou, como ele mesmo nomeou, uma "metamorfose ambulante". A história não podia ser mais parecida com a de João Luís Woerdenbag Filho, o Lobão. "Gleiser me deu um presente. Ele escolheu todas as letras, que representavam tudo o que gostaria de dizer para muita gente", conta Lobão. Ele interpreta "Guita", "Metamorfose Ambulante" e "Maluco Beleza".  O roqueiro ainda se sentiu muito a vontade com o formato do programa, que procura abrir espaço para a nova geração da música brasileira. "As bandas novas têm a 'cara' da música do Raul".

 

A cantora carioca Anna Luiza interpreta "Ouro de tolo", "Tente outra vez" e "Maça". Ao grupo vindo de Brasília,Móveis Colonial de Acaju, coube as canções "Eu nasci há dez mil anos atrás", "Carimbador Maluco", "Eu também vou reclamar" e "Como vovó já dizia". A banda Vanguart, do Mato Grosso, apresenta "Cowboy fora da lei", "Rock das aranhas" e "Medo da chuva". Para encerrar o programa, todas as atrações se juntam para cantar "Sociedade Alternativa".

 

Apresentadora do Som Brasil desde sua primeira edição, a atriz Patricia Pillar tem uma forte ligação com a música. E ela está feliz com o programa que celebra a música brasileira e traz novos nomes para o cenário nacional. "O Som Brasil reaviva a memória de todos para os compositores e coloca uma luz sobre as pessoas novas que estão por aí".  A atriz, que sempre ouviu Raul Seixas, achou ideal a escolha de Lobão para representá-lo. "Lobão é um cara inteligentíssimo. Ele e Raul são duas figuras que têm um contato intenso, uma identificação.". 

 

As gravações desta quinta edição aconteceram nos dias 5 e 6 de agosto na Central Globo de Produção, em Jacarepaguá.   Som Brasil Raul Seixas será exibido no dia 31 de agosto, sexta-feira, logo após o  Programa do Jô. Em setembro, Som Brasil será dedicado a Ivan Lins.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado