THC apresenta produtos da mineração, em semana especial da série Maravilhas Modernas


Desde a antiguidade que o homem extrai elementos da terra. Porém, muito mais que os metais e pedras preciosas, a mineração é capaz de beneficiar do carvão que abastece as usinas termoelétricas ao sal que tempera nossa alimentação. Em edição temática, a série Maravilhas Modernas apresenta, na semana de 27 até 31/8, segunda a sexta-feira, sempre às 20h, cinco episódios especiais da série, inteiramente dedicados a desvendar as técnicas de mineração e seus mais diversos produtos, exclusivamente pelo The History Channel.

 

Confira os programas:

 

Minas de Diamante27/8, segunda-feira, às 20h

Imortalizada pela voz aveludada de Marilyn Monroe, "os diamantes são os melhores amigos das mulheres", a pedra tem sua trajetória refeita pelo canal: de sua extração em minas de Botsuana, na África, passando por povoados mineiros e o centro financeiro de Manhattan até se transformar numa linda jóia feminina. Com o avanço da tecnologia, os cientistas se preparam para criar uma gema com um impressionante número de quilates em laboratório. Seria esse o fim da mineração por diamantes?

 

Minas de Ouro28/8, terça-feira, às 20h

Sinônimo de riqueza, o ouro moveu vários povos ao redor do globo. A busca por esse valioso metal fez o homem cruzar oceanos, enfrentar longos invernos e viajar por terras onde ninguém jamais esteve. Maravilhas Modernas vai até minas de extração de ouro localizadas no Alasca e na África do Sul para conhecer os homens que dedicaram suas vidas em busca dessa preciosidade.

 

Minas de Sal 29/8, quarta-feira, às 20h

O mesmo sal utilizado para cozinhar possui outras 14 mil utilidades. O mineral é essencial para remover o gelo das ruas, após uma nevasca, além de ser usado como elemento de purificação da água que bebemos. O episódio acompanha as mais variadas técnicas de extração desse versátil mineral em minas de sal espalhadas pelo mundo. Surpreendentemente, esse tipo de mina também é utilizada como sanatórios para pacientes com problemas respiratórios ou depósitos para dejetos nucleares.

 

Minas de Carvão30/8, quinta-feira, às 20h

Hoje, as usinas termoelétricas são responsáveis pela produção de metade da energia elétrica consumida no mundo. O carvão mineral é o combustível que torna tudo isso possível. As minas de carvão sempre foram cercadas por controvérsias, por causa de acidentes fatais em seus túneis e operários com sérios problemas de saúde. A série Maravilhas Modernas mostra os avanços tecnológicos responsáveis pela evolução dessas minas, que se transformaram em locais mais seguros e ecologicamente conscientes.

 

As Minas de Prata31/8, sexta-feira, às 20h

No último episódio da semana temática, o canal relembra a corrida à prata que moveu os Estados Unidos no final do século XIX. A mina de Countstad Low, localizada em uma região montanhosa do Estado de Nevada, possuía quase um quilômetro de largura por 12 de comprimento. O metal levou milhares de pessoas à região, de mendigos a pais de família, e sua extração em massa rendeu ao Exército da União dinheiro para financiar sua vitória na Guerra Civil Americana.

Comentários

Júlia Serpa disse…
muito interessante...adorei!!
vlw

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado