Documentário do Eurochannel faz reflexão sobre passado do Leste Europeu
Entre 1936 e 2002, o Leste Europeu foi destruído, reconstruído e iniciou seu caminho rumo ao progresso. É nesse período de 66 anos, que se concentra o documentário 66 Estações, destaque do Eurochannel no dia 2/12, domingo, às 17h30.
Com roteiro de Mike Bullen, responsável pela série Life Begins, sucesso do canal, o documentário traça o perfil de uma era partindo de um ponto nada convencional: uma antiga piscina da cidade eslovaca de Košice, onde deram braçadas gerações de nadadores.
66 Estações (66 Sezón, Eslováquia, 2003)
Direção: Peter Kerekes
Roteiro: Mike Bullen
Gênero: Documentário
Duração: 86 minutos
Sinopse: Antigamente conhecida como "Cécácko", a antiga piscina da cidade de Košice, na Eslováquia, tem uma história que se confunde com os acontecimentos recentes do continente. Por meio de lembranças dos nadadores, a equipe do documentário conta como foi a realidade da piscina e de seus freqüentadores entre 1936 e 2002, ligando essa trajetória às mudanças ocorridas no leste europeu no mesmo período. Símbolo de igualdade, a piscina se transformou em um exemplo de resistência em tempos difíceis, bem como ter o dom de unir vivências particulares à história universal.
Eurocinema: 66 Estações
Dia 2/12 (domingo), às 17h30
Comentários