IDEAL TV ESTRÉIA REALITY SHOW "IDEAL OUTDOOR", DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL


Programa segue metodologia da Outward Bound Brasil, maior instituição de educação ao ar livre do mundo, com desafios na natureza realizados por executivos brasileiros


O que você faria se tivesse que salvar vítimas de um acidente aéreo, perdidas em uma selva e que necessitam de socorro imediato? Ou como construiria uma balsa, com materiais simples, para atravessar um lago e desarmar uma bomba prestes a detonar? Desafios como estes foram colocados a duas equipes formadas, cada qual, por 10 profissionais em nível gerencial, na faixa de 23 a 52 anos, no programa Ideal Outdoor, que estréia no dia 30 de abril, na Ideal TV.


Serão nove capítulos de muita aventura e grandes desafios na natureza a serem enfrentados por estes profissionais. O programa é resultado de uma parceria da Ideal TV com a Outward Bound Brasil, maior instituição de educação experiencial ao ar livre do mundo, e o SPAventura, espaço ecológico localizado no município de Ibiúna. O objetivo do Ideal Outdoor é mostrar, em formato de reality show, como ocorre um curso de desenvolvimento profissional, pessoal e de equipes, realizado ao ar livre, com desafios e atividades na natureza e o aprendizado que a experiência pode gerar.


A metodologia utilizada no programa é da Outward Bound Brasil (OBB), que desenvolve cursos corporativos para empresas com foco no desenvolvimento profissional e pessoal de seus participantes. Já o local escolhido para as atividades propostas pela OBB foi a fazenda sustentável SPAventura. Durante as gravações do programa, os participantes puderam desfrutar dos 110 alqueires de mata nativa, cachoeiras e rios, além de infraestrutura de hospedagem e alimentação natural.


O tema abordado é o "Desenvolvimento de uma Equipe de Sucesso", envolvendo atividades que reforcem aspectos de trabalho em equipe, liderança, atuação sob pressão e elementos que permitem analogias e atitudes positivas que podem ser transferidas para o cotidiano profissional.


Ao todo, as equipes participam de quatro desafios. Ao final de cada desafio são realizadas sessões de análise e reflexão, visando aumentar a percepção de si mesmo, dos talentos e deficiências da equipe, assim como as possibilidades de melhoria.


Os desafios apresentados são:

Resgate Complexo - uma simulação de busca e resgate na selva, com bastante realismo e intensidade. Vítimas precisam de socorro e cada equipe necessita se organizar para localizá-las, estabilizá-las e removê-las a um posto médico.
Contagem Regressiva - é dividido em três etapas: cada equipe deve construir uma balsa com materiais simples; fazer a travessia de um lago e coletar recursos; e desarmar uma bomba prestes a detonar, utilizando os recursos coletados.
Mão na Massa - é a criação de uma pizzaria, desde seu conceito até a operação e serviço, passando pela ambientação, elaboração do cardápio, preparação das massas e montagem das pizzas.
Ecossistema - é um jogo veloz e fisicamente intenso em campo aberto, baseado em estratégia, planejamento e ação, visando o equilíbrio de um ecossistema. O campo e os recursos são compartilhados pelas duas equipes, mas a estratégia e ações de cada uma afeta o desempenho de todos.


Consultores e Avaliação

As equipes foram avaliadas de diferentes formas: por meio de auto-avaliação; por consultores externos e através de uma pontuação objetiva de desempenho.


Além dos instrutores da Outward Bound Brasil, participaram os consultores Wilson Lourenço, com vasta experiência na área de Recursos Humanos, consultor em Desenvolvimento Humano e Empresarial e professor de várias disciplinas em MBA executivo como Gestão por Competências, Fator Humano como Diferencial Competitivo e Comportamento Pessoal nas Empresas; e Alexandre Guedes, consultor organizacional e coach master com experiência em treinamentos vivenciais e avançados de liderança e de processos de formação de equipes.


Os consultores acompanharam as equipes e fizeram análises dos comportamentos individuais, do desempenho e da evolução do grupo.


Programa Ideal Outdoor
Estréia: 30 de abril
Duração: 9 episódios
Programação: às quintas-feiras, às 23horas, com 30 minutos de duração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado