Documentário "The Alzheimer’s Project" É Destaque Na HBO


A HBO APRESENTA THE ALZHEIMER’S PROJECT

NA AMÉRICA LATINA

Além de produzir o documentário, a HBO se associou a entidades representativas de vários países da América Latina

Miami, 27 de julho de 2009 – A HBO Latin América anunciou que no dia 4 de agosto começará a exibir The Alzheimer’s Project (O Projeto Alzheimer) na região. Esta série de documentários aborda a doença do ponto de vista dos pacientes, das famílias e das pessoas que cuidam deles no cotidiano, e paralelamente apresenta os avanços das pesquisas científicas, comentados por 25 grandes especialistas no assunto.

“Para a HBO é muito gratificante transmitir este documentário, porque ele contribui para a conscientização sobre esta doença. Por isso decidimos nos unir aos esforços de associações locais para apoiar de maneira mais efetiva as entidades que procuram contribuir para a melhora da qualidade de vida das pessoas que sofrem dessa doença”, afirmou Gustavo Grossman, vice-presidente de Conteúdo da HBO Latin America.

Nos Estados Unidos, o documentário “The Alzheimer’s Project” contou com a colaboração do National Institute on Aging (Instituto Nacional do Envelhecimento) dos Estados Unidos, encarregado de garantir que o conteúdo estivesse de acordo com os resultados das pesquisas sobre a doença. A série tem como produtor John Hoffman e como produtoras executivas Sheila Nevins e Maria Shriver, cujo pai recebeu o diagnóstico de Alzheimer em 2003.

Na América Latina, a fim de apoiar fundações que têm como um dos seus objetivos informar a comunidade sobre esta doença, a HBO criou uma plataforma de promoção e criação de consciência ao se associar a várias entidades locais para divulgar o documentário e pedir ajuda à sociedade.

A primeira parte do documentário se chama “The Memory Loss Tapes” (As Fitas Perdidas da Memória), que mostra de perto a vida de sete pessoas em um estágio avançado de Alzheimer. O segundo capitulo é “Grandpa, Do You Know Who I Am?” (, Você Sabe Quem Eu Sou?), com Maria Shriver, sobre o significado de ser filho ou neto de uma vítima de Alzheimer. O terceiro é “Momentum In Science” (Avanços na Ciência), composto de duas partes, mostra os avanços científicos de 25 médicos e pesquisadores especializados na doença. A quarta e última parte deste projeto é “Caregivers” (Cuidadores), que destaca os sacrifícios e os sucessos das pessoas que viveram de perto a evolução desse mal nos seus entes queridos.

Assim como a HBO fez nos Estados Unidos, a HBO Latin America desenvolveu uma plataforma eletrônica que complementa a transmissão destes documentários. Mais informações sobre a doença e sobre as associações que participaram da iniciativa estão disponíveis em www.hbomax.tv/alzheimer.

RESUMO DOS QUATRO PRINCIPAIS DOCUMENTÁRIOS

“The Memory Loss Tapes” (As Fitas da Memória Perdida) (Aprox. 85 minutos) – Direção e produção: Shari Cookson e Nick Doob.

Estreia: terça, 4 de agosto, 22h.

Apesar das esperanças para o futuro, atualmente milhões de norte-americanos são afetados pelos efeitos dolorosos e fatais do Mal de Alzheimer. Este documentário mostra sete pessoas que vivem com a doença, cada uma em um estágio diferente. Entre os protagonistas destas histórias emocionantes há uma mãe que se apega fielmente a uma rotina simples, apesar de reconhecer que as lacunas na memória estão dificultando cada vez mais a sua vida; outra mãe que reclama para a filha “Eu perdi a minha independência” depois de ser reprovada em um teste de direção; uma mulher em uma casa de repouso que acredita que a sua imagem no espelho é a sua “melhor amiga” e acredita estar sendo perseguida por uma cobra enroscada na sua cadeira de rodas; um ex-especialista em computação mantém um blog para contar as suas atividades enquanto pode; um pai que não se lembra mais da sua família, mas que ainda consegue atrair a atenção do público quando se apresenta com um grupo de canto; uma filha que precisa construir uma cerca em volta da sua fazenda para impedir que a mãe se perca; e um ex-apresentador de programa infantil que foi levado pela mulher a um hospício quando seu corpo começou a deixar de funcionar.

“Grandpa, Do You Know Who I Am?” (, Você Sabe Quem Eu Sou?), com Maria Shriver (Aprox. 30 minutos) – Direção e produção: Eamon Harrington e John Watkin. Baseado no livro “What’s Happening to Grandpa?” (O que está acontecendo com o vovô?) de Maria Shriver.

Estreia: terça, 11 de agosto, 22h.

Este filme conta a história de nove crianças e adolescentes, entre 6 e 15 anos, que estão lidando com um avô ou uma avó com o Mal de Alzheimer. Maria Shriver faz comentários e apresenta “lições” valiosas para as crianças, alertando-as para não se culparem pelas coisas que os avós façam ou digam. “Nós todos somos crianças do Alzheimer”, diz Maria. E acrescenta que é compreensível que, “ser for muito triste visitá-los, você não tem que ir”. O pai de Maria, o sargento Shriver, sofre dessa doença. Para ela, comparar a vitalidade que ele tinha com a sua atual condição é difícil, mas isso é compensado pelas boas lembranças e por um “presente” inesperado: os vínculos entre gerações que não seriam possível se não fosse assim. Basicamente, o filme mostra como é importante “deixar o rio correr”, apresentando várias perspectivas sobre como as crianças podem reagir com compreensão, paciência e compaixão à perda de memória dos avós.

“Momentum in Science” (Avanços na Ciência) (Partes 1 e 2, aprox. 57 minutos cada uma) – Produção: Susan Froemke e John Hoffman

Estreia (partes 1 e 2): terça, 18 de agosto, 22h

Em meio às histórias de angústia e desespero envolvendo os casos do Mal de Alzheimer existe um motivo real para otimismo. Este documentário de duas horas, dividido em duas partes, leva os telespectadores para dentro dos laboratórios e clínicas de 25 grandes cientistas e médicos dedicados a descobrir o que pode ser feito para melhorar a identificação e o diagnóstico do Mal de Alzheimer, adiando a perda de memória, diminuindo as possibilidades do cérebro ficar doente e até mesmo prevenindo o problema. Durante dois anos, a produção do documentário percorreu os Estados Unidos de ponta a ponta para entender essa doença complexa, decorrente de múltiplos fatores que interagem por anos. Cientistas apontam fatores genéticos e do meio que podem causar o Alzheimer ou proteger as pessoas dele, uma conexão intrigante com problemas cardíacos, e os verdadeiros benefícios dos exercícios físicos. Já está mais do que provado que um corpo saudável favorece uma mente mais saudável. Um bom preparo físico, uma pressão sanguínea adequada, níveis controlados de colesterol e de açúcar no sangue contribuem para ter uma vida longa e lúcida. Progressos surpreendentes nas imagens do cérebro permitem que os cientistas vejam de dentro a mente em plena atividade e identifiquem a doença nos seus estágios mais iniciais. Abordagens revolucionárias de tratamento e prevenção do Alzheimer, como vacinas, estão nos estágios finais de testes.

Caregivers” (Profissionais da Saúde) (Aprox. 48 minutos) – Direção: Bill Couturié; Produção: Anne Sandkuhler e Bill Couturié

Estreia: terça, 25 de agosto, 22h

Atualmente, 10 milhões de norte-americanos com o Mal de Alzheimer ou outras doenças degenerativas representam 8,4 bilhões de horas de tratamento para o Estado. Cerca de 70% das pessoas com Alzheimer estão em casa, cuidados por parentes ou amigos. O Mal de Alzheimer provoca danos físicos e emocionais não só para os pacientes, mas também para os profissionais de saúde que cuidam deles. “Caregivers” é uma seleção de cinco quadros que mostram os sacrifícios e as vitórias de pessoas que acompanham o caminho que seus seres queridos percorrem rumo à demência.

REAPRESENTAÇÃO:

Todos os episódios serão exibidos em seqüência no DIA MUNDIAL DA DOENÇA DE ALZHEIMER, 21 de setembro, a partir das 19h no canal HBO 2.

Comentários

Unknown disse…
Estou muito comovida com a 1ª parte do documentário pois me identifiquei com as histórias e enquadrei a doença de meu pai em cada uma delas. A visão sensível deste problema é tão emocionante que mobiliza os mais profundos sentimentos de piedade e empatia com os portadores. Aguardo com ansiedade os próximos capítulos. Obrigada
Denyse Prada

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado