A televisão Aliena?

Essa é a pergunta que duas duplas de profissionais da televisão buscarão responder nesta quinta-feira, às 14h, em seminário ao vivo pela internet.

 

No dia 1º de julho, quinta-feira, a Univesp TV e a Itinerante Filmes transmitem ao vivo via internet, a partir das 14h, o terceiro de quatro encontros promovidos pelo "reality show" 2contra2, que estréia em agosto no canal digital 2.2, da Univesp TV. Nesse encontro, duas duplas de profissionais da Univesp TV vão debater a questão: "A TV aliena?", suscitada pelo livro "Sobre a Televisão", de Pierre Bourdieu. Uma platéia virtual, composta por mais de 100 estudantes e convidados especiais da Univesp TV, acompanhará o seminário e votará sim ou não para a pergunta colocada.

 

O seminário será o centro do terceiro episódio do 2contra2. A equipe da Itinerante Filmes está acompanhando desde abril os trabalhos que quatro profissionais da Univesp TV estão fazendo para se preparar para o debate - por meio de conversas e entrevistas com pesquisadores e profissionais de televisão, leituras do texto de Bourdieu e de outros autores e de seleção de vídeos e programas de TV.

 

A editora Roberta Nader e a produtora Tatiana Bertoni vão apresentar, defender e aprofundar os argumentos de Bourdieu. A editora Liniane Haag Brum e o produtor Fábio Eitelberg têm a difícil tarefa de refutar os argumentos do sociólogo francês. Para ajudá-los na argumentação, cada dupla levará ao seminário um convidado surpresa. Apenas no início do programa, a identidade deles será conhecida pela dupla concorrente.

 

Antes do início do seminário, os internautas cadastrados respondem sim ou não à pergunta. O resultado será divulgado no início dos trabalhos pela mediadora Mônica Teixeira, jornalista e coordenadora-geral da Univesp TV. A missão das duplas é manter ou reverter o resultado. O sucesso deles será medido pelo resultado de uma nova rodada de votação, ao final do seminário.

 

O próximo e último debate será em torno da pergunta: A audiência rege a televisão?. Os dois primeiros debates foram sobre os temas A televisão ameaça a democracia? e a "A concorrência entre as emissoras beneficia a pauta da televisão?" Os melhores momentos de cada uma das discussões estão no canal da Univesp TV no Youtube: www.youtube.com/univesptv

 

Todos os quatros seminários farão parte do programa 2contra2, exibido a partir do dia 2 de agosto, data em que será lançada a nova programação da Univesp TV. Composto por seis episódios, o "reality show" vai acompanhar a preparação e o debate a respeito da obra de Pierre Bourdieu. Cada episódio vai mostrar as duplas em sua busca de argumentos e informações para se prepararem para cada encontro e também os melhores momentos do seminário.

 

Para assistir às discussões ao vivo, basta acessar o site do programa www.univesp.tv.br/2contra2. Durante a transmissão dos seminários, os internautas poderão fazer comentários e perguntas pelo Twitter www.twitter.com/2contra2 e pelo e-mail 2contra2@univesptv.com.br.

 

O livro "Sobre a Televisão" é a transcrição revista e corrigida de dois programas, realizados em 1996, para uma série de cursos do Collège de France, exibidos no canal Paris Premier. Nele, Pierre Bourdieu, sociólogo francês dos mais lidos em lembrados do séc.XX, aponta os mecanismos de censura que afirma estar por trás das imagens e discursos exibidos na TV.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado