TV Cultura transmite ao vivo abertura do Festival de Inverno de Campos do Jordão

Além do concerto da Osesp neste sábado (3/7), emissora também exibe mais nove apresentações, incluindo a do pianista Nelson Freire, a do violoncelista pernambucano Antonio Meneses; e a da pianista portuguesa Maria João Pires

 

Na TV Cultura, o mês de julho será dedicado à música erudita. A emissora sobe a serra para transmitir ao vivo, com exclusividade, o concerto de abertura do 41º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), sob a regência do maestro uruguaio Carlos Kalmar, e a participação do solista convidado Emmanuel Pahud, flautista franco-suíço. A apresentação será neste sábado (3/7), a partir das 21h, diretamente do Auditório Claudio Santoro.

 

Além da abertura, durante as próximas semanas os telespectadores também poderão apreciar as gravações de diversos concertos, sempre às terças-feiras, às 23h, e domingos, às 22h. Entre os destaques estão o conjunto Akamus (dia 20/7), um dos mais importantes grupos de câmara de música antiga da Europa, vencedor de prêmios como Diapason d'Or, Gramophone Award e Edison Award; e o pianista Nelson Freire, que se apresenta juntamente com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais (dia 18/7), sob a regência do maestro Fábio Mechetti. O repertório traz Romeu e Julieta, trechos das suítes n.1 e 2, opus 64, composições de Sergei Prokofiev e Concerto para piano e orquestra n.2, opus 83, de Johannes Brahms.

 

Maria João Pires, uma das maiores pianistas da atualidade, e o violoncelista brasileiro Antonio Meneses, vencedor do Concurso Internacional de Munique, apresentam, no dia 11/7, em seu repertório a Sonata para violoncelo e piano em sol menor, opus 5 n.2; Sonata n.17 em ré menor, opus 31 n.2, "Tempestade" e Sonata para piano e violoncelo em lá maior, opus 69 n.3  - ambas de Ludwig Van Beethoven e a Suíte n.3 em dó maior para violoncelo, BWV 1009 de Johann Sebastian Bach.

 

Para encerrar a temporada, no dia 1/8, às 18h, a Orquestra do Festival faz uma exibição na Sala São Paulo, na Capital, também com transmissão ao vivo. Na ocasião, haverá ainda a cerimônia de premiação de bolsistas.

 

Todas as exibições serão apresentadas por Estela Ribeiro, com reportagens de Tatiana Ferraz e comentários do crítico musical Irineu Franco Perpétuo na abertura e no encerramento.

 

Retrospectiva – No dia 6/7 (terça-feira), Estela Ribeiro apresenta o Cultura em Campos Especial – Melhores Momentos de 2009, com as principais atrações do ano passado – que teve como tema o ano da França no Brasil e trouxe um vasto repertório de música francesa – e os destaques da temporada atual.

 

Cultura em Campos 2010 – É o nome de 15 programetes que a TV Cultura está exibindo durante sua programação, até o início de agosto, com depoimentos dos organizadores do Festival, bolsistas de edições anteriores e autoridades, como o Secretário de Estado da Cultura Andrea Matarazzo.

 

Nas ondas do rádio – Com apresentação de Gioconda Bordon e comentários do pianista Gilberto Tinetti, a Rádio Cultura FM transmite o concerto de abertura ao vivo. Além disso, a emissora irá veicular as apresentações às quintas e sextas-feiras, às 21h, dentro do programa Sala de Concerto.

 

Considerado o mais tradicional evento de música erudita da América Latina, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão é uma realização da Santa Marcelina Cultura e do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio do Bradesco Prime. A TV Cultura transmite as apresentações desde a primeira edição do Festival.

 

Programação da TV Cultura:

(sujeito a alterações)

 

Dia 3/7 (sábado) - AO VIVO

Horário: 21h

Abertura do Festival de Inverno

OSESP

 

Dia 6/7 (terça-feira)

Horário: 23h

Cultura em Campos Especial

 

Dia 11/7 (domingo)

Horário: 22h

Antonio Menezes e Maria João

 

Dia 13/7 (terça-feira)

Horário: 23h

Orquestra Sinfônica Brasileira

 

Dia 18/7 (domingo)

Horário: 22h

Filarmônica de Minas Gerais

Nelson Freire

 

Dia 20/7 (terça-feira)

Horário: 23h

Akamus

 

Dia 25/7 (domingo)

Horário: 22h

OSESP

Gilles Apap

 

Dia 27/7 (terça-feira)

Horário: 23h

Cristina Ortiz

 

Dia 1/8 (domingo) – AO VIVO

Horário: 18h

Encerramento do Festival de Inverno

Premiação

Orquestra do Festival

Local: Sala São Paulo

 

Horário: 22h

OSESP

Tortelier

Marc Coppey

 

Dia 3/8 (terça-feira)

Horário: 23h

OSESP

Camerata Aberta

 

Dia 8/8 (domingo)

22h

Akamus (

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado