TCM Special CHARLIE x SAM em fevereiro


A partir de 4 de fevereiro



O fato mais traumático da história dos Estados Unidos marcou o cinema a ferro e fogo. Durante a Guerra do Vietnã, a propaganda messiânica previsível e descarada de Os boina-verdes (1968), de John Wayne, conviveu com o repentino salto para a violência explícita e sem limites dos filmes de Sam Peckinpah, que parecia um efeito colateral da brutalidade e da anarquia do conflito. Depois, o front se dividiu entre o revisionismo obscuro dos anos 70 e a fantasia revanchista da década de 1980.


Sem dúvida foi Apocalypse Now (1979) – uma viagem muito estranha ao inconsciente de um conflito que às vezes parecia uma alucinação – a produção que tratou os fatos com mais liberdade e também a que captou melhor a sua essência. Tanto Coppola – que disse que Apocalypse Now "não é sobre o Vietnã; é o Vietnã"- como Kubrick em Nascido para matar (1987) se afastam do realismo para levar o público à experiência de guerra.


O Vietnã também teve histórias que não se passaram no campo de batalha. Bom dia, Vietnã (1987) se permitiu mostrar uma máquina militar esgotada que, na sua luta para exportar a liberdade ao Oriente, acaba censurando as verdadeiras notícias. Os gritos do silêncio (1984) revela o desastre absoluto deixado na região pelas potências colonialistas, com o genocídio de 2 milhões de civis promovido pela guerrilha Pol Pot no Camboja.


Talvez as histórias mais ignoradas tenham sido as da solitária volta para a casa. Amargo regresso (1978) chamou a atenção para o estado de abandono e reclusão a que os veteranos de guerra tinham sido relegados, por meio da história de um ex-combatente condenado a uma cadeira de rodas. O filme conta com as emocionantes interpretações de John Voight e Jane Fonda, conhecida por seu ativo apoio ao inimigo durante a guerra, que lhe rendeu o depreciativo apelido de "Hanoi Jane". Sylvester Stallone, antes de se dedicar a representar o maior herói de ação da era Reagan, interpretou em Rambo (1982) um ex-combatente rejeitado por um país que preferia esconder debaixo do tapete qualquer sinal de fracasso. Por trás da ação frenética, o primeiro dos filmes Rambo esconde uma profunda desilusão e amargura.


Em fevereiro o TCM exibe um especial com alguns dos filmes mais convincentes e emocionantes em termos de sofrimento sobre a Guerra do Vietnã, verdadeiras homenagens do cinema a todos os soldados que perderam a inocência naquelas selvas devastadas.


 

Quartas e sextas de fevereiro I 22h


Sexta-feira 04/02

22h l Bom Dia, Vietnã (Good Morning, Vietnam)


Quarta-feira 09/02
22h l Apocalypse Now


Sexta-feira 11/02

22h l Nascido para Matar (Full Metal Jacket)


Quarta-feira 16/02
22h l
Os Gritos do Silêncio (The Killing Fields)


Sexta-feira 18/02

22h l Programado Para Matar (First Blood)


Quarta-feira 23/02
22h l
Amargo Regresso (Coming Home)


Sexta-feira 25/02

22h l Apocalypse Now

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado