Don’t look back abre a nova temporada do Cultura Documentários

 

Com curadoria de Amir Labaki, criador do maior festival do gênero, o programa da TV Cultura volta a apresentar raridades do formato

 

A partir da próxima quarta-feira (2/3), às 23h30, com a exibição de Don't look back, filme sobre a turnê britânica de 1965 de Bob Dylan, deságua na TV Cultura uma nova enxurrada de vídeos inéditos, raros e originais em sua temática.

 

É a estreia da temporada 2011 do Cultura Documentários, programa diário que traz como proposta central a revalorização do formato dentro da tevê aberta, principalmente no que diz respeito aos filmes internacionais. A curadoria (apenas dos internacionais) é do crítico de cinema e criador do É Tudo Verdade Amir Labaki. "Os filmes estrangeiros com esta linguagem estavam longe da televisão [aberta] brasileira", ratifica.

 

Para montar o pacote, Labaki levou em conta quesitos como qualidade, tipo de abordagem e diversidade cultural. "São os melhores docs contemporâneos da atualidade".

 

Os títulos são dos mais diversos, muitos deles premiados – tem desde indicados ao Oscar até premiados no Festival de Sundance. Há retratos de vida de personalidades como Clint Eastwood (Clint Eastwood, o franco-atirador) e Bob Dylan (Don't look back), histórias políticas como A Sala de comando, curiosidades como Turistas espaciais e Esboços de Frank Gehry, documentário do multifacetado Sydney Pollack, entre outras preciosidades.

 

A exibição é de segunda a sexta-feira, com reapresentação aos domingos. Os documentários são distribuídos em cinco grupos, de acordo com o dia da semana: biografia às segundas-feiras, artístico às quartas, longa-metragem às quintas (com apresentação de Amir Labaki) e sociedade às sextas. Terça-feira, assim como na temporada anterior, é o dia dos documentários nacionais, cuja maioria dialoga sobre a diversidade cultural e geográfica do Brasil.

 

Estreia

 

O registro da turnê britânica de 1965 de um jovem Bob Dylan está no documentário Don't look back (1967), dirigido pelo cineasta indicado ao Oscar, D.A. Pennebaker. Apesar de não acompanhá-lo full time no palco, o filme mostra os bastidores das apresentações. A câmera de Pennebaker pega Dylan conversando com os amigos, atendendo aos fãs, interagindo, emoldurando um retrato original deste que é um dos artistas mais camaleônicos da história da música. Classificação indicativa: 16 anos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado