Eurochannel mostra sucessos de Michel Sardou e entrevista o polêmico cantor francês



O Eurochannel
oferece uma retrospectiva do cantor Michel Sardou no dia 10/4, domingo, às 20h, com apresentações de seus hits no Paris Bercy. O show traz sucessos como La Maladie d'Amour, Je vais t'aimer, Comme d'habitude ou Le Chanteur de Jazz. Durante o especial, Michel Sardou também fala sobre o lançamento do álbum Être une femme.


Um verdadeiro astro da música francesa desde os anos 70, Michel Sardou
já lançou 23 discos e 300 músicas. Vendeu mais de 320 milhões de álbuns. Suas canções mais famosas são La Maladie d'amour e Les Lacs du Connemara.


Na França, Michel
Sardou continua criando controvérsia ao longo de sua carreira. Tudo começou em 1967. Os Estados Unidos estavam envolvidos na Guerra do Vietnã. Após a saída da França da OTAN, as relações entre os dois países ficaram estagnadas. A França passou por uma onda de antiamericanismo. Michel Sardou decidiu então proclamar abertamente seu amor e apoio aos EUA com a música Les Ricains (os Yankees). Ele achava que, sem a ajuda dos americanos, a França seria alemã: "Vocês estariam todos na Alemanha. Falando sobre nem sei o quê e convidando qualquer um."


Sua referência ao período de ocupação alemã, ainda fato recente em 1967, criou uma controvérsia. A música
Les Ricains irritou a França. O general Charles de Gaulle, presidente da República da França, formalmente alertou às rádios que não tocassem a música. As rádios eram controladas pelo estado. Michel Sardou deveria ser censurado. Mesmo assim, ele conseguiu grande visibilidade.


Nos anos 70, Sardou mostrou sua postura contrária ao movimento feminista em sua canção
Villes de Solitude. Com a música Le Temps des Colonies, ele mais uma vez criou controvérsia. Foi acusado de representar a França colonial como um grande período para as colônias.


A maior controvérsia, no entanto, veio em 1976 com a canção Je suis pour (Sou a favor)
. Ele oficializou sua posição favorável à pena de morte, que havia sido abolida da França alguns anos antes. Foi então que toda a imprensa francesa se voltou contra Sardou. Ele passou a ser considerado um cantor populista e conservador.


Euromusic: Michel Sardou
Estreia dia 10/4 (domingo), às 20h


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado