Espaço Aberto Ciência e Tecnologia traz entrevista com o ex-astronauta americano Eugene Cernan na Globo News.
Estudantes cariocas participam do encontro com o último homem a pisar em território lunar
Na segunda-feira, dia 15, o 'Espaço Aberto Ciência e Tecnologia' exibe entrevista do repórter Rodrigo Carvalho com ex-astronauta Eugene Cernan, comandante da missão Apollo XVII e o último homem a pisar na Lua. O encontro foi gravado no Rio de Janeiro e contou com a participação de jovens estudantes cariocas, que fizeram perguntas ao ex-astronauta americano.
Durante o papo, Eugene fala sobre os momentos mais críticos da missão, dá conselhos aos jovens aspirantes a astronautas e revela fatos curiosos como o medo de rasgar a roupa especial usada no espaço depois de um tombo que levou em uma cratera lunar. "O momento mais difícil da missão foi a preparação, o treinamento. Foram muito meses até estarmos prontos. Passamos muito tempo nos simuladores, não para prever o que sairia certo, mas para nos preparamos para o que poderia dar errado", explica Eugene. O americano, que é contra a interrupção do programa espacial americano, critica o presidente americano Barack Obama por deixar a exploração do espaço para outros países e revela que está disponível para treinar outros jovens astronautas caso seja necessário.
Ao ser perguntado por uma estudante sobre a possibilidade de se aterrissar em outros planetas, o ex-astronauta defende que o homem um dia irá até Marte. "Eu não só acredito que iremos à Marte, como acho que você pode ser uma das pessoas a nos levar até lá. Tudo o que você tem a fazer é sonhar. Sonhar pode fazer com que as coisas aconteçam. Hoje pode parecer impossível, mas se você trabalhar duro, seu sonho vai se tornar realidade", diz Cernan.
Imagem em anexo: Ex- astronauta americano Eugene Cernan é entrevistado pelo repórter Rodrigo Carvalho e jovens estudantes para o 'Espaço Aberto Ciência e Tecnologia'
Crédito: Divulgação/ Globo News
Comentários