Concilium Musicum de Viena e documentário sobre Sophia Gubaidulina regem o final de semana de Clássicos

 

Neste sábado (13), a apresentação é do concerto do Mozarteum Brasileiro; no domingo (14), a compositora russa ganha a tela da

TV Cultura

 

A música de dança na Viena Imperial é o tema do concerto que o conjunto Concilium Musicum de Viena apresenta na série Clássicos. Este concerto foi realizado no mês de maio, em São Paulo, dentro da temporada 2011 do Mozarteum Brasileiro. A TV Cultura exibe o programa neste sábado (13/8), às 16h.

 

O grupo é formado por violinos, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, trompas e harpa. O Concilium Musicum foi fundado em 1982 com a finalidade de interpretar obras do século 18. No entanto, com o decorrer do tempo o conjunto ampliou seu repertório, que hoje vai da música barroca à música de dança do século 19.

 

No repertório, obras de Franz Joseph Haydn: Cinco Contradanças e uma quadrilha, Hob. IX:29, Ludwig van Beethoven: Quatro Danças Vienenses, Wolfgang Amadeus Mozart: Quatro Contradanças, KV 267, Franz Schubert: Cinco Valsas, op. 127, Johann Strauss: Tanz-Signale – Valsa op. 128 e Joseph Lanner: Die Schönbrunner – Valsa op. 200.


Concilium Musicum de Viena

Christoph Angerer – violino e direção

Amarílio Ramalho – violino

Roland Spindler – viola

Martin Hinterndorfer – violoncelo

Christopher Scotney – contrabaixo

Robert Pinkl – flauta

Andreas Hengl – trompa

Karl Bichler – trompa

Silvia Radobersky – harpa

 

No domingo (14/8), também às 16h, Clássicos apresenta o documentário Sophia Gubaidulina: biografia de um concerto para violino ('Sophia – Biography of a Violin Concerto), sobre a artista russa Sophia Gubaidulina e seu concerto para violino.

 

Consagrada compositora da atualidade, Sophia ficou conhecida no mundo ocidental na década de 1980 com o Offertorium, nome que ela atribuiu a seu primeiro concerto para violino e orquestra dedicado a Gidon Kremer.

 
  O documentário mostra o nascimento de seu segundo concerto para o instrumento, chamado In Tempus Praenses e escrito para Anne-Sophie Mutter, umas das mais talentosas intérpretes de violino da atualidade.
 
  O filme narra os processos composicionais e ideias iniciais da autora e acompanha tanto seu dia-a-dia na criação da obra, quanto a preparação do concerto pela solista. As duas trabalharam separadamente, não se falaram e só se conheceram nos ensaios gerais do concerto. A estreia aconteceu em 2007, no Festival de Lucerna, na Suíça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado