Festival 125 Anos de Cinema dedica especial a Agnès Varda e a Nouvelle Vague


Cineasta belga radicada na França, Agnès Varda foi uma das precursoras da Nouvelle Vague junto com diretores como Claude Chabrol, Alain Resnais, François Truffaut e Jean-Luc Godard. Na década de 1950, a diretora já abordava a temática feminista em suas produções de caráter realista e documental, além de fazer críticas sociais. Sua contribuição para o movimento artístico do cinema francês, assim como para a história da sétima arte no geral, ganha destaque no Festival 125 Anos de Cinema que vai ao ar no domingo (04) no Cult, e pode ser acessado a qualquer hora na plataforma de streaming do Telecine.

Seu primeiro filme La Pointe Courte foi rodado quando ela tinha apenas 25 anos, em 1955. Cléo Das 5 Às 7, de 1962, foi um dos mais importantes do movimento artístico com Corinne Marchand no papel principal. O drama As Duas Faces da Felicidade ganhou o Grand Prix do Júri no Festival de Berlim, em 1965, já Os Renegados lhe rendeu o Leão de Ouro no Festival de Veneza e César de Melhor Atriz para Sandrine Bonnaire. Em 2017, foi consagrada com um Oscar Honorário pelo conjunto da obra.

Em 2019, no ano em que a diretora faleceu aos 90 anos, ela lançou seu último filme Varda Por Agnès. O documentário faz um resgate da sua trajetória e processo criativo em 64 anos de carreira.

Essas, entre outras obras-primas da sétima arte, estão disponíveis na cinelist Festival 125 Anos de Cinema no streaming do Telecine, hub de cinema mais completo do país, que reúne mais de dois mil títulos em seu catálogo. Os primeiros 30 dias de acesso ao aplicativo de filmes são gratuitos para novos usuários.

DOMINGO (04)

Festival 125 Anos de Cinema: Agnès Varda e a Nouvelle Vague

Os Renegados
No Telecine Cult, dia 4, às 14h55


É inverno no sul da França e o corpo de uma jovem é encontrado em um fosso. Mona era uma andarilha e passou seus últimos dias andando pelas estradas francesas. Aqueles com quem Mona cruzou, conheceu ou conversou são os que contam quem ela era e o que aconteceu.

Direção: Agnès Varda
Elenco: Sandrine Bonnaire, Macha Méril, Stéphane Freiss
França. 1985. Drama. 101 min.
Link no Telecine


Uma Canta, A Outra Não
No Telecine Cult, dia 4, às 16h45


As vidas das jovens Pomme e Suzanne se cruzam durante o crescimento do movimento feminista nos anos 1970 e as duas formam uma grande amizade. Após passarem 10 anos separadas, as duas se reencontram e descobrem terem seguido caminhos bem diferentes: enquanto Pomme virou uma cantora de espírito livre, Suzanne tem um emprego convencional. E o choque entre esses mundos abala a amizade.

Direção: Agnès Varda
Elenco: Valérie Mairesse, Thérèse Liotard, Robert Dadiès
Bélgica, França, Rússia, Venezuela. 1977. Drama. 120 min.
Link no Tel ecine


As Duas Faces da Felicidade
No Telecine Cult, dia 4, às 18h55


O jovem carpinteiro François leva uma vida feliz e tranquila ao lado de sua amada esposa Thérèse e os dois filhos pequenos. Apesar disso, quando conhece a encantadora Emilie, François se perde em seus sentimentos e inicia um romance com ela.

Direção: Agnès Varda
Elenco: Jean-Claude Drouot, Claire Drouot, Marie-France Boyer
França. 1965. Drama. 77 min.
Link no Tel ecine


Cléo Das 5 Às 7
No Telecine Cult, dia 4, às 20h25

Em Paris, a cantora Cléo faz um exame para descobrir se está com câncer. O resultado sai em duas horas, então ela decide andar pelas ruas da cidade enquanto aguarda. Com dúvidas sobre como agir diante da doença, a bela acaba cruzando com Antoine, um jovem militar que está prestes a partir.

Direção: Agnès Varda
Elenco: Corinne Marchand, Antoine Bourseiller, Dominique Davray
França. Itália. 1962. Musical. 86 min.
Link no T elecine


La Pointe Courte
No Telecine Cult, dia 4, às 22h

Um casal em crise retorna para o pequeno vilarejo Pointe Courte, no qual Lui, o marido, viveu sua infância. Os dois passam por momentos de reflexão sobre seu relacionamento, ao mesmo tempo em que o cotidiano dos moradores flui ao seu redor.

Direção: Agnès Varda
Elenco: Philippe Noiret, Silvia Monfort
França. 1955. Drama. 77 min.
Link no Te lecine


Varda Por Agnès
No Telecine Cult, dia 4, às 23h30


Pedra fundamental da Nouvelle Vague e ícone feminista, a diretora Agnès Varda dedicou 64 anos de sua vida ao cinema. No seu último filme, ela expõe seu processo criativo em um documentário que resgata a sua própria carreira.

Direção: Agnès Varda
Elenco: Agnès Varda, Sandrine Bonnaire, Hervé Chandès
França. 2019. Documentário. 115 min.
Link no Te lecine

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado