O Canal Brasil completa 25 anos no dia 18 de setembro e, no mês do aniversário, tem quase 80% de sua grade voltada para a comemoração. Com uma curadoria cuidadosa, a programação celebra e homenageia a sua história neste mês. Entre os destaques, está a Mostra Canal Brasil 25 anos, que exibe, aos sábados e domingos, coproduções de ficção do canal. Nesta semana, vão ao ar, a partir das 19h, no sábado, "Divinas Divas", de Leandra Leal, "Os Primeiros Soldados", de Rodrigo de Oliveira, "O Silêncio do Céu", de Marco Dutra, e "Bixa Travesty", de Claudia Priscilla e Kiko Goifman; e, no domingo, "Babenco, Alguém Tem Que Ouvir O Coração E Dizer: Parou", de Bárbara Paz, "Domingo", de Fellipe Barbosa e Clara Linhart , "Marte Um", de Gabriel Martins, e "Casa de Antiguidades", de João Paulo Miranda Maria.
O Prêmio Canal Brasil de Curtas é realizado, desde 1998, nos principais festivais de cinema do país – como Festival de Gramado, É Tudo Verdade, Tiradentes e Brasília – com júris compostos por jornalistas e críticos de cinema. E, há 25 anos, o canal valoriza o formato e exibe curtas em sua grade todos os dias. Na faixa Prêmio Canal Brasil de Curtas, serão exibidos, entre terça, 12, e sexta, 15, sempre às 22h, os filmes "Carne", de Camila Kater, vencedor da categoria no Prêmio Curta Kinoforum de 2020; "Apneia", de Caroline Fernandes e Walkir Fernandes, premiado no Cine PE de 2019; "5 Estrelas", de Fernando Sanches, que ganhou o troféu no Cine Ceará de 2020; e o inédito "Big Bang", de Carlos Segundo, que, além de ter sido o vencedor do Prêmio Canal Brasil de Curtas no Cine Ceará de 2022, também foi eleito o melhor curta-metragem de ficção no Grande Prêmio de Cinema Brasileiro de 2023.
A Faixa Documentários apresenta, de segunda a sexta, a partir das 13h30, produções e coproduções que trazem à tona temas relevantes como política, religião, sexo, cultura, esporte, meio-ambiente e etnia. Entre os destaques desta semana, estão "Ayrton: Retratos e Memórias - O Filme", de Ernesto Rodrigues, que vai ao ar dia 11; "Barretão", de Marcelo Santiago, que será exibido dia 12; "Adoniran, Meu Nome É João Rubinato", de Pedro Serrano, na programação do dia 13; e "Cidade de Deus - 10 Anos Depois", de Cavi Borges e Luciano Vidigal, que vai ao ar na sexta, 15.
Para entregar ao público uma programação diversa, o time de apresentadores do Canal Brasil já reuniu nomes como Fernanda Montenegro, Gilberto Gil, Andreia Horta, Charles Gavin, Lázaro Ramos, Linn da Quebrada, Laerte, Zé do Caixão, Rogéria, Selton Mello, Marisa Orth e até Pedro Bial, que foi o primeiro de todos. A "Faixa Retrô" relembra encontros incríveis que já aconteceram ao longo dos 25 anos do canal de terça a sexta, às 12h45 e às 21h30. No dia 12, vai ao ar o episódio de "O País do Cinema" que reúne as duas apresentadoras da atração, Andréia Horta e Fabíula Nascimento, em um papo sobre "Morto Não Fala", de Dennison Ramalho, que também entra na conversa. "Rolo Extra", apresentado por Pedro Bial, também está na programação da semana e será exibido na quarta, 13, quando também vai ao ar o episódio de "Almanaque Musical com Marisa Orth" em que a atriz recebe as cantoras Luiza Possi e Anitta. Entre os destaques da semana, ainda estão "Bonde do Zé", com a entrevista de José Trajano com Zico; "Amigos, Sons e Palavras", que traz o encontro entre dois dos maiores nomes da música brasileira, Gilberto Gil e Caetano Veloso.
Na celebração dos 25 anos, o canal também abre espaço para a música, na "Faixa Musical", que ocupa a grade de setembro de terça a sábado, a partir das 8h15. Na segunda semana do mês, do dia 12 ao dia 16, vão ao ar shows incríveis, como "Milton Nascimento - Uma Travessia", "Ney Matogrosso - Beijo Bandido", "Silva Canta Marisa", "Zelia Duncan - Pelo Sabor do Gesto", "Fafá de Belém: Do Tamanho Certo para o Meu Sorriso" e "Maria Bethânia - Carta de Amor". No sábado, a faixa será dedicada a Chico Buarque, com a exibição das performances "Palavra de Mulher – O Cabaret dos Amores Imperfeitos", "Banda Seu Chico – Tem Mais Samba", "Chico Buarque na Carreira".
Comentários