Livro "A máquina que mudou o mundo", que disseminou o sistema lean no mundo, é relançado no Brasil
O Lean Institute Brasil (LIB), em parceria com a Bookman Editora, está relançando no Brasil o livro "A máquina que mudou o mundo". Nesta nova edição brasileira, a obra, que é um best-seller mundial, está renovada com prefácio e posfácio dos autores, bem como conta com um capítulo exclusivo escrito pelo fundador do LIB e Senior Advisor do Lean Enterprise Institute, José Roberto Ferro sobre a chegada do Lean ao país.
"Se hoje o sistema lean é um modelo de gestão adotado e respeitado em boa parte do mundo, por organizações de diversos setores, de fábricas a hospitais, de bancos a redes de varejo, um dos responsáveis por isso, é este livro", afirma o presidente do Lean Institute Brasil, Flávio Augusto Picchi.
Lançada nos Estados Unidos, em outubro de 1990, a obra escrita por James Womack, Daniel Jones e Daniel Roos, é leitura obrigatória para quem quer entender Lean Thinking. Ela baseia-se no maior e mais detalhado estudo já empreendido em qualquer indústria, o International Motor Vehicle Program (Programa Internacional de Veículos Automotores), estudo da indústria automobilística mundial do Massachusetts Institute of Technology, orçado em cinco milhões de dólares, com a duração de cinco anos e que abrangeu 14 países.
A obra que é um clássico da administração, foi pioneira ao revelar as bases do Sistema Toyota de Produção, responsável pelo sucesso duradouro da empresa, descrevendo de forma abrangente todo o sistema de gestão lean, documentando as vantagens do modelo sobre o de produção em massa iniciado pela Ford, prevendo a prevalência do lean na fabricação e em todas as atividades de criação de valor, desde a saúde até o varejo e a distribuição.
"'A Máquina que mudou o mundo' foi muito mais do que apenas um livro. Ele teve um efeito prático profundo, levando à criação de um movimento lean mundial, que extrapolou em muito a indústria automotiva. Hoje, é largamente utilizada em praticamente todos os setores econômicos", afirma Picchi.
O livro está disponível para vendas no site https://www.leanshop.com.br
O impacto do livro e do lean no Brasil
O Brasil foi um dos pioneiros na difusão do movimento lean com a criação, em 1998, do Lean Institute Brasil (LIB), fundado por José Roberto Ferro, que participou da pesquisa que deu origem ao livro. Foi o segundo instituto lean no mundo, após o Lean Enterprise Institute, dos EUA, criado por James Womack, um dos líderes da pesquisa e coautor de "A Máquina...". Esses dois institutos deram início à rede Lean Global Network, hoje presente em mais de 30 países.
"O pensamento lean se espalhou amplamente nas empresas brasileiras e entre os profissionais. Podemos dizer que a comunidade lean no Brasil é uma das mais ativas. Muitas pessoas experimentaram esses novos conceitos e práticas e perceberam o seu poder e eficácia. Porém, o quão profundo é esse entendimento, ainda é uma questão central", afirma Picchi.
Serviço
A Máquina que mudou o mundo
Editora Bookman
Número de páginas: 347
Dimensões: 23,00 cm (comprimento) / 16,00 cm (largura) / 1,50 cm (altura)
ISBN: 9788582606285
NCM: 49011000
Vendas: https://www.leanshop.com.br/produto/25/A-Maquina-que-Mudou-o-Mundo.aspx
Comentários