Canal Futura integra o Espaço TALI, lançado para ouvir crianças da América Latina e saber o que elas querem ver na TV


O 1º conselho de televisão regional de meninos e meninas da América Latina reúne cerca de 40 crianças de 11 países

 

A TAL Televisión América Latina, que reúne canais públicos e culturais da região, acaba de criar o Espaço Tali, Conselho de Meninos e Meninas da América Latina. Trata-se de um espaço de participação, onde 42 meninos e meninas de 7 a 14 anos, de 11 países e 25 TVs, se reúnem virtualmente para conversar sobre mídia, direitos e infância. O Canal Futura está presente, representando o Brasil com a atriz Gabi Motta, de 12 anos e que integra o programa "Quintal TV", indicado este ano ao 51º Emmy International Awards. Com o objetivo de escutar e visibilizar as vozes das infâncias, as crianças refletem e pensam propostas sobre diferentes temáticas de interesse nas reuniões, que acontecem em formato de oficina. A proposta é que suas contribuições tenham impacto direto nas produções infantis da TVs públicas e educativas da América Latina.

 

O Espaço Tali é uma ampliação dos Conselhos de Infância Pakapaka (Argentina), Eureka (Colômbia) e Comitê de La Niñez (Chile), as primeiras experiências de participação de crianças na televisão pública latino-americana. Serão três encontros do Espaço Tali por ano e o primeiro já aconteceu em setembro, onde as crianças expuseram seus gostos, o que consomem de produção cultural e o seu olhar sobre as nossas telas. "Foi uma experiência muito legal e divertida, onde eu pude interagir com crianças de outros países. Tenho certeza de que o resultado será muito bom, já que cada um teve liberdade de se expressar, mesmo havendo opiniões diversas sobre o mesmo assunto. Essa riqueza é que vai fazer a diferença", reforça Gabi Motta, representante brasileira do Futura. Em 2022, Gabi foi uma das vencedoras do Prêmio TAL com o Quintal TV, onde atua ao lado dos atores mirins Davi Lucca e Rafael Chambarelli. E, agora em 2023, o Quintal TV está entre as três produções da Rede Globo indicadas ao Emmy International Awards.
 

Gabi Motta, do Quintal TV, representa o Brasil no Espaço Tali por meio do Canal Futura. Cédito: Túlio Thomé


Os outros dois próximos encontros de 2023 serão nos dias 21 de outubro, que tentará identificar o que eles querem ver de novidade e será uma oportunidade de funcionar também como um banco de ideias para direcionar novas produções, e o último do ano, em 4 de novembro, quando as próprias crianças vão eleger o programa vencedor de uma das categorias de programa infantil dos Prêmios TAL.

 

Cada dupla de crianças do Espaço Tali tem um tutor adulto que representa um canal de TV. Durante o encontro, os adultos são apenas ouvintes e os mediadores ficam com as câmeras fechadas, de modo que as crianças fiquem à vontade para se expressar. "Queremos ouvir as crianças, considerando suas particularidades regionais. Eles contam sobre seus hábitos, interesses, gostos, o que fazem com os amigos, como querem ser retratadas na TV etc. É um espaço de escuta importante para definir diretrizes para coproduções futuras na faixa infantil", explica Priscila Pereira da Silva, coordenadora de implementação de projetos da Fundação Roberto Marinho.

 

Além do Futura, a TVE Bahia e a TV Cidade (João Pessoa/Paraíba) representam o país no Conselho Tali, que conta com quatro crianças brasileiras. "É nosso papel viabilizar a participação dessas crianças, de modo que tenhamos um retrato fiel das percepções de mundo delas e criemos programas alinhados às suas expectativas", explica Leonardo Campos, coordenador de aquisições e licenciamentos da Fundação Roberto Marinho.

 

Quintal TV, do Futura, e duas novelas da Rede Globo são indicados ao Emmy International Awards

 

A premiada série Quintal TV, do Futura, pode conquistar mais um troféu no próximo dia 20 de novembro, após ser indicada para a faixa infantil (Kids: Factual) da 51ª edição do Emmy Internacional Awards. O programa está em sua 2ª temporada, é protagonizado pelas crianças Davi Lucca, Rafael Chambarelli e Gabi Motta, e traz à tona temas relevantes como futuro, democracia, consumo, arte, emoções e direito das crianças.
 

Gabi Motta, Davi Lucca e Rafael Chambarelli comandam o Quintal TV. Crédito: Túlio Thomé


O Quintal TV já é detentor dos prêmios "Melhor Conteúdo de Identidades Coletivas" do Prêmios TAL 2022, da Televisión América Latina, e do "Best Live-Action Television" do 39th Chicago International Children's Film Festival (CICFF39). "A faixa infantil do Canal Futura articula novos olhares em forma de narrativas audiovisuais. São crianças, responsáveis e educadores promovendo diálogos entre si, pautados em agendas atuais na dimensão do que é o edutainment. Ou seja: mesclando histórias atrativas onde a educação e o entretenimento é o nosso ponto de encontro. O QUINTAL TV é um exemplo disso. Em sua segunda temporada, se constrói a partir de um trio de crianças (Gabi, Rafa e Davi) que abordam temas importantes ao conversar com outras crianças no Brasil profundo e seus responsáveis", declara Marcio Motokane, supervisor artístico do Canal Futura.

 

Quem quiser assistir, a série Quintal TV é exibida de segunda a domingo, às 9h15, com reprise de segunda a sexta, às 17h45. Esta é a terceira indicação do Futura ao Emmy: os documentários "De Volta" e "A Primeira Pedra" concorreram em 2014 e 2019, respectivamente.

 

Na categoria "Melhor Telenovela", a Rede Globo foi indicada ao Emmy 2023 com Pantanal e Cara e Coragem, que estrearam respectivamente em março e maio de 2022. As novelas concorrem com produções de Portugal ("Para Sempre" [Forever]) e Turquia ("Yargi" [Family Secrets].

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

2024