Estrada dos refúgios: suspense ambientado na Bahia


Caminhos de terra batida, pracinha de chão de pedra e jaquetas verde-cana criam ambientação no novo livro da autora baiana Bettina Winkler

Já na primeira cena, a escritora Bettina Winkler entrega o tom forte, intenso e misterioso do lançamento Estrada dos Refúgios. Ao perceber que a irmã do meio não está mais ao alcance de seus olhos, Bárbara sabe que a jovem precisa de ajuda. Durante a busca ao lado da mais nova, Ira, o que encontra é uma situação de abuso sexual, que evolui para agressões físicas e termina com a morte do abusador, Maurício. 

Dali em diante, tudo o que acontece coloca em risco o disfarce do pai adotivo das três personagens, Bernard Gastrell, um ex-serial killer britânico, que naquela pequena e pacata cidade de interior se tornou "O Justiceiro". Conforme outros assassinatos surgem na história, o leitor descobre que nem mesmo os laços de sangue seriam suficientes para proteger uma família como essa.  

Ela se abaixou e virou o corpo inerte com dificuldade, 
soltando a respiração pela boca. 
Das costas do homem se projetava o enorme 
pedaço de vidro que, há alguns minutos, estava na mão da sua irmã. 
Ira se aproximou e falou em voz alta, 
em um tom mais infantil que o seu habitual: 
— Ele tá morto. 
(Estrada dos Refúgios, pg. 20) 

Neste suspense nacional, publicado pela Qualis Editora, a autora destaca a força e influência da cultura nordestina, mais especificamente da Bahia, estado onde nasceu e vive até hoje. "É importante e válido mostrar que histórias podem ser ambientadas em qualquer lugar e não somente ao utilizar características específicas, ditadas como regra ou que ajudam a construir alguns estereótipos", afirma Bettina. 

Ao apresentar elementos como a pracinha de chão de pedra, os caminhos de terra batida e até mesmo as jaquetas verde-cana, usadas por mototaxistas, a escritora tira do pedestal as obras de suspense estrangeiras, com cenários e características que não aproximam o enredo do leitor brasileiro.  

Ficha técnica  
Título: Estradas dos Refúgios  
Autora: Bettina Winkler 
Editora: Qualis Editora 
ISBN:‎ 978-85-7027-094-8  
Dimensões:  
Páginas: 226 
Preço: R$ 55,00 
Onde encontrar: Qualis Editora  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

2024