Pré-estreia de “Quantos dias. Quantas noites” terá roda de samba da Velha Guarda da Portela no Festival do Rio


Com produção da Maria Farinha Filmes, sessão acontece no Museu do Amanhã e celebra a longevidade nos 100 anos da mais antiga e premiada escola de samba do Rio de Janeiro
 

Imagens de divulgação. Créditos: Velha Guarda da Portela

 

São Paulo, 11 de outubro de 2023 - Nesta quarta-feira (11/10), véspera da estreia do documentário "Quantos dias. Quantas noites" nos cinemas, acontecerá a pré-estreia do longa em Sessão Especial do Festival do Rio, para convidados, no Museu do Amanhã.

 

Após a exibição, a Velha Guarda da Portela se apresenta em uma noite de celebração do lançamento do filme-movimento - que vai para os cinemas a partir do dia 12/10. Com a presença de Tia Surica e Áurea Maria, o samba portelense encerra a noite de pré-estreia. Se apresentam também Neide Santana, Jane Carla, Sérgio Procópio, Mauro Diniz e Noca da Portela.

 

"Ao longo da nossa vida aprendemos com familiares que devemos adquirir hábitos saudáveis como acordar cedo, alimentar-se adequadamente, praticar exercícios e ter lazer. Ir à Portela e rever os amigos da Velha Guarda é um grande exemplo para termos longevidade", comenta a Pastora da Velha Guarda, Áurea Maria, filha de Manacéa, compositor histórico da Portela.

"Chegar a 100 anos não é tão difícil, difícil é ter história para um centenário. 100 anos de história pode nos ensinar a respeitar certas tradições. Nos ensina também que mesmo respeitando as tradições é preciso se renovar. Nos ensina a pensar mais no futuro e deixar uma boa estrada para quem ainda vai passar por ela", acrescenta Sérgio Procópio, líder da Velha Guarda da Portela.
 

O documentário de Cacau Rhoden, idealizado por Marta Pipponzi, acende sentimentos de urgência e indignação, mas também provoca e inspira a repensar a relação individual e coletiva com o tempo, com as relações intergeracionais e com o misterioso ciclo da vida. "Quantos dias. Quantas noites" apresenta o depoimento de especialistas como Alexandre Kalache, Médico Gerontólogo, Presidente do Centro de Longevidade - Brasil; Sueli Carneiro, Filósofa, Doutora em Educação pela USP, Coordenadora Executiva do Geledés; Alexandre Silva, Líder da Comunidade Compassiva; Dra. Ana Claudia Quintana Arantes, Médica Geriátrica e Escritora; Tom Almeida, Fundador do movimento inFINITO; Mórris Litvak - Criador da Plataforma Maturi, e Dra. Nilda Sant'Anna, Médica pneumologista.
 

"Passando por 'O Começo da Vida', 'Aruanas' e outras obras da Maria Farinha, nossa história já mostra o quanto acreditamos na potência do entretenimento de impacto. Dados confirmam que a longevidade é uma revolução do nosso século, não estamos preparados pra ela e é uma conversa que impacta o presente é o futuro de todas as gerações. Por isso nos unimos com grandes pensadores desse tema, artistas, ativistas, e marcas conscientes do desafio para lançar o filme-movimento "Quantos Dias. Quantas Noites", afirma Luana Lobo, sócia e Co-CEO da Maria Farinha FIlmes.

O filme é uma produção da Maria Farinha Filmes com patrocínio da Rede Itaú e RD - RaiaDrogasil. O lançamento conta com o apoio institucional do movimento global Ashoka e do UNFPA, agência da ONU para saúde sexual e reprodutiva, direitos, população e desenvolvimento. A produção tem ainda o apoio do Instituto Beja, do Movimento InFinito, do Plenae e da Associação São Joaquim, além de cerca de 32 instituições que atuam no tema e em rede para a campanha.

 

Ficha Técnica

Uma produção: Maria Farinha Filmes

Idealizado por: Marta Pipponzi

Montagem: André Finotti

Montagem Adicional: Keily J. Estrada, Natara Ney, Mariana Moraes

Direção de Fotografia: Vitor Amati

Trilha Sonora Original: Conrado Goys

Produção Executiva: Flavia Doria, Geisa França, Mariana Mecchi, Taís Caetano

Produzido por: Ana Lúcia Villela, Estela Renner, Luana Lobo, Marcos Nisti, Mariana Oliva

Direção e roteiro: Cacau Rhoden

 

Sobre o filme

Estudos dizem que o humano que vai viver 150 anos já nasceu. Mas o que estamos de fato fazendo com essa oportunidade? "Quantos dias. Quantas noites", novo documentário da Maria Farinha Filmes ("Aruanas", "Começo da Vida") dirigido por Cacau Rhoden ("Nunca Me Sonharam", "Tarja Branca"), realiza um profundo mergulho nos propósitos da nossa existência no planeta. Especialistas e pensadores nos convidam a enxergar as oportunidades e as desigualdades nesse tema, além da nossa própria conexão com o tempo e com a idade. Com a participação de Alexandre Kalache, Sueli Carneiro, Ana Claudia Arantes, Mona Rikumbi, Ana Michelle Soares, Tom Almeida e Alexandre Silva, o filme traz à tona uma investigação essencial no nosso século: a revolução da longevidade já começou, e veio para transformar o futuro de todas as gerações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio