Documentário apresenta as controvérsias de Salvador Dalí

 

A trajetória controversa do maior nome do surrealismo é contada no documentário "Salvador Dalí, As Duas Faces de um Gênio", a ser exibido no Curta!. O filme, dirigido por François Lévy-Kuentz, conta com belas imagens de Port Lligat, na Catalunha, onde Dalí viveu por muitos anos, e com um rico acervo de registros de sua vida particular, suas entrevistas e performances. São imagens que mostram da infância à vida adulta do artista, passando pelo longevo casamento com seu grande amor e eterna inspiração: Gala.

 

O filme mostra as diferentes faces de Dalí: genial, paranoico, midiático, provocador... Em certo momento, ele se dizia católico, mas nunca renunciou ao erotismo, à escatologia e demais comportamentos pouco religiosos. Em outro, considerava a televisão uma grande degradação, mas se tornou totalmente midiático e exibicionista.

 

Em Dalí, essa dualidade sempre se manifestou, em sua arte e em suas declarações e aparições públicas, tornando-o um grande enigma, cuja sanidade era questionada por alguns. Já na maturidade, em uma entrevista, ele próprio tenta explicar: "O lado louco que as pessoas pensam ver em Dalí é justamente o lado mais trágico da minha existência".
 

"Salvador Dalí, As Duas Faces de um Gênio" também está no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, na ClaroTV+ ou no site oficial da plataforma. A exibição no Curta! é no dia temático "Terças das Artes", 9 de janeiro, às 23h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

Imersão internacional