O 'Big Brother Brasil’ abre as portas para uma nova temporada

TV GLOBO

 Por Laura Barbosa e Julia Gabriela 
 
Em 8 de janeiro, uma nova edição do BBB chega à casa dos brasileiros. O reality show agita as conversas em todos os lugares e também é impactado por elas, já que os fãs são quem determinam os rumos do jogo, cuja recompensa ao vencedor pode chegar a R$ 3 milhões. Uma composição inédita entre os participantes promete trazer ainda mais entretenimento ao game, com Pipoca, Camarote e uma surpresa adicional que deve agitar a casa. E tem mais: novos quadros estreiam na edição, com Luis Miranda e Marcos Veras, enquanto outros talentos comandam as atrações preparadas para o ambiente digital do programa. 
 
Rodrigo Dourado, diretor artístico do reality, fala sobre as principais propostas da 24ª temporada: "No 'Big Brother Brasil' o público sempre foi soberano. São os espectadores que tomam as decisões sobre quem segue ou não no jogo e que alimentam a conversa fora do confinamento durante toda a temporada. Pensando nisso, desta vez, quisemos trabalhar em duas frentes. A primeira, voltada a deixar o jogo mais surpreendente para quem está jogando e, também, para quem assiste. A segunda trata justamente da interação com o público durante o game, para além dos paredões, com a chegada de novos recursos que expandem a atuação de quem está acompanhando tudo de casa".
 
No 'BBB 24', as novidades passam pela adoção do sistema misto de votação. O público tem direito a votar de duas formas diferentes, ambas pelo gshow (https://gshow.globo.com/). A primeira é o "Voto da Torcida" e funciona da mesma maneira que a votação das últimas edições: o usuário faz o login com sua conta Globo, à qual tem acesso por meio de um cadastro simples e gratuito, e pode votar quantas vezes quiser. A segunda opção de votação é o "Voto Único", na qual o usuário deve informar seu CPF e pode votar uma única vez por paredão. Cada modelo de votação tem o peso de 50% e o resultado final é a média ponderada dos dois formatos.   
 
A competição também é dividida em duas fases com diferentes objetivos para a votação. Na primeira etapa do programa, os fãs votam em quem desejam que permaneça na casa e o eliminado é o participante menos votado. Já na segunda fase, a votação é para eliminar um jogador, e o eliminado é o mais votado. O Big Boss é quem decide quando se encerra a primeira etapa e começa a segunda. 
 
Mas, se tem uma coisa que não muda nesta edição é o apresentador: Tadeu Schmidt chega ao seu terceiro ano à frente do BBB, e comemora: "A expectativa está boa demais. Temos mudanças bem importantes no 'BBB 24', desde os participantes até a dinâmica. Não tem como não ter uma expectativa enorme em qualquer BBB. E eu acho que o 24 vai ser especial". 
 
O apresentador também conta como tem sido a experiência de trabalhar no reality ao longo dos últimos anos: "Estou vivendo um período incrível da vida e da profissão. O BBB é um dos maiores realities do mundo. Eu sou o cara que conversa com esses jogadores, que acompanha aquelas pessoas em busca de um prêmio milionário. O Brasil inteiro está vendo, está todo mundo torcendo, envolvido, e eu estou no meio disso tudo, conduzindo essa história". E acrescenta: "Para mim, isso é um privilégio, uma honra e uma delícia. Eu acho o maior barato chegar aos Estúdios Globo, ir para a área onde a gente faz o BBB e ver todas aquelas imagens acontecendo, o desenrolar dos fatos; ir até a casa, ver a prova sendo montada, ver a festa... tudo isso é tão legal, que só posso dizer que estou curtindo muito". 
 
O 'BBB 24' tem apresentação de Tadeu Schmidt, produção de Mariana Mónaco, direção artística de Rodrigo Dourado e direção de gênero de Boninho.
 
A fabulosa casa do 'BBB 24' 
 
Dezenas de câmeras voltadas para um só lugar e milhões de espectadores acompanhando diariamente as histórias que surgem ali – não à toa se trata da casa mais vigiada do país. Assunto de muita conversa durante os primeiros meses do ano, a residência dos brothers e sisters do BBB chega repaginada para sua 24ª temporada, trazendo, desta vez, a inspiração dos contos e de icônicas histórias de ficção. Uma pitada de magia em cada cômodo dá ainda mais graça aos ambientes e permite que ali se misturem realidade e fantasia durante 100 dias de programa. 
   
A sala 
 
Palco de decisões importantes, a sala da casa do 'BBB 24' é uma grande biblioteca de castelo. E para quem diz que o tempo passa de forma diferente dentro do confinamento, nada melhor que um relógio instalado na parede. Além de girar descompassado e não mostrar a passagem convencional das horas, ele é na verdade o temido botão da desistência. Será que vai ser acionado?   
 
O banheiro   
   
Vem no clima poço dos desejos. O ambiente conta com o clássico balde que, em épocas e lugares remotos, servia para puxar a água. Mas é apenas uma brincadeira: o chuveiro quente está garantido, embora o uso da água deva ser consciente para não se tornar escasso – e acabar colocando todo mundo no "Tá com nada".     
   
O confessionário 
   
Nada melhor do que representar esse ambiente reservado da "casa fantástica do BBB" como um jardim de inverno mágico, a partir do qual se abre um portal inesperado levando-os a outra dimensão. Uma poltrona clássica em tons de cinza e dourado e com um grande espaldar remete a um trono e é o assento preparado para os momentos de desabafo, voto, justificativa e jogo de cada um dos brothers e sisters do 'BBB 24'. Molduras douradas pendem pelas folhagens das paredes compondo uma mistura fantasiosa no ambiente onde os limites entre o confinamento e o mundo exterior mais se aproximam.     
   
As cozinhas  
   
As cozinhas de quem está Xepa ou no Vip da semana seguem separadas. Na Xepa temos um ambiente com ares de taberna medieval, com direito elementos rústicos em tons de marrom e mesa de madeira com bancos retangulares para acomodar os integrantes do grupo menos privilegiado de cada semana. Já na cozinha Vip, a modernidade e o conforto se fazem presentes sem deixar a magia de lado, já que as cores e as ilusões de ótica das estampas são o ponto alto do ambiente. A brincadeira continua na louça disponível para os integrantes do grupo mais privilegiado, que tem traços de inspiração nos divertidos objetos animados de Alice no País das Maravilhas.   
   
Os quartos 
   
Como o público bem sabe, os quartos da casa do 'Big Brother Brasil' abrigam mais que camas confortáveis. Ali também acontecem articulações importantes do jogo, e a divisão de quem dorme onde já se deu por afinidade com a decoração, por proximidade no jogo, por discrepância na convivência, para facilitar os segredos de aliança e segundo outros critérios que só os confinados são capazes de explicar. Mas e se, em vez de três quartos na casa, fossem quatro?         
No 'BBB 24', o segundo andar da casa abriga esta surpresinha para os participantes: ao lado do quarto do líder há mais um cômodo. O ambiente mistura referências mágicas e astronômicas. A decoração tem ares inventivos, com predominância dos tons de roxo e azul e elementos em dourado, como estrelas e planetas; é como se um alquimista residisse por ali.     
   
No quarto do líder, um espaço confortável está pronto para os futuros anfitriões. Acompanhando o tema fantástico da nova casa, o ambiente usa o ilusionismo em preto e branco como recurso estético, combinado com múltiplas cores em objetos, nas paredes e na roupa de cama para completar a decoração. Formas geométricas no mobiliário e nos adereços deixam o cantinho do líder ainda mais divertido.   
   
Já no andar de baixo, os dois quartos recebem características opostas no universo dos contos e histórias clássicas. Enquanto um traz ligação com elementos da terra, como árvores e raízes, o outro reflete o elemento ar, apresentando um mundo colorido. No primeiro quarto, predominam as cores verde e marrom e o espaço parece uma casa na árvore, com direito a referências a troncos nos móveis e presença de cogumelos e bichos da terra na decoração, onde imagina-se uma habitação perfeita para gnomos – se eles existissem. Já o segundo carrega a resplandescência das fadas. Paredes e chão decorados em tons pastéis de lilás e rosa compõem um enorme céu e dão a sensação de voar acima das nuvens. Borboletas, libélulas e outros insetos voadores aparecem espalhados pelo espaço, e o cômodo também tem sua árvore, mas o tronco é branco, com purpurina, flores e folhas coloridas.   
   
A área externa 
   
A área externa da casa do BBB traz o respiro de que precisam os participantes confinados. Com a cenografia de uma floresta encantada, acompanhando a magia da casa da edição 24, o ambiente, desta vez, é dividido em duas partes: a visão diurna e o lado noturno de uma floresta. A parte mais solar e colorida – aquela que dá acesso ao interior da casa – traz a ludicidade dos animais diurnos. Já na parte noturna – lado onde fica a porta de eliminação – as árvores ganham feições e predominam morcegos e corujas na natureza sombria.     
   
A academia   
   
Em meio a este cenário de castelo encantado, uma espécie de masmorra com janelas gradeadas se abre ao chegar à academia. Com decoração composta por paredes de pedras e preenchida por tocheiros, escudos e troféus de guerra, ela é o lugar perfeito para exercitar a força do corpo e da mente. Além dos equipamentos de preparação física, o espaço também oferece o clássico painel contendo ímãs dos concorrentes ao prêmio milionário e outros emojis que auxiliam os competidores a criarem estratégias para o jogo. 
 
Novas dinâmicas agitam o jogo!  
   
No 'BBB 24', entram em cena novas dinâmicas que devem deixar o jogo ainda mais surpreendente. No inédito 'Na mira do líder', previsto para acontecer no programa ao vivo às sextas-feiras, o líder da semana precisa revelar para toda a casa um número determinado de pessoas que estão na sua mira e correm o risco de serem escolhidas para ir ao paredão. No domingo, durante a formação da berlinda, ele deve escolher dentre as pessoas citadas aquela que vai, de fato, encarar o voto popular.   
    
E, sim, a central do líder está de volta e com novos comandos para a disputa pelo primeiro lugar do 'BBB 24'! O todo-poderoso da semana tem direito a apimentar o game a partir de funções inéditas e pistas a sua disposição para melhor
se articular no jogo. Ele pode acionar toques extras do monstro, ainda que de maneira limitada – ou seja, o temido castigo designado pelo anjo pode ficar ainda pior se for de interesse do mandachuva. E mais: além de descobrir a quantidade de votos que recebeu até o momento, com a função 'Perseguidor do líder' o soberano também conseguirá saber quem foi o participante que mais vezes tentou colocá-lo no paredão.    
   
O bônus fica a cargo do público, que, por meio do gshow, neste ano, tem a oportunidade de enviar um feedback ao líder da semana. Na nova temporada, quem assiste ao BBB pode fazer um balanço de cada liderança a partir de emojis disponíveis no site oficial do reality para esta dinâmica. Representando a avaliação dos espectadores, um emoji aparece na central do líder ao final do mandato e dá ao jogador uma ideia de qual foi a opinião popular a respeito de seu desempenho como líder naquele momento do jogo. A 'Enquete do Líder' vai ao ar no gshow, toda quarta-feira, para o público opinar sobre o que achou das escolhas e atitudes do todo-poderoso. O resultado da enquete é exibido na central do líder antes de ele se despedir das regalias do quarto.    
   
E se engana quem pensa que só o líder tem grandes privilégios nesta edição. Dessa vez, além de conceder imunidade a alguém, o anjo está automaticamente autoimune na
formação de paredão.   
   
Já o 'Poder Curinga', que trazia uma cartada inesperada para seu detentor a cada formação de paredão, estreou na última edição e está de volta no 'BBB 24' com uma novidade: o 'Perde e Ganha'. Na nova temporada, os brothers sisters
entram no confessionário com a quantidade de estalecas que tiverem acumulado, mas veem o valor mudar de forma imprevisível. Primeiro, eles participam de um jogo rápido de sorte, cujo resultado pode ser o acréscimo ou a
retirada de estalecas. Somente depois disso, cientes do novo saldo, eles podem decidir se querem participar do leilão do 'Poder Curinga'. Assim como já acontece, o resultado do ganhador do card com o poder surpresa da semana é
revelado após a passagem de todos pelo confessionário, e arrematado por quem tiver dado o maior lance de estalecas. Haja conta e raciocínio rápido para fazer a melhor jogada!    
   
O público também tem a chance de descobrir mais do que se passa pela cabeça dos participantes ao longo do programa por meio da 'Pergunta gshow'. Através de uma enquete no site oficial do BBB, os fãs do reality podem decidir qual, dentre três opções de pergunta, os brothers sisters devem responder na casa. Durante o Raio-X das quartas-feiras, os confinados recebem a pergunta que teve mais votos do público na noite anterior e têm um minuto para gravar a resposta em vídeo. O depoimento de cada participante será disponibilizado na íntegra no gshow.   
 
Novos quadros vêm aí!  
  
Em 2024, o "Big Babado" traz Luis Miranda para comentar com bom humor os acontecimentos mais quentes da casa do 'Big Brother Brasil'. O ator está empolgado e fala sobre a expectativa de entrar para o time do reality. "É um quadro ousado e uma baita responsabilidade! Quero levar o público comigo nas minhas sensações. A gente vai falar do que estará acontecendo na casa. Essa é a pauta: a realidade".   
   
Já no inédito "Vamo invadir sua casa", estrelado por Marcos Veras, tudo pode acontecer. Estreante no BBB, o ator assume que é fã e assistiu a todas as edições do reality: "Quando começa e, durante meses, o BBB toma conta das redes sociais, das conversas com os amigos, com a família. Os quadros e as provas são muito divertidos e desafiadores. É um super entretenimento. Estou sempre ligado", comenta ele, que comemora a chegada à atração. "Estou muito feliz por
participar pela primeira vez como integrante de um programa consolidado e querido pelos brasileiros", destaca.   
   
E tem mais novidade na próxima temporada. As redes sociais farão parte importante da conversa que gira em torno do reality show. A direção do programa resolveu abraçar ainda mais essa galera e a voz do público vai ganhar destaque no quadro que lança um olhar divertido para as histórias criadas sobre o confinamento. É o "Fanfic Brasil", onde quem manda são os apaixonados por BBB.  
  
#RedeBBB estreia com novos apresentadores em 2024  
  
Quem pretende ficar ligado no que acontece dentro e fora da casa mais vigiada do Brasil em 2024 não pode perder as atrações da #RedeBBB, um conjunto de programas com ampla oferta de conteúdo que integra o 'Big Brother Brasil' ao ecossistema Globo e às redes sociais. Cada vez mais próxima dos fãs do reality, a programação, que já contava com os tradicionais 'Bate-papo BBB', 'BBB – A Eliminação' e flashes diários na TV Globo, terá nessa edição a estreia do 'Mesacast BBB', todos eles conectados aos perfis oficiais nas principais plataformas digitais. Na próxima edição do reality show, novas apresentadoras chegam ao time e se integram à já veterana Ana Clara, que segue no comando do 'BBB – A Eliminação', no Multishow. 
  
Thais Fersoza estreia no 'Bate-papo BBB', o programa que recebe os eliminados após as noites decisivas de paredão. A atração é transmitida, ao vivo, no gshow e no Globoplay, logo após o fim do programa na TV Globo.
A apresentadora é a responsável por conduzir a conversa com o recém-eliminado e ter as suas primeiras impressões do jogo do lado de fora da casa, além de mostrar e comentar com ele cenas marcantes de sua passagem pelo BBB. Dinâmicas interativas entre os fãs e o participante que deixou a disputa também estão no escopo da atração.   Os flashes diários na TV Globo e no Multishow, que mostram a opinião do público nas ruas e atualizam os espectadores sobre a edição ao vivo, serão apresentados por Mari Gonzalez e Micheli Machado. A participante do 'BBB 20', apresentadora e influenciadora digital volta ao elenco do reality na nova função e está pronta para começar os trabalhos do lado de fora da casa. Dividindo a missão com Mari, Micheli, que é atriz, comediante, apresentadora e radialista, faz sua estreia no BBB depois de uma longa trajetória na TV, tendo passado pelas novelas 'Todas as Flores' e 'Quanto Mais Vida, Melhor'.   
 
Também no Multishow, todo dia tem ao vivo da casa mais vigiada do Brasil logo depois da exibição na TV Globo; e integrando o elenco da #RedeBBB, Ana Clara segue no comando do 'BBB – A Eliminação'. No programa, a apresentadora conduz uma conversa divertida e alto astral com o eliminado da semana, exibida ao vivo, de quarta para quinta, à 00h30. A partir de variadas dinâmicas propostas na atração, o participante que deixou a casa do BBB e já teve algumas horas para se atualizar do que rolou enquanto estava confinado, abre o jogo sobre a experiência que acabou de viver, revelando opiniões sobre colegas de confinamento e participando de desafios sugeridos no programa. 
 
A cobertura de BBB estará ainda integrada às conversas e interações que rolam nas redes sociais, repercutindo e interagindo com o público de forma orgânica e ativa. Os perfis sociais do BBBGloboplay, gshow e Multishow estão integrados à cobertura 24 horas por dia, ao longo de toda edição, com conteúdos exclusivos com os apresentadores e eliminados. Outra novidade é a realização de lives de aquecimento diariamente antes de o 'Mesacast BBB' ir ao ar no Globoplay, Multishow e gshow. 
  
'Mesacast BBB' reforça estratégia multiplataforma da edição 
  
 A partir do dia 8 de janeiro, pouco antes da estreia do 'BBB 24', a Globo estreia o 'Mesacast BBB', um conteúdo diário para ser consumido em diferentes formatos e plataformas, que vai reunir um time de influenciadores e talentos da TV para comentar, repercutir e espiar a casa mais vigiada do Brasil. O projeto inédito, desenvolvido pelos Estúdios Globo, terá transmissão ao vivo e simultânea no Globoplay, no Multishow e no Gshow, e será ancorado por diferentes apresentadores a cada dia da semana. São eles: Ana Clara, Ed Gama, Guto TV, Henrique Lopes, Jojo Todynho, Mari Gonzalez, Nany People, Pequena Lo, Thamirys Borsan e Vítor di Castro. Também haverá ampla distribuição de conteúdo nas principais redes sociais, plataformas de vídeos e tocadores de áudio digital. 
  
"Historicamente, o BBB é um projeto digital multiplataforma. Das votações no Gshow à #RedeBBB, nós criamos a cada edição novas formas para o público se engajar com o programa. Neste ano, vamos oferecer um espaço único para amplificar as conversas que acontecem em torno do jogo num formato que o brasileiro ama: o mesacast", diz Boninho, diretor de gênero Variedades e Realities da Globo.  
  
O programa será transmitido de domingo a domingo, das 19h30 às 21h30. Ele abordará os temas mais quentes da competição e seus apresentadores receberão convidados especiais para debater o jogo e acompanhar os acontecimentos da casa em tempo real. 
  
 "Em 2023, reforçamos nossa atuação no mundo dos videocasts com nove grandes lançamentos que incluíram desde conteúdos originais a programas desenhados em parceria com marcas. A chegada do BBB ao formato coroa uma estratégia de sucesso que visa oferecer aos consumidores e a nossos parceiros comerciais novas formas de conexão e engajamento com o reality show mais popular do país", diz Eliseu Barreira Junior, head de Gestão de Portfólio de Produtos Digitais & Canais Pagos da Globo.  
  
Além de atrair audiências em diferentes ambientes e criar um novo ponto de contato na jornada dos consumidores do reality show, o 'Mesacast BBB' será um espaço para as marcas se aproximarem dos fãs do programa por meio de ações de marketing de influência. O projeto prevê entregas comerciais em vídeo e também possibilidade de ações de branded content com repercussão nas plataformas da Globo, perfis do BBB e dos talentos nas redes sociais, explorando o robusto ecossistema da empresa. 
 
Big em todas as telas  
     
Além de uma cobertura 24 horas por dia ao vivo, os fãs do 'BBB 24' podem encontrar todos os conteúdos relacionados ao programa no Globoplay. Os assinantes da plataforma contarão com 12 sinais com transmissão simultânea, incluindo o já tradicional mosaico de câmeras. A novidade do ano é a câmera Segue o Líder, que faz uso do recurso de inteligência artificial para acompanhar a presença do rei/rainha da semana na casa mais vigiada do Brasil, garantindo
que o público não fique de fora de nenhuma articulação ou conversa importante sobre a formação do paredão. Os assinantes da plataforma ainda poderão acompanhar quatro resumos dos últimos acontecimentos da casa pelo ClickBBB ao longo do dia (às 7h, 11h, 15h e 19h).   
   
O cinema do líder dá espaço ao CineBBB, com a possibilidade de mais participantes assistirem ao conteúdo especial exibido na casa. Grandes sucessos do catálogo do Globoplay vão compor parte da programação desse "momento pipoca". O público também vai poder curtir os títulos exibidos na casa na Sessão Globoplay da TV Globo, assim como todos os conteúdos relacionados ao programa, incluindo a live de anúncio dos participantes; o programa ao vivo a partir do  simulcast da TV Globo; as íntegras e o VOD (vídeos sob demanda) dos melhores momentos; além da #RedeBBB, que inclui o 'Bate-papo BBB'. Já o programa 'A Eliminação', do Multishow, estará disponível para os assinantes do
pacote Globoplay + Canais.  
   
O streaming ainda vai disponibilizar uma nova versão do painel interativo, com layout inédito e mais informações sobre os participantes, como quem é o líder ou o anjo da semana, como está o queridômetro, além do link para a votação e os sinais das transmissões ao vivo.   
    
A programação especial já começa antes mesmo do início da edição, com a tradicional 'Maratona Big Day', que reúne apresentadores e convidados especiais para repercutir, em tempo real, quem são os novos participantes do programa. A
exibição ao vivo será ao longo do dia 5 de janeiro, no Globoplay e no gshow, que segue como o ambiente digital e oficial da cobertura do BBB e no Globoplay.  
   
O portal traz ainda a página 'BBB Hoje', uma agenda que informa os acontecimentos mais relevantes do dia a dia no game. Uma navegação mais dinâmica vai reunir os momentos que foram destaque na casa em vários formatos, entre eles vídeos curtos. Cada participante terá uma página dedicada, incluindo seu status no jogo, vídeos no Raio-X e muito mais. A página de cada um deles poderá ser acessada por um menu que estará disponível em todo site BBB, facilitando 
ainda mais que os usuários acompanhem todos os detalhes dos candidatos ao prêmio.  
   
As páginas de coberturas das dinâmicas em tempo real, como formação de Paredão e Provas do Líder e do Anjo, estão de cara nova. Já as enquetes continuam a todo vapor, para que os fãs do BBB possam dar a sua opinião sobre os
acontecimentos do reality. O Bate-Papo BBB mostra as primeiras reações dos eliminados ao sair da casa, além de relembrar a trajetória e cenas marcantes de sua passagem pelo programa. Ele vai ao ar às terças-feiras, logo após a exibição do BBB na TV, com transmissão ao vivo no gshow e Globoplay.      
    
No g1, a cobertura jornalística continuará trazendo informações sobre os principais acontecimentos do programa, abordando temas geracionais, regionais e de saúde, além de memes, serviços e curiosidades relacionados ao que acontece dentro da  casa. Tudo isso com uma experiência multiformatos, com matérias em texto e vídeo.    
   
Já o Receitas, portal gastronômico da Globo, vai seguir com a produção de conteúdo com os ingredientes e pratos feitos no Vip, na Xepa e no almoço do anjo. Também serão publicados vídeos de receitas divertidas feitas pelos brothers
sisters; além de dicas; mitos e verdades; curiosidades; e participação de convidados especiais com tutoriais, incluindo pratos assinados por ex-participantes.   
   
Na globo.com, os usuários poderão achar facilmente o caminho para votar nas principais dinâmicas do jogo e ainda visualizar em destaque as principais matérias sobre o que acontece de mais importante na casa. A homepage mais acessada do país também vai disponibilizar os vídeos mais bombados do programa, para o público acompanhar cada detalhe! E para ficar tudo ainda mais fácil para os fãs do BBB, nos momentos mais quentes do jogo, a página contará com uma área exclusiva dedicada ao reality com um compilado do que rolou, viralizou, explicações sobre dinâmicas do game e
muito mais.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

Filha do cantor Ritchie apresenta nova temporada do programa NOIA no canal Woohoo