Mês da Mulher: Curta! e CurtaOn comemoram com estreias na TV e seleção especial de documentários

Cena do documentário 'Mulheres Radicais' que estreia no canal Curta! dia 12 de março (Créditos: Divulgação/Curta!On)

 

'INCOMPATÍVEL COM A VIDA' E 'MULHERES RADICAIS' CHEGAM À PROGRAMAÇÃO DO CURTA!. NO CURTAON 60 TÍTULOS, ENTRE FILMES E SÉRIES, CELEBRAM GRANDES MULHERES E TRAZEM TEMAS RELACIONADOS AO FEMININO

Em março, para celebrar o mês da mulher, o Curta! traz duas estreias que mostram a força e a criatividade feminina, além da luta por direitos e equidade. Em paralelo, o streaming CurtaOn - Clube de Documentários apresenta 60 produções brasileiras e estrangeiras com mulheres que se destacaram em suas áreas e são fontes de inspiração.

 

No Curta!, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, estreia o premiado documentário "Incompatível com a Vida", às 20h30, no dia temático Sextas de História e Sociedade. Vencedor do festival "É Tudo Verdade" e do prêmio APCA de Melhor Documentário, ambos em 2023 - além de ter sido qualificado para o Oscar 2024 e exibido em festivais como o Hollywood Brazilian Film Festival -, o longa parte do doloroso registro da gravidez interrompida da própria diretora, Eliza Capai. Ela emerge de seu luto pessoal ao perceber que sua experiência era compartilhada, ainda que de maneiras diversas, com muitas outras mulheres. Seis delas são entrevistadas, e dão fortes depoimentos sobre vida e morte e políticas públicas relacionadas ao aborto. O filme é uma produção da tva2܂doc viabilizado pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

 

Em 12 de março, no dia temático Terças das Artes, o Curta! traz duas estreias. Às 22h, o curta-metragem "Eu, Negra", de Juh Almeida, conta a história de Ayo, uma artista que começa a questionar sua identidade quando, através de autorretratos, percebe que não se enxerga como realmente é. A partir daí ela começa a se desvencilhar do processo de embranquecimento social e trava uma luta consigo mesma pela reivindicação da sua negritude.

 

Em seguida, às 22h30, é a vez da estreia exclusiva do longa "Mulheres Radicais", de Isabel Nascimento Silva e Isabel de Luca, que já integrou festivais brasileiros e internacionais. O filme se baseia em uma exposição homônima realizada entre 2017 e 2018, reunindo 120 artistas plásticas latino-americanas que produziram trabalhos pioneiros entre as décadas de 1960 e 1980. Ao passar por cidades como Nova York e São Paulo, a mostra abriu uma nova página da história da arte do século XX, revelando e celebrando nomes até então desconhecidos. O longa é produzido pela Hysteria, selo voltado a narrativas femininas formado por mulheres na Conspiração Filmes, e viabilizado pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

 

Já no CurtaOn -- Clube de Documentários estarão disponíveis 60 produções, inclusive o longa-metragem de Eliza Capai que estreia na TV. São longas-metragens e episódios de séries sobre mulheres que nos inspiram como artistas, cientistas, professoras, ativistas, escritoras e filósofas de renome que são exemplos e influenciam gerações. Além dos documentários biográficos, a pasta também reúne obras que abordam o que há de mais atual entre as pautas do feminismo.

 

O especial tem filmes como "Leopoldina - A Imperatriz do Brasil", de Beca Furtado; \"Chiquinha Gonzaga - Música Substantivo Feminino" e "Dolores Duran - O Coração da Noite", ambos de Juliana Baraúna e Igor Miguel; \"O Pessoal é Político\", "O Cinema das Mulheres" "Carolina Maria de Jesus", todos de Vanessa de Araújo Souza; o longa "A Mãe de Todas as Lutas" de Susanna Lira; "Marie Curie -- Além do Mito", de Michel Vuillermet, Bernadette Bensaude-Vincent, Christine Bard, Hélene Langevin-Joliot; "Verde Esperanza -- Aborto Legal na América Latina", de Maria Lutterbach; "Libertem Angela Davis", de Shola Lynch; "Cássia Eller", de Paulo Henrique Fontenelle; Entre as séries, o episódio "Conceição Evaristo", de "O Lobo do Lobo e a Literatura Latino-americana", de Daniel Augusto; e os episódios sobre Nise da Silveira e Rosaly Lopes de "Cientistas Brasileiros", de Rodrigo Grota.
 

O CurtaOn -- Clube de Documentários está disponível no Prime Video Channels — da Amazon —, na Claro tv+ e em seu site oficial. Novos assinantes no Prime Video Channels e no site da plataforma têm sete dias de degustação gratuita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado