CULTURA FM TEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NO DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

Chiquinha Gonzaga - Crédito Acervo IMS



 

 

ELAS SÃO HOMENAGEADAS AO LONGO DE TODO O DIA EM SHOWS INÉDITOS E PROGRAMAS DA RÁDIO

 

Em celebração ao Dia Internacional das Mulheres, a Rádio Cultura FM (103,3 MHz) preparou uma programação especial para esta sexta-feira (8/3). Haverá homenagens a algumas das maiores compositoras e intérpretes da música clássica, brasileira e do jazz de todos os tempos, passando por nomes como Chiquinha Gonzaga até Hildegard von Bilgen.
 

As homenagens começam à 00h do dia 8, com o Cultura Jazz, que traz um show gravado ao vivo por uma das grandes cantoras da atualidade: Dee Dee Bridgewater. Esta apresentação aconteceu em Londres, no Royal Albert Hall, em 1º de agosto de 2023, e nela Bridgewater é acompanhada pela Carnegie Hall's National Youth Jazz Orchestra, sob a regência de Seam Jones. Registrada pela emissora inglesa BBC, esta gravação foi disponibilizada, com exclusividade, para a Cultura FM, por meio da parceria com a EBU – União Europeia de Rádio e Televisão.
 

A programação segue durante todo o dia trazendo obras de diferentes períodos da história da música. São lembradas compositoras como Barbara StrozziFanny MendelssohnClara SchumannGermaine TailleferreLili BoulangerRuth Crawford SeegerMargaret BondsFlorence Price e Alla Pavlova, e as brasileiras Chiquinha GonzagaTia AméliaEliane Elias Léa Freire.
 

Entre as intérpretes que fazem parte da programação estão regentes como Marin Alsop, Simone Young, Mirga Gražinytė-Tyla e Christina Pluhar, e solistas como as pianistas Karin Fernandes, Scheilla Glaser, Maria João Pires, Martha Argerich e Hélène Grimaud; Sol Gabetta (violoncelo); Aurèle Nicolet (flauta); Montserrat Figueras e Marília Vargas (sopranos); as violinistas Anne-Sophie Mutter e Lisa Batiashivili; as violonistas Susanne Melbes e Gabriele Leite; e a trompetista Alison Balsom.
 

Às 17h, o Fim de Tarde com o maestro Julio Medaglia também traz obras das compositoras Hildegard von BingenClara SchumannFanny Mendelssohn e Cécile Chaminade.
 

Na sequência, às 18h, o De Volta pra Casa apresenta uma seleção com o melhor da música instrumental brasileira. No repertório, Antonia Adnet, Bianca Gismonti, Badi Assad, Léa Freire, Rosana Diniz e Didá Banda Feminina.
 

Um recital inédito da pianista venezuelana Gabriela Montero, em gravação ao vivo realizada em 12 de dezembro de 2022, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, é o destaque do Conexão Europa, às 20h. Este concerto foi disponibilizado para a Cultura FM, a partir de sua parceria com a EBU.
 

Às 22h, o programa Alma Brasileira, apresentado por Marcelo Bratke, traz uma seleção de pianistas brasileiras, com nomes como Guiomar Novaes, Magda Tagliaferro, Silvia Maltese, Sônia Rubinsky, Cristina Ortiz e Yara Bernertee.
 

Em seguida, às 23h, Marcelo Jaffé apresenta, em O Prazer da Música, dois "Quintetos com piano" da compositora francesa Louise Farrenc, na interpretação do Quinteto D'Elas.

 

8 de março - Dia Internacional da Mulher

Programação Especial na Cultura FM (103,3 MHz)

Ouça a programação também pelo aplicativo Cultura Play ou pelo site da Rádio Cultura FM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado