MUBI anuncia data de estreia da comédia YANNICK
Dirigida por Quentin Dupieux, a sátira francesa sobre a relação entre artistas e público chega à plataforma em 5 de abril
"O melhor filme de Dupieux" - Variety
"Uma abundância de sátira social" - Screen Anarchy
Cortesia MUBI
COM EXCLUSIVIDADE NA MUBI A PARTIR DE 5 DE ABRIL
5 de março de 2024 – Serviço global de streaming, distribuidora e produtora, a MUBI anuncia a estreia de YANNICK, metacomédia satírica que explora a relação entre artistas e público, dirigida por Quentin Dupieux (Fumar Causa Tosse). O filme que estreou no Festival Internacional de Locarno 2023, em que venceu o prêmio de Melhor Filme Europeu, chega com exclusividade à plataforma em 5 de abril.
Sinopse
O DJ e músico que se tornou cineasta Quentin Dupieux (Deerskin: A Jaqueta de Couro de Cervo) está de volta com a comédia premiada em Locarno YANNICK, um conto absurdista que navega pelo relacionamento entre artistas e público.
Numa rara noite de folga, o guarda de estacionamento Yannick comparece à produção da peça "O Corno". Insatisfeito com a performance, ele interrompe a apresentação e exige ser nomeado como dramaturgo para recuperar seu valioso tempo. Apesar do ridículo, ele está determinado a provar que até um guarda de estacionamento pode criar um bom entretenimento.
Filmada secretamente em apenas seis dias, a metacomédia ágil conta com o toque de sátira característico de Dupieux, refletindo sobre sua própria relação com público e a crítica.
Biografia do diretor
Nascido em Paris em 1974, Quentin Dupieux descobriu o cinema e comprou seu primeiro sintetizador aos 18 anos. Com o nome de Mr. Oizo, o produtor e músico lançou sua faixa Flat Beat e álbuns como Analog Worms Attack, Moustache (Half a Scissor) e Lambs Anger.
Em 2007, Dupieux dirigiu, filmou, editou e compôs a trilha para seu primeiro longa-metragem, Steak. Ele dirigiu o horror absurdista Rubber, o Pneu Assassino (2010) e a comédia Wrong, seguida por Os Maus Policiais (2012); Réalité (2014); O Interrogatório (2018), com Benoît Poelvoorde e Grégoire Ludig; Deerskin: A Jaqueta de Couro de Cervo (2019), com Jean Dujardin e Adèle Haenel; Mandíbulas (2020), com Grégoire Ludig e David Marsais; Incredible but True, selecionado para a Berlinale 2020; e Fumar Causa Tosse, exibido na seção Midnight Screening, em Cannes 2022.
YANNICK, seu longa mais recente, é estrelado por Raphaël Quenard (Jeanne du Barry), Pio Marmaï (O Acontecimento), Blanche Gardin (Fumar Causa Tosse) e Sébastien Chassagne (As Mil Vidas de Bernard Tapie); e foi produzido por Hugo Sélignac (Chi-Fou-Mi) e Thomas e Mathieu Verhaegue (Atelier de Production).
YANNICK
Disponível a partir de 5 de abril
Um lançamento MUBI
mubi.com
Comentários