MGM PREMIUM ESTRÉIA CARAVAGGIO EM JULHO




CARAVAGGIO - ESTRÉIA

Caravaggio, Itália, 2007. Direção: Angelo Longoni. Elenco: Alessio Boni, Claire Keim, Jordi Mollà, Paoplo Briguglia, Benjamin Sadler, Elena Sofia Ricci. Gênero: Drama. Duração: 180 minutos. Classificação: PG.

Filmada em Belgrado, Roma e Sicília, esta minissérie em 2 capítulos traz a história de Michelangelo Merisi, mais conhecido como Caravaggio, o pintor da luz.

Com esplêndida direção fotográfica de Vittorio Storato, responsável pela fotografia em Apocalypse Now, Dicky Tracy e Último Tango em Paris, a produção reflete na tela o que Caravaggio executou com maestria em sua arte: o efeito de luz e sombra conhecido como chiaro scuro.

O diretor, Angelo Longoni, e o diretor de fotografia, Vittorio Storaro, conseguem uma altíssima qualidade de luz e sombra, mas mais marcante é a fotografia de água e chuva, imaginário crucial neste filme. É visualmente devastador. Conseguem uma produção mais literal que o filme de Derek Jarman, de 1986, mas ainda assim muito melhor que a média das cinebiografias, evitando os clichês e falhas mais usuais.

"Rivera, Vermeer, Georges de La Tour e Rembrandt nunca poderiam ter existido sem ele. E Delacroix, Courbet e Manet teriam sido completamente diferente", disse Roberto Longhi, renomado crítico e historiador da arte.

Contemporâneo de Shakespeare, Caravaggio criou cenas em seus quadros com luz e sombra que inspiram até hoje muitos diretores de filmes.

Nascido em um povoado da Lombardia chamado Caravaggio (daí seu nome artístico), em 29 de setembro de 1571, Michelangelo Merisi é interpretado nesta minissérie por Alessio Boni.

Atuou em Roma, Nápoles, Malta e Sicília entre 1593 e 1610, Caravaggio é normalmente identificado como um artista Barroco, estilo do qual ele é o primeiro grande representante.

Caravaggio sempre foi considerado enigmático, fascinante, e perigoso. Vindo de uma família simples que trabalhava para uma família de nobres de Milão, Caravaggio aos seis anos promete amor e fidelidade eternos a Costanza Colonna (Elena Sofia Ricci), que o protegerá e o ajudará até seus últimos dias.

Aos vinte anos, Caravaggio parte para Roma, onde o Cardeal Del Monte, amigo íntimo de Costanza Colonna, se tornar seu mecenas e dá ao inquieto artista a oportunidade de trabalhar, aperfeiçoando seu estilo.

É bem difícil entender nos dias de hoje, o quanto o efeito do realismo de suas obras impactou as pessoas naquele tempo. Todos os seus trabalhos causaram escândalo e até hoje nos intrigam.

Caravaggio foi o expoente da pintura naturalista do princípio do século XVII e usava modelos provenientes das classes sociais humildes em seus trabalhos. Tomava emprestada a imagem de pessoas comuns das ruas de Roma para retratar Maria e os apóstolos. Talvez tenha sido um dos primeiros artistas a saber conciliar a arte com o ministério de Jesus que aconteceu exatamente entre pescadores, lavradores e prostitutas. Caravaggio levou este princípio estético às últimas conseqüências, a ponto de ter sido acusado de usar o corpo de uma prostituta fisgada morta do rio Tibre para pintar a Morte da Virgem.

Mas o ápice de sua fama, foi quando seu amor por Fillide Melandroni se tornou público, em 1606, uma tragédia aconteceu. Por conta desse amor, ele matou um jovem durante uma luta e fugiu de Roma com a cabeça a prêmio. Em Malta, em 1608, ele envolveu-se em outra briga, e mais outra em Nápoles em 1609, possivelmente um atentado premeditado contra sua vida por inimigos nunca identificados.

Quando volta para Nápoles, consuma seu amor por Constanza, mas, ao partir para Roma em busca de perdão, é preso, o que debilita sua saúde. Apesar de ter a liberdade logo, sobrevive apenas até receber Constanza, que chega justo a tempo de ouvir seu último suspiro.

Em 1610, após uma carreira de pouco mais do que uma década, morria em 18 de julho.

1ª Parte

DATA

HORÁRIO

27.07.08

22h


2ª Parte

DATA

HORÁRIO

3.08.08

22h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado