GNT promove pré-estréia do documentário ‘Noivas do Cordeiro’ em Belo Horizonte

ROTEIRO CONTA COM DELICADEZA A HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO DE UMA COMUNIDADE NO INTERIOR DE MINAS GERAIS

No próximo dia 24, terça-feira, às 20h30, o GNT promove, pela primeira vez em Belo Horizonte, a pré-estréia de um programa que será exibido pelo canal. O documentário "Noivas do Cordeiro", de Alfredo Alves, será apresentado no Cinema Usiminas Belas Artes.

O programa, que estréia no GNT dia 26, às 21h, conta a história da localidade Noiva do Cordeiro, no município de Belo Vale, a cem quilômetros de Belo Horizonte, que é aparentemente uma comunidade rural como tantas outras. No entanto, carrega características que a faz diferente, já que as mulheres são maioria absoluta e sofrem de forte preconceito e isolamento. As cerca de 200 mulheres que lá vivem são exemplo de superação e mostram como conseguiram reverter uma herança de discriminação.

Com narração em primeira pessoa da escritora Lya Luft, o documentário volta à origem do povoado. Tudo começou no fim do século 19, quando Maria Senhorinha de Lima, natural do povoado próximo de Roças Novas, se casou com um descendente de franceses, Arthur Pierre. Três meses depois, sentindo-se infeliz, ela abandonou o lar e foi morar com Chico Fernandes, no local onde acabou sendo criada a comunidade. O seu ato deixou a população escandalizada, já que as mulheres não tinham o direito de abrir mão de um casamento em nome do amor. Começou aí a história de preconceito e isolamento.

A Igreja Católica rapidamente se colocou contra o casal, que foi excomungado e difamado. Mesmo assim, o casal seguiu sua vida, teve filhos, que tiveram outros filhos, e a comunidade cresceu. Por volta dos anos 40, o pastor Anísio Pereira se mudou para o povoado ao se apaixonar por uma jovem local. Ele fundou a Igreja Evangélica Noiva de Cordeiro, que passou a ser o nome do lugar. Os preceitos dessa Igreja eram muito restritos: as mulheres não podiam usar maquiagem, não podiam fazer controle de natalidade e os dias de jejum obrigatório prejudicavam o trabalho. Por conta do rompimento com a fé católica, o preconceito dos povoados vizinhos cresceu ainda mais.

As mulheres da comunidade começaram a perceber que a igreja não trazia tantos benefícios e que, pelo contrário, dificultava a vida e o sustento. Aos poucos, foram se desligando, até colocar um fim na igreja local. A partir daí, passaram a viver uma vida sem religião – mas com muita fé em Deus -, sem dogmas e sem formalidades.

A rotina de Noiva do Cordeiro dificultou a integração com as populações vizinhas. As mulheres eram vistas como prostitutas, perdidas, e esses boatos afetaram muitos relacionamentos da comunidade.

Há alguns anos, as mulheres resolveram mudar essa realidade. Para correr atrás de recursos e lutar por seus direitos, fundaram uma associação comunitária. Com isso, conseguiram criar uma escola de informática, a primeira da zona rural de Minas Gerais. Essa conquista fez com que, aos poucos, começassem a ser respeitadas pelas comunidades vizinhas. Uma fábrica de tecidos também foi montada e aumentou a renda local.

Atualmente, o modo de vida dos moradores de Noiva de Cordeiro é admirado e respeitado. Na comunidade, nada é de ninguém, tudo é de todos. Todos trabalham, todos comem o que plantam, e todos usufruem dos benefícios alcançados.

Selecionada no Pitching GNT 2007, "Noivas do Cordeiro" é uma produção da BemVinda Filmes, com roteiro e direção de Alfredo Alves.

 

Noivas do CordeiroINÉDITO

GNT - Canal Globosat

Estréia em 26 de junho, quinta-feira, às 21h

Horários Alternativos: quinta, às 5h; e sábado, às 6h e às 20h

Comentários

Sueli Alonsoso disse…
Nossa! O documentario superou todas as minhas expectativas! Parabens a todas essas mulheres que ao mesmo tempo estao numa zona rural, mas tem o comportamento de mulhers urbanas e contemporaneas! Com tanto sofrimento e preconceito, conseguiram realizar a revolucao humana da comunidade.
Como mulher urbana e contemporanea me sinto orgulhosa de Vcs!
Unknown disse…
incrível essa comunidade. Seria muito bom que houvesse mais lugares como esse, e gente como essa. Gostaria de saber se há algum jeito de entrar em contato com eles via Internet, uma vez que possuem computadores e trabalham com informática.
esp
Anônimo disse…
Oi
Eu sou de Noiva do Cordeiro,não sou uma mulher mas agradeço em nome de todos peos coments,
se alguem kiser entar em contato
jack_stalone@hotmail.com.

Abraços e entrem na comunidade Noiva do Cordeiro no orkut!!!
Silvia disse…
Adorei o documentário, o modelo social se parece com os Kibutz (de Israel). Por isso gente, acho que o Brasil tem salvação, é só querer mudar.
Unknown disse…
amei essas mulheres guerreiras se todos fosse unidos como eles talves o mundo não estaria assim.um dia pretendo conhecer a cumunidade maravilhosa adorei adorei muito.muito interesante.
wildson disse…
Muito dignificante toda a materia a nos apresentada. O nosso pais precisa de pessoas honestas e trabalhadeiras como voces são. Os seres humanos que os condenou ja virou lixo a muito tempo. Bonito de se ver gente limpa com sabedoria sem egoismo que consegue partilhar tudo inclusive o amor o respeito e a dedicação. Fico feliz pelo meu semelhante representado por voces. Posso dizer de cabeça erguida somos SERES HUMANOS.Quero conhecer voces gente me diz o que que eu faço pra que isso aconteça.
shirley rosa disse…
Gente, eu moro em BH e nunca ouvi falar nisso...Muito me admirou a força e determinação daquelas mulheres! Fiquei realmente emocionada! E muito feliz por saber que em Minas há pessoas tão exemplares!
ricardo disse…
noiva do cordeiro e uma comunidade fantastica e motivo de superação.
Mas só que o pessoal e muito simples e se deixa enganar pq tem uma lider de lá que usa a união dos moradores para tirar proveito da situação.
como vcs sabem a politica do nosso pais e uma vergonha os candidatos a prefeito pagam a lider conhecida como (rosa) da comunidade dinheiro para que eles votem nele porque lá tem por volta de 250 eleitores,numa cidade igual a belo vale com 7 mil habitante e facil com que 250 voto eleja um prefito.
por tanto qualdo ela se candidatou a vereadora foi um bicheiro(EDSOM EMEDIATO DE OLIVEIRA) que pagou sua campanha,e na eleição sequinte ela se candidatou no mesmo partido e recebeu propina da oposição e deichou sua campanha e ela e a comunidade votou no partido da oposição que foi eleito com a diferença de voto da comunidade.
que vergonha ROSA
Unknown disse…
Isso mostra e envergonha o sistema governamental com historia destas mulheres guerreira e independente acho que pelo tal fato de ser independente fora por tanto tempo tratada desta maneira e o pior é que isso é verdade isso existe e existiu ainda com maior intensidade mas que bom que elas nao desistiram e hoje mostra pro mundo depois deste documentario o que é forma de vida e paz em comunidade so assisti o documentario mas gostaria muito de muito breve conhecer este lugar onde nao ha divisoes de poderes parabens a todos de noiva do cordeiro voces sao o verdadeiro exemplo de pessoas .

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado