DISCOVERY ANALISA O CONFLITO ENTRE ISRAEL E A PALESTINA NO DOCUMENTÁRIO RAÍZES DA VIOLÊNCIA


Documentário ‘Raízes da Violência’ conta com depoimentos do ex-Primeiro Ministro de Israel Ehud Barak e ex-Secretário de Estado americano James Baker

Na quinta-feira, dia 14 de agosto, às 21h, estréia no Discovery Channel o programa RAÍZES DA VIOLÊNCIA (ROOTS OF CONFLICT), um documentário que relata a história dos confrontos no Oriente Médio. O ponto de partida: a decisão das Nações Unidas de dividir a antiga Palestina e criar a terra natal dos judeus. Para documentar este fato, o programa revisita a História recente, mostrando o papel dos britânicos na decisão e as reivindicações dos judeus e árabes palestinos, que disputavam a mesma terra. Além disso, são mostradas imagens da Palestina antes da divisão.

O programa começa em 1947, mostrando a decisão das Nações Unidas de dividir a antiga Palestina e os eventos que se seguiram durante mais de 60 anos. Também em debate, os motivos pelos quais este conflito é tão difícil de ser resolvido.

Com entrevistas com figuras-chave dos dois lados da questão e historiadores palestinos e judeus, RAÍZES DA VIOLÊNCIA constrói cuidadosamente as razões emocionais, geopolíticas e históricas do desentendimento. Os entrevistados incluem: o ex-Primeiro Ministro de Israel Ehud Barak; o ex-Negociador e político Hanan Ashrawi; o ex-Secretário de Estado americano James Baker; o ex-Embaixador dos Estados Unidos para o Oriente Médio, Dennis Ross; negociadores da paz dos dois lados, além de testemunhas oculares de alguns dos mais importantes acontecimentos dos últimos 60 anos.

RAÍZES DA VIOLÊNCIA analisa detalhadamente esses eventos, entre eles: o estopim da Guerra de 1948 entre o recém-criado Estado de Israel e os países árabes que o cercam; a Crise de Suez; a Guerra de 1967; a forma como o terrorismo palestino começou a chamar a atenção de todos; os massacres – que chocaram o mundo – de civis por parte de aliados de Israel nos campos de refugiados de Sabra e Shatila; o efeito da Guerra do Golfo nas negociações de paz no Oriente Médio; a explosão das rebeliões, que incentivaram os processos de paz e levaram ao assassinato de dois negociadores-chave: Anwar Sadat, do Egito, e Yitzhak Rabin, de Israel.

Com um incrível material de arquivo – parte do qual nunca visto antes nem na Europa, nem nos Estados Unidos -, entrevistas marcantes e análises imparciais de historiadores, RAÍZES DA VIOLÊNCIA é um documentário fascinante sobre um confronto que já dura 60 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado