Nova série do Fantástico questiona: viver intensamente o presente ou investir no futuro?

Apresentada por Eduardo Giannetti, O Valor do Amanha estréia em 12 de agosto, com as participações especiais

do ator Matheus Nachtergaele e de Caetano Veloso, Tom Zé e Turíbio Santos

 

 A famosa fábula da cigarra e da formiga é um dos pontos de partida para a discussão:  viver intensamente o presente, sem pensar no amanhã, ou trabalhar duro hoje e ter a certeza de um futuro mais tranqüilo? Guiado por este dilema, o economista e filósofo Eduardo Giannetti começa a apresentar, a partir do próximo dia 12, no Fantástico, a série O Valor do Amanhã. A socióloga e documentarista Isa Ferraz assina o roteiro e a direção do quadro, que terá a participação do ator Matheus Nachtergaele na abertura de todos os episódios. Ele vai dramatizar célebres histórias que bem exemplificam o tema proposto: a necessidade de negociar com o tempo.  

 

O telespectador vai perceber que a discussão se encaixa perfeitamente em questões rotineiras. E que pode ajudar no dia-a-dia, seja na hora de fazer uma prestação para comprar a geladeira nova; seja na noite em que o adolescente troca a diversão com os amigos pela solidão do estudo. 

 

"Não pretendemos dar respostas prontas a ninguém e, sim, plantar uma semente desta dúvida no telespectador. O importante é que cada um pergunte para si mesmo se as escolhas no tempo refletem seus valores", explica Giannetti, que traz para o Fantástico uma discussão levantada no livro homônimo, de sua autoria. "Esse é um assunto que deve ser mais debatido no Brasil, país conhecido por viver intensamente o momento e pouco cuidar do futuro", ele avalia.

 

Professor do Ibmec São Paulo, Giannetti será o âncora da narrativa. Ao todo, O Valor do Amanhã  terá dez capítulos, de aproximadamente dez minutos de duração cada um.  Na abertura dos episódios,  Matheus Nachtergale contará histórias como Romeu e Julieta, Ulisses e as Sereias, Adão e Eva e, também, A Cigarra e a Formiga. Os enredos não foram determinados por acaso: falam de escolhas feitas pelos personagens. E de suas conseqüências.

 

"Diferentemente do espaço, onde podemos nos deslocar em vários sentidos, no tempo, o que passou, passou", diz Isa, explicando que os homens têm que lidar constantemente com a difícil tarefa de negociar com seu próprio tempo. "E este desafio não é simplesmente uma invenção humana", teoriza Giannetti. Não à toa, a série vai buscar exemplos na natureza. "Afinal, os pássaros fazem seus ninhos para proteger os filhotes; as árvores deixam cair suas folhas para atravessar o inverno e garantir 'alimento' no futuro. Faremos tais associações na série", enumera Isa.

 

Com uma lingaguem dinâmica e atual, O Valor do Amanhã  vai trazer à tona dilemas comuns vividos pelos cidadãos ao tomar decisões sobre dieta, saúde, finanças, profissão e relações amorosas. A apresentação dos temas será intercalada por depoimentos de antropólogos, psicanalistas, historiadores, neurocientistas, entre outros especialistas. Cada episódio abordará questões diferentes, desde as escolhas individuais do ser humano e suas armadilhas,  passando pela comparação entre impacientes e prudentes e pelos diferentes comportamentos em comunidade, chegando até as decisões sobre o meio ambiente - uma discussão tão em voga nos dias em que o aquecimento global toma conta das manchetes mundiais.

 

Além das entrevistas e da dramaturgia, os capítulos terão trilha sonora especial. Caetano Veloso gravou um clipe com nova interpretação para a música Oração ao Tempo, do álbum Cinema Trans cendental. Tom Zé também participará do quadro, que tem trilha original de Cacá Machado. O violonista Turíbio Santos executa um prelúdio de Villa-Lobos e fala da aposta no tempo que é tornar-se um virtuose. O cenário em que Matheus Nachtergaele dramatiza as fábulas foi criado pelo cenógrafo Hélio Eichbauer.

 

Ao final de cada episódio, Giannetti propõe desafios para que o telespectador faça sua própria reflexão. O que não é nada fácil. "O mais contraditório é que somos bombardeados com estímulos nas duas direções", explica Gianetti, sintetizando o espírito deste questionamento - sem dar soluções, como ele mesmo diz -, mas já deixando a pulga atrás da orelha: "Pôr mais vida em nossos anos ou pôr mais anos em nossas vidas?". 

 

O Fantástico é exibido aos domingos, a partir das 20h30.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado