“11 DE SETEMBRO: LEGADO NOCIVO” E “GUERRA ALHEIA” ESTRÉIAM NO DISCOVERY CHANNEL


Ambas as produções serão retransmitidas no dia 11 de setembro, como parte do especial Terça Negra.
O canal Discovery Channel apresenta no sábado 9 de setembro dois documentários inéditos que registram histórias vividas como conseqüência dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. Às 20h, estréia GUERRA ALHEIA, uma produção original realizada para o Discovery Channel que mostra o trabalho realizado pelo exército salvadorenho no Iraque.


Na seqüência, às 21h, vai ao ar 11 DE SETEMBRO: LEGADO NOCIVO, programa que analisa as conseqüências dos atentados de Nova York para o meio ambiente e para as equipes de resgate e de recuperação da Zona Zero do World Trade Center. Ambas as produções serão reprisadas no dia 11 de setembro, integrando o especial Terça Negra, com transmissão a partir das 21h.


GUERRA ALHEIA
Essa produção original constitui um relato sobre o atual conflito no Iraque, narrado por um grupo de militares das Forças Armadas de El Salvador. Realizado pela casa produtora Producción México para o Discovery Channel, o programa mostra as histórias de três oficiais do exército salvadorenho enviados ao Iraque como integrantes do Batalhão Cuscatlán, no período de agosto de 2006 a agosto de 2007.

Através das experiências do Sargento Edgar Rodríguez, do Tenente Francisco Henríquez Marroquín e do Coronel José Alfredo Giralt Barraza, o público terá acesso a uma faceta pouco
conhecida da guerra do Iraque.
Entre os países que originalmente integraram a força aliada multinacional no Iraque, alguns eram hispano-americanos: Espanha, Honduras, República Dominicana, Nicarágua e El Salvador.

Todos esses países já retiraram suas tropas do Iraque, com exceção de El Salvador.
Até o momento, El Salvador, um dos países da América Latina com o maior índice de pobreza, já enviou três mil soldados ao Iraque, divididos em oito contingentes, para ficar períodos de seis meses de duração. Nos primeiros anos, os soldados salvadorenhos eram designados para missões de escolta e treinamento da polícia militar iraquiana. As funções dos últimos batalhões, no entanto, têm estado centradas em ajuda humanitária e de reconstrução. Apesar do relativo baixo grau de periculosidade destas tarefas, cinco soldados salvadorenhos morreram vítimas de ataques de insurgentes até hoje.

GUERRA ALHEIA é uma produção original realizada para o Discovery Channel por
Producción México. O projeto conta com a supervisão de Michela Giorelli e Rafael
Rodríguez, por parte da Discovery Networks Latin America/US Hispanic.


11 DE SETEMBRO: LEGADO NOCIVO
Cinco anos depois dos atentados de 11 de setembro, muitos dos que atenderam aos primeiros apelos de ajuda padecem de sérias enfermidades. Quais são as conseqüências ambientais dos ataques terroristas e será que o governo norte-americano fez o necessário para garantir a segurança do público? A destruição do World Trade Center é considerada por alguns especialistas o “maior desastre ambiental ocorrido em Nova York”.

O programa 11 DE SETEMBRO: LEGADO NOCIVO analisa as conseqüências dos atentados para o meio ambiente e para a saúde daqueles que lidaram diretamente com a recuperação da Zona Zero. Também examina como o governo federal americano atuou diante da tragédia e pergunta qual é o legado tóxico do 11 de setembro.

No início do ano passado, um médico legista de Nova Jérsei determinou que a morte de um detetive policial de 34 anos em Nova York foi resultado de sua exposição à poeira tóxica no World Trade Center. Foi a primeira vez que uma morte foi atribuída à exposição à Zona Zero e teme-se que seja a primeira de muitas. Esta é apenas uma das histórias sobre o impacto dessa tragédia na saúde e nas vidas de milhares de pessoas.

Entre outros casos que serão contados: o para-médico do Corpo de Bombeiros de Nova York que ajudou os sobreviventes do colapso e foi forçado a deixar a profissão que adora; o trabalhador latino que limpava o interior dos prédios repletos de poeira e agora está tão doente que teme não ter o privilégio de ver seu filho crescer; o residente de Manhattan que voltou para seu apartamento em um arranha-céu e agora sofre de asma e teme o impacto a longo prazo na saúde de sua filha.

Nas semanas após o 11 de setembro, as necessidades políticas e econômicas exigiram que os negócios voltassem ao normal o mais rápido possível. No dia 17 de setembro, a Bolsa de Valores de Nova York reabriu e, no dia 18 de setembro, a Agência de Proteção Ambiental (EPA) emitiu uma declaração sobre o meio ambiente afirmando que o ar podia ser respirado com segurança.
Quase seis anos depois, o recém-nomeado “czar da saúde do 11 de setembro”, o Dr. John Howard, afirma que o desastre é o evento mais significativo da memória recente dos Estados Unidos e está se transformando também no caso médico mais importante daquele país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado