‘Menu Confiança’ viaja pela Alemanha em um especial de três episódios

 

A partir desta segunda-feira, dia 10, o "Menu Confiança" embarca em uma viagem enológica pela Alemanha. Durante três episódios, os assinantes poderão conferir as belezas da paisagem dos rios Reno e Mosela, detalhes sobre a cultura local e histórias das pequenas vinícolas localizadas à beira dos rios. Enquanto Renato Machado revela in loco os segredos da uva riesling, Claude Troisgros teve a missão no Brasil de harmonizar os pratos com os vinhos selecionados. O resultado, ao ar durante o mês de setembro, é surpreendente.

O primeiro produtor visitado por Renato, no programa exibido no dia 10, é o Dr. Loosen. No local, o jornalista foi recebido por Thomas Loosen, diretor da vinícola, que contou que na região conseguem vinhos únicos, numa combinação perfeita de clima e solo.  Além de poder apreciá-los durante as refeições, boas ocasiões para degustação é também no final de tarde ou após o jantar. Loosen disse ainda que os vinhos normalmente podem ser apreciados jovens ou mais velhos. No Brasil, Renato escolhe dois rótulos do produtor para degustação, enquanto Claude Troisgros prepara o foie gras com uvas, amoras e cerejas para a harmonização.  

No segundo programa, no ar no dia 17, o tom histórico é marcante. O assinante é levado para dentro do mosteiro Eberbach, do século XII, um dos cartões de visita da Alemanha onde foram gravadas algumas cenas do filme "O nome da rosa".  No local, também há produção de vinhos e Renato mostra algumas prensas românicas, de onde os monges preparavam a bebida. Ao lado do diretor da vinícola Kloster Eberbach, Renato degustou o Steinberg 1959, um dos vinhos mais procurados da Alemanha. 

 Renato também vai na vinícola do Dr. Bürklin-Wolf, onde é recebido na sala de degustação.  No local, imponente e com ar rústico, o jornalista degusta uma série de safras e aponta as características de cada um dos rótulos. Nesse programa, o prato escolhido por Claude é a truta ao riesling, que foi saboreada com dois rótulos do produtor Dr. Bürklin-Wolf.

No último programa da série, exibido no dia 24, o assinante é convidado a andar pelas ruas das pequenas cidades à beira do Mosela, revelando todo o charme da região. Tudo nas cidades gira em torno dos vinhedos, que são plantados nas encostas do rio, um ao lado do outro. Nesse episódio, o entrevistado é Johanes Selbach, da Selbach-Oster, que tem seus vinhedos plantados nessas condições. Ele revela que a riesling é uma uva versátil e que pode ser harmonizada com diversos pratos e em diversas ocasiões. Para comprovar, Renato sugere dois vinhos da Selbach-Oster que são servidos junto à galinha d´angola recheada com especiarias de Claude Troisgros.

Durante o mês de setembro, no "Menu Confiança", os assinantes poderão desfrutar do prazer de conhecer de perto a história e os segredos dos vinhos alemães ao mesmo tempo em que apreciarão receitas à procura da harmonização ideal.

 

Menu Confiança

GNT - Canal Globosat (NET/ Sky#41)
No ar toda segunda-feira, às 22h

Horários Alternativos:

Quartas-feiras, às 18h, quintas-feiras, às 12h,  sextas-feiras, às 7h, domingos, às 15h e segunda-feira, às 9h30.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado