CANAL FUTURA ESTRÉIA NOVA TEMPORADA DE "PASSAGEM PARA..."

Estréia nesta segunda-feira, dia 12, às 23h, a nova temporada do programa Passagem Para..., apresentado pelo jornalista Luís Nachbin, desde 2004, no Canal Futura.


A série vai ao ar de segunda a sexta, às 23h. Desta vez, Nachbin dá continuidade a seu giro pela América Latina, onde gravou 22 programas inéditos em países como República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, Haiti, México, Chile, Peru, Colômbia, Guiana Francesa, Suriname e Guiana, sempre com a mesma linguagem característica, que varia entre o documental e a crônica.


O programa mostra o modo de viver de cada local, revelando a cultura, a história e o comportamento das pessoas em diferentes países. No episódio de estréia, "Da prosperidade ao caos", Nachbin registra como está a situação do Haiti hoje. "Me senti despreparado. Não falo a língua e precisaria de muito mais tempo pra me ambientar antes de começar a gravar. Um sujeito branco, rico, explorador... Essa é a imagem que passei pra maioria das pessoas no Haiti. Em geral, só conseguia filmar na companhia das tropas brasileiras", revela o apresentador. O depoimento de Luís Nachbin retrata alguns aspectos de Porto Príncipe, capital do país mais pobre do continente e foco do primeiro programa da nova temporada.


O segundo episódio sobre o Haiti vai mostrar outro aspecto daquele país: a influência do vodu na cultura dos haitianos. O vodu é assunto constante na obra de Frankétienne, único escritor famoso que permaneceu no país, mesmo com perseguições políticas e miséria.


A série prossegue com um destino pequeno e desconhecido: o arquipélago de Santa Lúcia, que conquistou sua independência a menos de 30 anos. Que país tão jovem será este? Cheio de contradições que convivem em harmonia nas ilhas que formam Santa Lúcia, país marcado pelo multiculturalismo e qualidade de vida. Durante a viagem, Luís Nachbin conversa com o pesquisador Kennedy Samuel, que ajuda a entender a lógica do lugar.


E Nachbin não se cansa de fazer as malas! Na República Dominicana, Nachbin vê de perto a pressão migratória que chega do Haiti. Na ilha de São Cristóvão e Névis, que tem menos de 50 mil habitantes, o jornalista documenta um forte movimento separatista, no ambiente fascinante de um país com cara de interior, de um paraíso do Caribe dividido em dois.


No México, uma realidade bem diferente: na Cidade do México, Luís Nachbin foi dirigido por duas figuras bastante distintas: os taxistas Seu Francisco, dono de um fusca, e Israel, um garotão com um visual meio punk, que pilota um carro bem mais moderno. Já em Tijuana, veremos o perigoso sonho de cruzar o deserto em busca de uma vida melhor nos Estados Unidos. Um terceiro episódio mexicano vai registrar a cidade de Morélia, patrimônio da humanidade.


No Peru, Nachbin registra um momento especial daquele país: greve nacional dos professores, a não extradição de Fujimori do Chile, Machu Picchu eleita uma das 7 maravilhas do mundo, censura em exposição de charges.


Na Colômbia, o Passagem Para... vai mostrar a luta do país contra a violência. O clima fica mais ameno no Chile, onde vamos conhecer dois produtos importantes daquela economia (o vinho e o cobre), entender quem é Michelle Bachelet, presidente da república chilena, e nos deslumbrar com a paisagem do Deserto de Atacama.

Com esta tempor
ada, o programa chega a 122 episódios, gravados ao longo de 10 anos de viagens do jornalista, registrando 43 países. Confira a lista completa:


Índia, China, Tailândia, Japão, Tunísia, Itália, Mongólia, Finlândia, Zimbábue, África do Sul, Islândia, Ilhas Faroe, Irã, Canadá, Portugal, Chipre, Bósnia, Sri Lanka, Rússia, Estados Unidos, Cingapura, Malásia, Camboja, Laos, Costa Rica, Panamá, El Salvador, Guatemala, Argentina, Bolívia, Venezuela, Equador, República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, Haiti, México, Chile, Peru, Colômbia, Guiana Francesa, Suriname e Guiana (sublinhados estão os países da nova série, que estréia no dia 12 de novembro).


E, pelo visto, o giro de Luís Nachbin pelo mundo não deve acabar tão cedo. Uma próxima temporada, com estréia prevista para 2008, já começou a ser produzida. Para isso, o jornalista embarca em breve para Honduras e Nicarágua, para continuar sua viagem pela América Latina.

Comentários

Fabio disse…
Oi, gostaria de saber se a série Passagem para... é disponibilizada através de dvds para compra ?? Alguém sabe informar ??
Here we go disse…
A chamada do especial América Latina dizia ter uma passagem para Cuba, mas procurei na programação e não encontrei...O que aconteceu?!?!?! :(

Tabém gostaria de saber se há dispinibilidade em dvd.

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado