EUROCHANNEL homenageia o maior produtor do cinema português
Ciclo do Eurochannel revela a nova face do Cinema Português
Considerado em 1999, pelo Parlamento Europeu, o melhor produtor de cinema da Europa, Paulo Branco (FOTO) é homenageado pelo Eurochannel em novembro. Quatro de suas obras recentes compõem o Ciclo Paulo Branco: Os Caminhos do Cinema Português, que mostra o novo rosto da sétima arte em terras lusitanas.
Paulo Branco é hoje o produtor que mais emplaca filmes nos quatro principais festivais do velho continente – Cannes, Veneza, Berlim e Locarno. Aos 57 anos, ele já possui sua própria produtora, a Madragoa Filmes. Branco produziu filmes para o diretor Manoel de Oliveira como Um Filme Falado (2003) e O Quinto Império – Ontem Como Hoje (2004)
Confira a programação:
Eurocinema: Ciclo Paulo Branco: Os Caminhos do Cinema Português
O Fatalista
Estréia dia 9/11 (sexta-feira), às 22h30
O Fatalista (O Fatalista, Portugal/França, 2005)
Direção: João Botelho
Elenco: Rogério Samora, André Gomes e Rita Blanco
Gênero: Drama
Duração: 99 minutos
Sinopse: Para o motorista Tiago (Samora), tudo o que acontece "aqui em baixo" está escrito "lá em cima". Ele conduz seu patrão (Gomes) por uma estranha Portugal, onde vivem diversas histórias de amor. Entre aventuras desconcertantes, sexo à flor da pele e disputa pelo poder, eles encarnam a luta de classes. Inspirado na obra do filósofo iluminista Diderot.
Festivais: Seleção Oficial em Competição Festival de Veneza 2005, Toronto Film Festival, Mostra Internacional de Cinema de Sao Paulo, Festival de Sevilla, Washington Film Festival
Eurocinema: Ciclo Paulo Branco: Os Caminhos do Cinema Português
Coisa Ruim
Estréia dia 16/11 (sexta-feira), às 22h30
Coisa Ruim (Coisa Ruim, Portugal, 2006)
Direção: Tiago Guedes e Frederico Serra
Elenco: Adriano Luz, Manuela Couto, Sara Carinhas e Filipe Duarte
Gênero: Terror
Duração: 97 minutos
Sinopse: Uma família de Lisboa recebe um presente inesperado como herança: uma casa localizada em uma pequena aldeia do interior de Portugal. Segundo o povo local, no entanto, quem tem posse da propriedade acaba ganhando, também, uma maldição como presente.
Festivais: Fantasporto 2006 Competicao Oficial, Montreal Fantasia, Sitges International Competition, Brasil-Cineport, Pusan 2007
Eurocinema: Ciclo Paulo Branco: Os Caminhos do Cinema Português
98 Octanas
Estréia dia 23/11 (sexta-feira), às 22h30
98 Octanas (98 Octanas, Portugal, 2006)
Direção: Fernando Lopes
Elenco: Rogério Samora, Carla Chambel e Márcia Breia
Gênero: Drama
Duração: 94 minutos
Sinopse: Dinis (Samora) e Maria (Chambel) se conhecem quando ele descansa na estrada, em uma aparente coincidência. Do encontro, inicialmente quase sem palavras, o casal segue uma jornada com intensas passagens em motéis, além de conversas e momentos de silêncio. Por meio de revelações e mistérios, eles descobrem mais sobre si mesmos, tudo isso enquanto Maria espera que Dinis a leve à casa de sua avó.
Festivais: Torino Film Festival 2006, Brasil-CinePort 2007
Eurocinema: Ciclo Paulo Branco: Os Caminhos do Cinema Português
Transe
Estréia dia 30/11 (sexta-feira), às 22h30
Transe (Transe, Portugal/Itália/França/Rússia, 2006)
Direção: Teresa Villaverde
Elenco: Ana Moreira, Viktor Rakov, Robinson Stévenin e Iaia Forte
Gênero: Drama
Duração: 126 minutos
Sinopse: Sónia (Moreira) tem apenas vinte e poucos anos. Iludida, a jovem abandona amigos e família em São Petersburgo, na Rússia, e parte sem olhar para trás, sem ao menos perceber que um verdadeiro inferno a espera. Depois de passar por Alemanha, Itália e terminar no outro oposto do continente, Portugal, Sónia conhece a história de uma outra Europa – aquela em que os fracos ainda são explorados pelo tráfico.
Festivais: Quinzena dos Realizadores Festival de Cannes 2006, Festival de Toronto, Sitges, Festival de Sevilla, Mostra Internacional de Cinema de Sao Paulo, Rotterdam 2007, Lecce (Premio de Fotografia & Premio do Juri)
Comentários