TV CULTURA DESVENDA O UNIVERSO DA FÍSICA QUÂNTICA COM A IRREVERÊNCIA DE MARCELO TAS NA TV CULTURA.


No dia 10 de novembro, o olhar do telespectador nunca mais será o mesmo quando o assunto for física quântica. Isso porque a TV Cultura levará ao ar, às 19h30, o programa "O discreto charme das partículas elementares", que utiliza dramaturgia para simplificar este universo e torná-lo mais atrativo aos jovens. A data para a exibição da atração coincide com o "Dia Mundial da Ciência pela Paz e Pelo Desenvolvimento", que leva o selo da ONU (Organização das Nações Unidas).

Na atração, Marcelo Tas atua como um apresentador de TV, do tipo chapeleiro maluco, e leva a personagem principal, Rafael (Giovanni Delgado), para uma viagem em um mundo paralelo, com informações sobre átomos, elétrons, quarks, léptons e bósons mediadores e também sobre a teoria do big bang (uma das explicações para a origem do universo). Neste cenário, onde 70% dos espaços são digitais, os atores interagem quase que o tempo todo com o virtual, como se fosse um videogame onde o protagonista precisa passar por diferentes níveis. "O programa utiliza uma linguagem moderna e lúdica para tratar de um assunto que costuma ser árido para os jovens. Tudo isso, construído com uma diversidade de computação gráfica que contribui para ensinar e tornar a atração bem interessante visualmente", comenta Ricardo Elias (dos premiados "De Passagem" e "Os 12 Trabalhos), diretor da atração.

O roteiro de "O discreto charme das partículas elementares" foi inspirado em livro homônimo da professora Maria Cristina Abdalla - que contou com o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da reitoria da Unesp (Universidade Estadual Paulista) - e escrito por Claudio Yosida ("Os 12 Trabalhos") e Dani Patarra (roteirista de Batismo de Sangue).

A idéia é que o público-alvo do programa seja formado por adolescentes do ensino médio e interessados na ciência moderna. Um dos destaques do programa é um rap que apresenta o LHC (Large Hadron Collider - Grande Colisor de Hádrons, em português). A máquina, que entrou em funcionamento em 10 de setembro de 2008, é o maior acelerador de partículas do mundo, localizado no Cern (Organização Européia para Investigação Nuclear), em Genebra, na Suíça. Um de seus principais objetivos é explicar a origem da massa das partículas elementares e encontrar outras dimensões do espaço. A versão inglesa do rap possui mais de três milhões de acesso na internet. Para o programa foi feita uma adaptação para o português, interpretada pelo rapper Rincon Sapiência.

Segundo Tas, o programa servirá para mostrar que quase tudo em nossa vida está relacionado à física, especialmente, às partículas elementares. Para ele, o roteiro navega por um universo tão novo quanto desconhecido e traduz essa realidade complexa de maneira elegante e divertida. "O mundo já está vivendo essa tremenda novidade sem se dar conta, principalmente os jovens. Quando ele joga videogame, utiliza o iPod ou encosta o dedo em uma tecla é por causa das partículas elementares, quase tudo que fazemos hoje está ligado a isso".
"O discreto charme das partículas elementares" Exibição: segunda-feira (10/11), às 19h30, na TV Cultura

Duração: 52 minutos
Roteiro: Claudio Yosida e Dani Patarra
Direção: Ricardo Elias
Ass. de Direção: Joyce Abram Martirani
Produção: Lina Murano

Atores:
Marcelo Tas - apresentador de TV
Giovanni Delgado - Rafa
Sheyla Coelho - Marina
Flávia Garrafa - professora Helena
Ivo Müller - professor Maxwell

Participações especiais:
Professora Dra.Maria Cristina Abdalla - autora do livro "O discreto charme das partículas elementares" - UNESP (Universidade Estadual Paulista)
Professor Dr. Francisco Caruso Neto - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas do Rio de Janeiro
Professor Dr. J. A. Helayel Neto - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas do Rio de Janeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado