TV5MONDE estréia terça 10/02/2009: LE POINT programa jornalístico




TER 10 – 20h00

LE POINT

Programa jornalístico

Duração: 54 min

 

Com sua equipe de correspondentes cobrindo todo o território canadense e os quatro cantos do mundo, Le Point faz o contato direto com a notícia, onde quer que ela esteja.

 

INÉDITO

 

A ética e o dinheiro

A atualidade econômica dos últimos meses dá frio na espinha! Industrias fechando, desemprego, falência de alguns grandes bancos: o sistema econômico, em conjunto, está desgastado. O sonho do superconsumo virou um pesadelo. Na grande tormenta internacional, questões acabarão por impor-se, questões sobre as relações que temos com o dinheiro. 

Direção: Jean-Louis Boudou.

 

A Noruega, especialista em redistribuição

A Noruega é o terceiro exportador mundial de petróleo bruto, atrás da Arábia Saudfita e da Rússia. O país, um especialista em distribuição de riqueza, resolveu colocar de lado a quase totalidade da receita proveniente do ouro negro para as gerações futuras, o equivalente a um bilhão de dólares por semana.

Direção: Jean-François Bélanger.

 

A canola é verde?

A utilização de terras agrícolas para produzir biocarburantes é um dos fatores da crise alimentar mundial. Todos os anos, cem milhões de toneladas de cereais são utilizados para fabricar o etanol ou o biodiesel. A utilização da canola, tida como mais apropriada para a produção de biocarburante, ganha em popularidade. Frédéric Arnould quis saber se a canola é tão verde quanto os produtores afirmam ser.

Direção: Frédéric Arnould.

 

Dejetos à japonesa

O Japão, conhecido por sua alta tecnologia no tratamento de dejetos, é campeão da gaseificação. Esta tecnologia é uma solução de reciclagem dos dejetos pela compostagem, uma técnica muito corrente no Quebec.

Direção: Jean-François Bélanger e Benoît Roy.

 

No reino das cabeças grisalhas e dos robôs

No Japão, o envelhecimento da população é uma realidade muito concreta: um quarto dos habitantes do país terá mais de 65 anos em pouco tempo. Consciente dos desafios ligados a esta evolução demográfica, o governo lançou as empresas do país em uma verdadeira corrida tecnológica. Para cuidar dos mais velhos de modo apropriado, alguns robôs farão tarefas físicas, enquanto outros combaterão a solidão, a senilidade e a depressão.

Direção: Jean-François Bélanger e Benoît Roy.

 

Apresentação: Anne-Marie Dussault

Direção: Martin Barry

 

COM LEGENDAS EM PORTUGUÊS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado