CANAL NATIONAL GEOGRAPHIC APRESENTA “ESPECIAL EPIDEMIAS”

De segunda, dia 4, a sexta, dia 8, às 23h.

O Nat Geo explora os casos epidemiológicos mais espantosos da história e enfoca os vírus que têm colocado a humanidade em estado de alerta.

A partir de segunda-feira, dia 4 de maio, às 23h, o Nat Geo exibe um especial sobre as epidemias que açoitaram o mundo. A programação especial começa com "Gripe Fatal: Corrida contra o Tempo". Os telespectadores acompanham a história da "paciente zero", que após ser infectada pelo vírus da "super gripe" viaja pelo mundo dissiminando esse vírus. O sistema imunológico é forte o bastante para lutar contra esses invasores de rápida mutação? É possível deter a epidemia?

Na terça-feira, dia 5, às 23h, em  "Gripe das Aves",  Originada na Espanha, a gripe aviária de 1918 foi a pior pandemia da história. Atualmente, outra gripe aviária, causada pelo vírus H5N1, está colocando a raça humana em perigo e sofrendo mutação similar à gripe espanhola em velocidade alarmante. O H5N1 tem feito vítimas no sul da Ásia e foi detectado em aves na Europa e África. A qualquer momento, ele poderia originar uma doença transmitida pelo ar. Caso isto aconteça, será que estaremos preparados? "Gripe das Aves" mostra a horripilante projeção do que poderia acontecer em escala global se o vírus H5N1 sofrer uma mutação que favoreça sua transmissão de forma mais fácil entre os seres humanos.

Na quarta-feira, dia 6, às 23h, é a vez de "Virus a solta". Setembro de 1998: um fazendeiro do pequena cidade de Ampang, na Málasia, morre enquanto alimenta seus porcos. Dias depois, outros jovens contraem a mesma doença, cujos tratamentos convencionais não dão resultados. Os cientistas falam que a causa da doença é o "vírus nipah", até então desconhecido. O vírus se espalha pela Malásia e mata mais de 50% dos infectados. Quando a doença é rastreada, descobre-se uma combinação mortal de fazendeiros, morcegos e porcos famintos.

Na quinta-feira, dia 7, às 23h, vai ao ar "Bacteria Fatal". Centenas de pessoas ficaram seriamente doentes em 1996 quando uma bactéria se multiplicou descontroladamente na carne escocesa. O culpado foi o bacilo Escherichia coli 0157, um perigoso agente patógeno que pode provocar insuficiência renal, hemorragia, paralisia e, em certos casos, até mesmo a morte. O surto se transformou na epidemia de E. coli mais virulenta da história.

Na sexta-feira, dia 8, às 23h, o Nat Geo exibe "Um vírus desconhecido". Março de 2003: uma pessoa viaja de Guandong a Hong Kong, ambas na China, desencadeano uma série de eventos que poderiam levar a uma pandemia global. Ao observar que o vírus se espalhou por todo o continente, o Dr. Carlo Urbani, da OMS, começou a suspeitar que não se tratava de uma "pneumonia atípica", como foi diagnosticada pelos médicos chineses, mas sim um novo vírus. A partir dai, sua batalha para salvar as pessoas ameaça sua própria vida.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado