Noite especial do Eurochannel traz documentários sobre Chanel e Dior, ícones franceses da moda
Em Gabrielle Chanel, Um Estilo Imortal (Gabrielle Channel, An Immortal Style, França, 2001), o diretor Gilles Nadeau pesquisa a vida da mais famosa estilista francesa. Por meio de vídeos, fotografias e entrevistas, o especial explica os motivos que fizeram dela um mito e uma referência mundial. Amigos como Robert Goossens e profissionais do mundo fashion, como Edmonde Charleroux, Ines de la Fressange e Karl Lagarfeld, dão depoimentos que ajudam a desvendar a mente dessa lenda feminina.
Logo depois, o documentário Christian Dior – O Homem Por Trás do Mito (Christian Dior, Le Couturier et Son Double, 2005) mostra que, mesmo vivendo em meio à alta sociedade francesa, o estilista tinha em sua alma características totalmente diversas às geralmente atribuídas a personagens do mundo do glamour.
Veja a programação:
Eurofashion: Gabrielle Chanel, Um Estilo Imortal
Dia 13/5 (quarta-feira), às 22h
Nascida em 1883, Gabrielle foi educada em um colégio interno. Aos 20 anos, tentou trabalhar como bailarina e atriz, mas não conseguiu bons papéis em razão da baixa estatura. Em 1910, abriu sua primeira loja de chapéus. A partir daí, Coco (apelido com o qual ficou famosa) passou a frequentar a alta sociedade parisiense. Entre suas criações, estão as primeiras calças femininas, roupas esportivas para praia e hipismo, entre outras tendências. Dona de um vasto número de paixões, ela chegou a se envolver com um oficial alemão – o que lhe trouxe problemas depois da Segunda Guerra Mundial, inclusive fazendo-a deixar a França. A admiração de celebridades como Greta Garbo e Jackeline Kennedy ajudaram suas criações serem referência e um verdadeiro sucesso no mundo inteiro.
Eurofashion: Christian Dior – O Homem Por Trás do Mito
Dia 13/5 (quarta-feira), às 23h
De detalhes sobre o nascimento do gosto impecável do artista – que teve raiz em sua infância na Normandia, na elegância de sua mãe e na paixão por flores, arte e arquitetura – ao trabalho em sua Maison Dior, onde os funcionários faziam parte de uma grande família, o programa conta quem era o homem por atrás da marca que, de tão forte, sobreviveu à morte de seu próprio idealizador, em 1957. Criador do conceito New Look, ele resgatou a feminilidade da mulher, a grandiosidade da vida e o luxo, arrancados pelos tristes e pobres anos de Segunda Guerra Mundial. Ousado, Dior recolocou Paris no centro da moda mundial.
Comentários