‘GNT Folia’ traz o Carnaval para a telinha


DOCUMENTÁRIOS E 'HAPPY HOUR' EM SALVADOR FAZEM PARTE DA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Em fevereiro, o GNT faz o Carnaval do assinante. A programação especial "GNT Folia" traz a cobertura da folia em Salvador – com Astrid Fontenelle, no "Happy Hour" – e a faixa "GNT.doc" exibe documentários relacionados ao assunto. Entre eles, está o inédito "Notting Hill: O Carnaval Inglês".

De 12 a 16 de fevereiro, Astrid estará na capital baiana para comandar o "Happy Hour no GNT Folia", com duração de 20 minutos, às 19h. A transmissão será feita, simultaneamente, pela TV e pela internet. Os assinantes poderão acompanhar direto de um lugar privilegiado da festa: o camarote Expresso 2222, de onde será feita a transmissão. A apresentadora conversa com quem faz o Carnaval e circula pela cidade. Além do programete das 19h, o canal exibirá flashes, de hora em hora, das 18h às 23h, sendo que os três primeiros serão ao vivo. Esta será a primeira vez que o "Happy Hour" entra no ar ao final de semana.

Estreia na quinta-feira, dia 11, o documentário inédito "Notting Hill: O Carnaval Inglês", que conta a história da maior festa de rua da Europa, o Carnaval de Notting Hill. Em resposta a uma onda de violência racial nas ruas de Londres, essa celebração aconteceu pela primeira vez em 1959 e, através da música e da dança, tinha como único objetivo comemorar a diversidade cultural.

Em quatro episódios – às sextas-feiras, a partir do dia 5 – "Tantos Carnavais" traz perfis emblemáticos na história do Carnaval no Brasil. Um dos episódios é em homenagem ao mestre do samba Jamelão, que morreu em 14 de junho de 2008. Ele fala, canta, diverte-se e chora ao remexer em suas memórias. O programa ainda mostra grandes momentos do intérprete da Estação Primeira de Mangueira. E por fim, os notáveis do samba e as beldades Luiza Brunet e Valéria Valenssa relembram dias emocionantes de Sapucaí.

"Cartola – Música para os Olhos" vai ao ar no dia 8, e conta a história de um dos nomes mais importantes da música brasileira, responsável por clássicos como "As rosas não falam", "Tive Sim" e "Quem me vê sorrindo", entre outras composições. O filme tem como base entrevistas com amigos, parceiros e pessoas que conviveram com o mestre Cartola.

No dia 14, é a vez de "Paulinho da Viola – Meu Tempo é Hoje". O documentário, dirigido por Izabel Jaguaribe e com roteiro do jornalista Zuenir Ventura, é um perfil afetivo do cantor, instrumentista e compositor. O filme mostra seus mestres e amigos, suas influências musicais e percorre sua rotina discreta e muito peculiar, em suas atividades e hábitos desconhecidos do grande público. Mas a grande revelação vem das reflexões do músico sobre um único tema: o tempo. Há ainda encontros musicais memoráveis com Marina Lima, Elton Medeiros, Zeca Pagodinho, Marisa Monte e a Velha Guarda da Portela.

"Filhos de Gandhy" é exibido no dia 15 e revela a origem e as histórias do bloco carnavalesco de mesmo nome, através das memórias de seus idealizadores. Os desfiles do grupo no carnaval de 1999 e a comemoração dos 50 anos também são contados, além da viagem de Gilberto Gil e mais quatro companheiros à Índia.

O filme "Brasileirinho", exibido no dia 21, faz um passeio pelo universo do chorinho e de suas diversas vertentes. Ao longo da narrativa, o documentário revela as relações de convivência nas rodas, mostra a reverência dos jovens músicos pelos mais antigos e como o ritmo, então confinado nos redutos de chorões, alcançou as oficinas de música e de dança.

A programação especial inclui, ainda, o documentário "Carmen Miranda – Bananas is my Business". O filme traz um precioso material de pesquisa, imagens da cidade onde ela nasceu em Portugal, dos lugares onde trabalhou no Brasil e nos Estados Unidos, cenas de seus filmes e depoimentos.

 

HAPPY HOUR NO GNT FOLIA (12 a 16 de fevereiro)

Apresentação de Astrid Fontenelle

Ao vivo às 19h

Flashes de hora em hora, das 18h às 23h

 

NOTTING HILL – O CARNAVAL INGLÊS – INÉDITO

No ar quinta-feira, dia 11, às 21h

Horários alternativos: segunda-feira, dia 15, às 11h; de quinta para sexta-feira, dia 19, às 5h

 

TANTOS CARNAVAIS

No ar às sextas-feiras, a partir do dia 5, às 14h

 

CARTOLA – MÚSICA PARA OS OLHOS

No ar segunda-feira, dia 8, às 21h

 

PAULINHO DA VIOLA – MEU TEMPO É HOJE

No ar domingo, dia 14, à 0h30

 

FILHOS DE GANDHY

No ar segunda-feira, dia 15, às 21h

Horário alternativo: terça-feira, dia 16, às 13h30

 

BRASILEIRINHO

No ar domingo-feira, dia 21, à 0h30

 

CARMEN MIRANDA – BANANAS IS MY BUSINESS

No ar segunda-feira, dia 22, às 21h

Horário alternativo: terça-feira, dia 23, às 13h30

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado