TV Cultura homenageia São Paulo com programas sobre a cidade
Crônicas de São Paulo, Histórias dos Bairros e Arena Conta Arena diversificam forma de perfilar uma das mais importantes cidades do planeta, que comemora, no próximo dia 25, 456 anos
No mês em que a cidade faz aniversário, a TV Cultura inclui na sua programação três atrações semanais que, além de resgatar traços históricos de São Paulo, ampliam o diversificado mosaico sóciocultural da maior metrópole do Brasil. São elas: Crônicas de São Paulo, Histórias dos Bairros e Arena Conta Arena. Juntas, elas integram o especial São Paulo 456 Anos. A estreia será no próximo domingo (10/1/2010). Os dois primeiros programas serão exibidos consecutivamente a partir das 22h. Já o Arena Conta Arenaocupará a faixa das 22h30.
Crônicas de São Paulo
Com uma linguagem atrelada ao universo do curta-metragem, o programete Crônicas de São Paulo – a definição programete é por conta da sua duração, que varia de 5 a 10 minutos – reúne uma série de obras audiovisuais que abordam temas característicos da capital paulista. Intervenção urbana, despoluição de São Paulo e a passagem do tempo são alguns dos assuntos. Entre os dias 10 e 31 de janeiro, vão ao ar, aos domingos, os curtas Samparkour, Cidade Limpa, Fatia Paulista eSão Paulo Além das Horas.
A origem do Crônicas de São Paulo vem de um projeto homônimo realizado pela Secretaria Municipal de Cultura em 2007, que selecionou, por meio de edital, dez propostas de curtas-metragens.
Histórias dos Bairros
Foi iniciativa da mesma pasta a criação de Histórias dos Bairros. Fruto também de um edital, o projeto selecionou 20 documentários que retratam história e geografia de bairros da metrópole paulistana. Durante quatro domingos de janeiro, a TV Cultura põe no ar, logo após o Crônicas de São Paulo, os filmes Pompeia e Vila Romana – A Geografia que Une Caminhos Diferentes (10/1), Cinzas Eternas – Uma Declaração de Amor a Lapa (17/1), Doces Lembranças – Histórias Saborosas do Pari (24/1) e Caixa Mágica (31/1).
Arena Conta Arena
Fechando a lista dos especiais em homenagem à cidade que nunca para, a emissora ainda conta a história de um dos mais simbólicos espaços teatrais de São Paulo. O programa Arena Conta Arena, que começa dia 10/1 e vai até a véspera do aniversário de São Paulo (24/1), desenha o perfil cronológico do Teatro de Arena, apontando fatos sociopolíticos que o acompanharam. E apresenta depoimentos de seus principais integrantes, como Augusto Boal, Gianfrancesco Guarnieri, Eva Wilma, Antonio Fagundes e Rolando Boldrin.
Oriundo de uma iniciativa da Cia. Livre da Cooperativa Paulista de Teatro, o projeto foi viabilizado através do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Estado da Cultura, e teve apoio do Centro Cultural São Paulo.
As reprises dos programas irão ao ar às quartas, a partir do dia 13/1. Crônicas de São Paulo e Histórias dos Bairros serão reexibidos à 1h30; Arena Conta Arena, às 2h.
Serviço (Programação do mês de janeiro):
CRÔNICAS DE SÃO PAULO
Horário de exibição: 22h
10/jan – Samparkour
Samparkour revela a cidade de São Paulo sob o ponto de vista de um atleta que pratica o Le Parkour. O curta acompanha as intervenções de Zico Corrêa em importantes pontos da metrópole.
17/jan – Cidade Limpa
Uma visão do sentimento dos paulistanos por ter uma cidade efetivamente limpa, sem os esqueletos de outdoors que sobraram espalhados pela cidade.
24/jan – Fatia Paulista
Utilizando-se do subgênero chamado "trecho da vida" (slice of life), em que acompanhamos acontecimentos relativos a um ou mais personagens ao longo de um período mais ou menos delimitado, a animação Fatia Paulista mostra situações simultâneas que acontecem na cidade de São Paulo.
31/jan – São Paulo Além das Horas
O tempo e a percepção de como ele transformou a cidade, sob a ótica de Augusto Fiorelli, o relojoeiro que ao longo de 60 anos ajustou os principais relógios de rua de São Paulo.
HISTÓRIAS DOS BAIRROS
Horário de exibição: 22h (logo após o Crônicas de São Paulo)
10/jan – Pompeia e Vila Romana – A Geografia que Une Caminhos Diferentes
Uma viagem pelo tempo para contar a história de Vila Romana e Pompéia, dois bairros da zona oeste de São Paulo marcados pela imigração de italianos no início do século 20. O filme parte de uma Pompéia conhecida como berço do rock no Brasil e que originou grupos como Mutantes, Tutti Frutti, Made in Brazil e elevou o bairro ao status de uma "Liverpool Brasileira". Por outro lado, Vila Romana é retratada pelo romantismo de suas origens, seu trabalho, crescimento e o começo de uma verticalização que preocupa moradores e põe em risco a memória de um bairro cujo charme é seu jeito de interior.
17/jan – Cinzas Eternas – Histórias de Paixão pelo Bairro da Lapa
Acompanhamos aqui a história de Osmar Bueno de Carvalho, um dos criadores da bandeira da Lapa e participante ativo da vida social e política da comunidade desde 1927. Falecido há nove anos, deixou por escrito seu desejo de que suas cinzas fossem espalhadas por algumas das ruas em que viveu por toda a vida. Essa e outras histórias de paixão pelo bairro são retratadas em Cinzas Eternas.
24/jan – Doces Lembranças – Histórias Saborosas do Pari
O cheiro das antigas fábricas de doces que funcionaram durante décadas no bairro impregnou a memória de diversas gerações de famílias aqui residentes. É justamente pelo olfato que o documentário Doces Lembranças resgata as histórias do Pari. Com mais de 400 anos de existência, tornou-se uma pequena babilônia: árabes, portugueses, libaneses, bolivianos, armênios, sírios e italianos se misturam nesse documentário.
31/jan – Caixa Mágica
Um documentário sobre a influência da imigração árabe na região do centro de São Paulo, precisamente nas imediações da Rua 25 de Março, conhecida por seu intenso comércio. Misturando linguagem documental e ficção, conta com a participação de atores, historiadores e representantes da comunidade árabe que viveu e ajudou a construir a trajetória do bairro.
ARENA CONTA ARENA
Horário de exibição: 22h30
10/jan – 1º Programa (1953 a 1959)
Programa fala da fundação da Primeira Companhia de Teatro em Arena e de histórias do espetáculo Eles não Usam Black-Tie.
17/jan – 2º Programa (1959 a 1963)
Segunda parte do especial retrata a criação de uma dramaturgia brasileira e o novo jeito de interpretação. Dá atenção também aos atores que ajudaram e ainda ajudam a contar a história do teatro brasileiro.
24/jan – 3º Programa (1965 a 1972)
Na pauta, os musicais, os teatros político e humano, a resistência política da época, a censura, o ano de 1969 e o exílio.
Comentários