BOLETIM DA RÁDIO CULTURA

BOLETIM DA RÁDIO CULTURA FM (103,3 mHz)
10 a 16 de maio de 2010
www.tvcultura.com.br/radiofm

 

 

SÁBADO, DIA 15, ÀS 22h – MAPA-MÚNDI – Esta edição do programa apresentada por Cynthia Gusmão mostra o encontro de duas tradições musicais indo-européias.  O compositor e virtuoso da kamancha e do setar Kayhan Kalhor, um dos mais importantes músicos iranianos da nova geração, apresenta-se ao lado de dois grandes músicos indianos: Shujaat Huassain Khan, intérprete do sitar e Swapan Chauduri, mestre da tabla

 

DOMINGO, DIA 16, ÀS 9h – LAUDATE DOMINUM  Laudate Dominum traz uma obra de Carl Heinrich Graun que nunca foi tansmitida no Brasil: Te Deum para solistas, coro e orquestra e Lasset uns freuen und fröhlich sein, moteto para coro e baixo contínuo.  Essa atração é apresentada por Amaral Vieira.

 

DOMINGO, DIA 16, ÀS 12h – BANCHETTO MUSICALE – Apresentado por Alfredo Alves, o título dessa edição do programa Dos efeitos nascem os afetos foi a premissa de uma sociedade barroca que viveu às expensas do absolutismo monárquico e que procurava, sobretudo, a sublimação, a contemplação e a percepção grandiosa da religião e das formas da nobreza. Entre os já consagrados compositores do barroco italiano, como Vivaldi, Geminiani, Pergolesi e o quase pré-clássico Sammartini, é importante destacar o universo dos anônimos, mais difuso e mais abrangente. Esses músicos tornaram-se mais ou menos conhecidos, como é o caso de John Baston e Johann Christoph Pepusch. O primeiro, apesar de pouco conhecido nos nossos dias, foi um compositor importante da Inglaterra do século XVIII. Publicou algumas obras para flauta no Delightfull Pocket Companion de John Simpson. Apesar de origem obscura, conhece-se pelo menos seis concertos para flauta e o que será apresentado tem uma estrutura simples de três movimentos.

 

DOMINGO, DIA 16, ÀS 11h – A FAMÍLIA BACH – UMA GENEALOGIA DA TONALIDADE – A Família Bach, com uma árvore que se iniciou no século XVI e se estendeu até o século XIX foi, por coincidências históricas e dedicação musical, o tronco da tonalidade que se iniciou com Veit Bach, morto em 1576, e culmina com a engenhosidade de Johann Sebastian, morto em 1750. A genealogia da família não terminou no século XVIII, estendeu-se até Wilhelm Friderich Ernst Bach, morto em 1845. Em outras palavras, essa família originária da Turingia foi, por assim dizer, a base do sistema tonal, reformulando-o e estudando-o, como Johann Sebastian e seus filhos, ou simplesmente executando, como os outros membros. Na programação obras inusitadas de membros dessa família, como a Missa Brevis de Johann Nikolaus Bach (1669-1753) e o moteto Ich Danken dir, Gott, de Heinrich BACH (1615-1692).

 

 

 

BOLETIM DA RÁDIO CULTURA BRASIL (1.200 kHz)
 www.radioculturabrasil.com.br

 

DOMINGO, DIA 9, ÀS 14h – SOLANO RIBEIRO E A NOVA MÚSICA DO BRASIL – Apresentado por Solano Ribeiro, a atração convida o ouvinte a apreciar a cantora Maria Platero, jovem artista paulistana que lança o CDCódigo de Barras. A cantora Eliane Guimarães e o violonista André Bedurê marcam presença com o álbum Saudosismo. O CD conta somente com obras do passado de músicos como: Cartola, Nelson Cavaquinho, Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Zé Kéti e Caetano Veloso. Reciclar é o título do disco do grupo Etinus4. Preocupados com o meio ambiente, cada músico do quarteto toca vários instrumentos, o que possibilita versatilidade com textura de madeira e pitadas de eletrônico. Para encerrar, Solano apresenta o trabalho da cantora Carmem Manfredini em parceria com o grupo Tantra. Eles lançaram o CD intitulado O fim da infância.

 

QUINTA, DIA 13, ÀS 20h – A VOZ POPULAR  Com apresentação de Luís Antônio Giron, A Voz Popular traz o cantor carioca Eduardo Dussek. Nos anos 80 ele despontou como um grande talento vocal renovador, um compositor paródico que possui raízes profundas no canto popular do Brasil. O intérprete participa do programa com depoimentos exclusivos, falando sobre suas influências e a busca por um estilo particular. No repertório do programa, Rock da cachorra, de Léo Jaime; Quem dá mais, de Noel Rosa; e Adeus batucada, de Assis Valente. O programa A Voz Popular será reapresentado no domingo, dia 16, às 7h.

 

SÁBADO, DIA 15, ÀS 19h00 – ROCK CULTURA – Com apresentação de Nico Prado e César Gavin, o Rock Cultura apresenta canções de Tony Campelo, Albert Pavão, Jerry Adriani, George Freedman, Slvinha, O Bando, Sá, Rodrix e Guarabyra, Belchior, Elis Regina, 14 Bis, Marcelo Nova, Camisa de Vênus e Cachorro Grande.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado