Nova série do Eurochannel, dirigida por Anne Imbert, revela particularidades de gênios da música que viveram a era de ouro de Paris
O que Mozart, Prokoviev, Faure, Debussy, Offenbach, Stravinsky, Liszt e Verdi têm em comum? Tirando a música, todos eles viveram em Paris, durante um momento especial de suas vidas. Com a série inédita e exclusiva Paris dos Grandes Compositores, o Eurochannel apresenta um documentário por mês sobre a relação desses grandes artistas da música clássica com a Cidade Luz. A produção aproxima o telespectador da Paris da época desses mestres, proporcionando uma visão intimista e saudosista de um vibrante período da história.
Tendo como mote que o ambiente e a situação de uma época são fatores determinantes para a criação, em cada episódio o canal faz uma verdadeira viagem no tempo para ilustrar a casa, a rua, o bairro e as características mais relevantes da cidade para os artistas. Conhecer todos esses aspectos é como viajar pelos bastidores secretos da mente do músico, possibilitando uma compreensão maior de sua obra.
Paris dos Grandes Compositores é mais uma atração que justifica o compromisso do Eurochannel com o melhor da cultura europeia. Desta vez, resgatando a época de ouro de Paris com destaque para os lugares favoritos dos gênios da música que por lá passaram, incluindo salões, bares e óperas. Todos os documentários são dirigidos por Anne Imbert, responsável por outros sucessos recentes do gênero no Eurochannel, como Germaine Dulac – Perguntas de Cinema, Alexander Sokurov – Perguntas de Cinema e Erik Satie, O Filho das Estrelas e André Malraux.
Dia 10/5, segunda-feira, às 20h, Paris dos Grandes Compositores estreia com episódio dedicado a Mozart. Veja sinopse abaixo.
Euromagazine: Paris dos Grandes Compositores
Parte I: Mozart – 8 rue du Sentier
Estreia dia 10/5 (segunda-feira), às 20h
Direção: Anne Imbert
Duração: 26 minutos
Sinopse: A série não poderia começar sem as experiências de Mozart em Paris. Em 11 de março de 1778, o austríaco Wolfgang Amadeus Mozart e sua mãe se mudam para a rue du Sentier, número 8. Em busca de trabalho, o famoso compositor percorre os lugares mais freqüentados da cidade e conhece as pessoas mais influentes.
Comentários