Canal Brasil apresenta "Retratos Brasileiros" com Mariza Leão neste domingo, às 18h.


RETRATOS BRASILEIROS – MARIZA LEÃO – DOIS CIGARROS e UMA CHAMPANHE

A VIDA e A OBRA DE UMA DAS MAIS ENGAJADAS PRODUTORAS BRASILEIRAS

DIREÇÃO DE BETSE DE PAULA

 

INÉDITO e EXCLUSIVO: Retratos Brasileiros – Mariza Leão – Dois Cigarros e Uma Champanhe (2010) (25') – Uma das profissionais do cinema mais engajadas na formulação de políticas de fomento audiovisual, Mariza Leão construiu uma sólida carreira amparada na produção executiva de grandes sucessos cinematográficos. Leila para Sempre Diniz (1975), Até a Última Gota (1980), O Homem da Capa Preta (1986), Lamarca (1994) e Meu Nome Não É Johnny (2008) são alguns dos títulos que constam em sua filmografia.

 

Casada com o cineasta Sérgio Rezende, Mariza credita ao marido sua entrada no universo da sétima arte: "Eu ia ser jornalista, pois sempre gostei de escrever, mas ele queria fazer cinema. Fui para o cinema por causa dele", confessa. Além do casamento, os dois mantêm a sintonia também no lado profissional, já que ela produziu praticamente todos os filmes de Sérgio. Trabalhou ainda com Murilo Salles, em Nunca Fomos Tão Felizes (1983); Bruno Barreto, em Romance da Empregada (1987) e Lui Farias, em Lili – A Estrela do Crime (1988), dentre outros.

 

O desenvolvimento de políticas de estímulo à produção audiovisual sempre foi uma de suas maiores preocupações. Logo após a criação da Riofilme, Mariza assumiu a diretoria da distribuidora, cargo que ocupou em 1992, mostrando fundamental importância para a recolocação do filme brasileiro em cartaz. Atualmente, preside o Sindicato Interestadual da Indústria do Audiovisual do Rio de Janeiro (Sicav), que visa a dar suporte jurídico e econômico à indústria cinematográfica do estado.

 

No programa, dirigido por Betse de Paula, o público conhece um pouco mais de sua trajetória, as curiosidades por trás das produções que realizou, a primeira experiência como roteirista em Meu Nome Não É Johnny (2008), além de seus novos projetos, como o longa Sex Delícia (2010). Para ela, o produtor não é só aquele que capta os recursos, mas também um coautor: "Eu só tenho o prazer de produzir porque me sinto 'autoralmente' no filme, participando dos ensaios, da escolha do elenco, dando sugestões de montagem e roteiro."

 

Domingo, dia 27/06, às 18h e sexta, dia 02/07, às 10h.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado