As novidades e os especiais de fim de ano na Globo

 

Novidades dia e noite! Assim será o último mês de 2010 na tela da Rede Globo. São especiais de fim de ano, shows, filmes e entrevistas que começam a ser exibidos a partir desse domingo, dia 12, com a estreia de 'O Relógio da Aventura', seriado com cinco episódios que irá ao ar aos domingos, logo após 'Aventuas do Didi'.

 

Em 'O Relógio da Aventura', um relógio leva um menino à Roma Antiga.  O presente, legado do vovô Neco (Marcos Caruso) para seu neto João (Miguel Arraes), transporta o garoto no tempo e no espaço para que ele viva histórias inesquecíveis.  A direção-geral é de Marcio Trigo e a redação final é de Cristiane Dantas. "É um programa voltado tanto para o público infantil como para toda a família. Trabalhamos com códigos para falar com crianças mais novas, crianças mais velhas, pais, mães e avôs. Para isso, ter uma história bem contada é fundamental", disse Márcio Trigo. 

João é suspenso da escola, ao se meter numa briga com Guto (Matheus Costa) para defender o amigo Julinho (Caio Manhente). Quando João chega em casa, seus pais Geraldo e Regina, vividos por Enrique Diaz e Heloisa Perissé, o colocam de castigo. Sem poder sair, ele tem que aguentar as provocações do irmão Pedro (Igor Rudolf). O avô, que adora o jeito bondoso e imaginativo do neto, o presenteia com um brinquedo especial e antigo seu: o relógio da aventura. "Está sendo muito bom fazer um avô bondoso, depois de ter interpretado um vilão. Tenho tido a sorte de atuar em papéis muito diversos", afirmou Marcos Caruso que, na trama, é casado com a vovó Inês, vivida por Nivea Maria. "A troca de experiências com crianças e jovens na profissão é muito gostosa", disse a atriz.

Com o presente, João vai à Roma antiga, onde faz um amigo e descobertas históricas incríveis, inclusive no palácio do imperador (Enrique Diaz). Na parte brasileira da trama, Enrique interpreta Geraldo, o pai de João. Outros integrantes do elenco também fazem essa divertida dobradinha de papéis, ora como personagens da vida atual de João, no Brasil, ora como romanos que o menino conhece em suas aventuras com o relógio. "Como mãe de João, sou mulher urbana, que vive 'equilibrando pratos' no dia a dia. Já a Livia, mulher do imperador, que também interpreto, tem a calma daquela época", explicou Heloisa Perissé.


Sempre que o relógio de João brilha, ele é transportado de volta à casa. E vice-versa. Assim, o castigo acaba sendo prazeroso e educativo e, quando termina, novas surpresas aguardam João em casa.

'O Relógio da Aventura' tem direção-geral de Márcio Trigo e direção de Paola Pol. É uma criação de Márcio Trigo e Luciana Cardoso, com texto de Cristiane Dantas, Guilherme Vasconcelos, Luciana Cardoso e Teresa Frota. A redação final é de Cristiane Dantas. E o elenco conta ainda com a participação de Naura Schneider, Killiana Britto, Cássio Reis, Oberdan Júnior,  Anderson Muller e as crianças Matheus Costa, Igor Rudolf, Mell Maia e Mariana Azevedo.

 

O pessoal do 'Zorra Total' traz o clima de Natal já no programa do sábado, dia 18. A criançada do quadro 'Vamos brincar de quê?' usa toda a imaginação para brincar de "Bom Velhinho". Marina (Samanta Schmutz) será o Papai Noel, Caroline (Katiuscia Canoro) a sua assistente e os meninos, as renas. Mas, como é de costume, o espírito de paz e comemoração não vai durar a noite toda.  

 

Logo depois, o 'Altas Horas' encerra as comemorações dos 10 anos do programa. Mais uma vez privilegiando a música e grandes encontros, Serginho Groisman recebe Gilberto Gil, que faz duetos com 10 convidados Erasmo Carlos, Sandy, Daniela Mercury, Zeca Pagodinho, Céu, Samuel Rosa, Bebel Gilberto, Dinho Ouro Preto, Carlinhos Brown e Yamandu Costa.

 

No dia seguinte, domingo, dia 19, antes do segundo episódio de 'O Relógio da Aventura', Renato Aragão e seus atrapalhados parceiros recebem padre Fábio de Melo em 'Aventuras do Didi' para  celebrar o Natal. Através de uma cerimônia de batismo, Didi (Renato Aragão) e sua turma explicam o significado deste ritual.   

 

Também já em ritmo de Natal, o grupo Roupa Nova participa do 'Video Game' da semana do dia 20. Nessa  segunda-feira, o 'Tela Quente Especial' exibe "Um Natal Brilhante",  logo após ´Passione`.  A comédia trata de Steve (Matthew Broderick), um médico que adora comemorar o Natal. Todo ano ele segue uma série de curiosas tradições, que muitas vezes desagradam sua esposa Kelly (Kristin Davise seus filhos Madison (Alia Shawkat) e Carter (Dylan Blue). A alegria natalina de Steve é destruída, porém, quando Buddy Hall (Danny DeVito), um vendedor de carros, torna-se seu vizinho. Logo surge uma rivalidade entre eles, envolvendo as comemorações de fim de ano.

 

No dia 21, tem a exibição do último episódio de 'As Cariocas'. 'A Traída da Barra' tem a atriz e apresentadora Angélica como Maria Teresa, que, após flagrar o marido com outra, passa a ter a vingança como sua principal motivação.  Não será exibido o'Profissão Repórter' neste dia. 

 

A noite da quarta-feira, dia 22, fica  por conta do divertido 'Papai Noel Existe!!'. Regina Casé interpreta Francis,  uma vendedora alegre e criativa de uma loja da Saara, região de comércio popular bastante movimentada do centro do Rio,  especialmente durante temporadas festivas, como Natal. Francis vai disputar as vendas com  Robson Luiz (Rodrigo Santoro) e  Suelen (Katiucia Canoro). Robson é camelô e Suelen tem uma loja na Saara e vive imitando o que a equipe de Seu Habib (Isaac Bardavid), dono da loja onde Francis trabalha, inventa para vender. Francis Jalmir (Douglas Silva) e Gilmar (Darlan Cunha) trabalham com Francis.  O programa conta, ainda, com Érico Brás no elenco, como o personagem Zero Um, chefe do camelódromo.   O grupo ExaltaSamba  também participa do especial. O especial  marca a volta de Regina Case à dramaturgia e é dirigido por Estevão Ciavatta. O programa tem texto de Patricia Andrade, Péricles Barros, Estevão Ciavatta, Regina Casé e Guel Arraes. A redação final é de Guel Arraes. 

 

Em seguida, a Rede Globo exibe'Diversão.com', o primeiro texto de Juca de Oliveira adaptado para TVBaseada na peça "Qualquer Gato Vira-lata Tem Uma Vida Mais Sadia que a Nossa", a trama gira em torno de uma empresa de eventos, onde trabalha Luciana (Mariana Lima), linda jovem que teve um caso com o chefe, Rodolfo (Marcio Garcia), que é casado. Na empresa também estão grandes amigos de Luciana, Tales (André Gonçalves) e Paula (Christine Fernandes), cada um com temperamento bem específico, cheios de humor. Tales é louco por Paula, que não dá bola para ele e acaba se envolvendo em uma grande roubada: ela sai com Pradinho (Matheus Rocha), um bonitão yuppie, que coloca na internet cenas da intimidade dos dois. Os amigos de Paula assistem, ficam indignados e tentam resolver antes que ela veja, mas não conseguem. Ela fica envergonhada e com medo de que isso a prejudique no trabalho. Isso tudo acontece em meio aos preparativos de uma grande festa de réveillon.

 

Na antevéspera do Natal, quinta-feira, dia 23,  'A Grande Família' está em polvorosa com a viagem que farão para comemorar o nascimento de Jesus. O destino é Miami (EUA). Empolgadíssimos, Nenê (Marieta Severo), Bebel (Guta Stresser), Agostinho (Pedro Cardoso) e Tuco (Lúcio Mauro Filho) fazem planos pensando nas compras, enquanto o sempre prevenido Lineu (Marco Nanini) orça os gastos de cada um. Quando a viagem parecia decolar, o destino prega uma peça na família Silva e os planos para um Natal internacional são interrompidos. O resultado é uma celebração imperdível com direito a discussão, trapalhadas e muito bom humor. O episódio 'A Última Ceia' tem redação de Mariana Mesquita, Max Mallmann, Bernardo Guilherme e Marcelo Gonçalves. 'A Grande Família' tem direção-geral de Olívia Guimarães e Daniela Braga e direção de núcleo de Mauricio Farias.

 

Depois da família Silva, ainda no dia 23, é hora de outra família contar uma boa história no especial 'Tal Filho, Tal Pai'.  Fiuk é filho de um cantor famoso, Fábio Júnior, e planeja traçar os mesmos rumos do pai na carreira musical. Bárbara Leão (Alessandra Negrini), uma crítica de música das mais influentes e respeitadas, aniquila todos os esforços do primeiro trabalho que o garoto produz com o pai. Fiuk segura o choro e segue em frente com humildade e vontade de aprender pedindo, inclusive, conselhos à Bárbara. Ele vai acabar montando uma banda de rock, sendo empresariado por Edu (Eri Johnson). O programa trata com franqueza das dores e delícias que permeiam o  mundo dos jovens. A namorada apaixonada, a prima tentadora, o rock'n roll, uma excursão "trash", muitas roubadas. 'Tal Filho, Tal Pai' fala também do relacionamento aberto e sem rodeios entre um pai solteiro e seu filho adolescente. O texto é de Ingrid Zavarezzi e a direção, de Mário Márcio Bandarra. 'Tal Filho, Tal Pai' é uma obra de ficção e não a biografia dos atores que na vida real também são pai e filho. 

 

No 'Mais Você' da sexta-feira, dia 24, Ana Maria Braga e Louro José fazem um programa totalmente natalino. Além de falar sobre os últimos preparativos para a noite de Natal, a apresentadora e equipe contam histórias de emoção que marcam a data. Ana Maria mostra ainda todos os preparativos para o show do rei Roberto Carlos que acontecerá no dia seguinte, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Não será transmitido o 'Globo Repórter', nem o 'Jornal da Globo'.  Logo após 'Passione', será exibido  'Xuxa Especial de Natal', show gravado no Maracanãzinho, no Rio, no dia 05 de dezembro. São 50 minutos com músicas interpretadas pela apresentadora e  convidados especiais, entre os quais Ivete Sangalo, a dupla Vitor & Leo, Padre Marcelo, Luan Santana e Maria Gadú,  além de 300 crianças da Fundação Xuxa Meneghel.  A direção de núcleo é de Roberto Talma e a direção-geral de Mariozinho Vaz.  

 

Ainda na noite do dia 24, as travessuras de Mônica, Cebolinha e Cascão estão no 'Turma da Mônica Especial de Natal'.  Os amiguinhos se reúnem para passar o Natal na casa da Mônica. A baixinha recebe Magali, Cebolinha, Cascão e Chico Bento. Todos estão muito felizes com os preparativos para a grande festa que se aproxima, quando Cebolinha  tem a grande idéia de doar seus brinquedos usados, mas em bom estado, àquelas crianças que nada recebem no Natal. Toda a turminha topa fazer o mesmo e a boa ação vem cheia de surpresas. Para completar a noite, o público pode se divertir e se emocionar com o encantador "Kung Fu Panda". E à meia noite, a Rede Globo transmite a tradicional 'Missa do Galo'.

 

A manhã de Natal, dia 25, começa com a 'Santa Missa', transmitida às 7h.  Não serão exibidos nesse sábado os programas:  'Globo Educação', 'Globo Ciência', 'Globo Ecologia', 'Globo Universidade' e o 'Ação'.  No 'TV Xuxa' do dia 25 a apresentadora recebe as duplas sertanejas Zezé di Camargo e Luciano e João Bosco e Vinícius para disputar o quadro 'Prova dos Nove'. O programa apresenta ainda a atriz Alessandra Richte em 'Memória X', relembrando os momentos mais marcantes de sua vida. Na atração musical, Ivete Sangalo agita o palco com sucessos como "Acelera aê' e 'Na base do beijo'.

 

Após o 'Jornal Hoje', Angélica recebe convidados do 'Estrelas' para conversarem sobre as tradições do Natal, hábitos familiares e curiosidades. Na sequência, o telespectador pode curtir a história da rainha má e bela que, por inveja, decide matar sua enteada no filme "Branca de Neve e os Sete Anões", no 'Sessão de Sábado'.

 

O último 'Caldeirão do Huck' de 2010 é o "A Festa é Sua" e, como faz tradicionalmente, este especial seleciona uma família para participar de todos os quadros do programa.  Este ano, em especial, ao invés de uma família, a produção do programa escolheu a comunidade ribeirinha de São Tomé, às margens do Rio Negro, no Amazonas,  com  aproximadamente 16 famílias.  Todos participam de uma só vez dos quadros 'Lata Velha', 'Lar Doce Lar' e 'Agora ou Nunca'. Para garantir os prêmios do 'A festa é Sua' e ter a comunidade transformada em um local turístico auto-sustentável e gerador de emprego, moradores como o Seu Jacaré, dono de uma pousada, e seu neto, Fabiano, de 22 anos, passam por diversas provas.

 

O tão esperado show de Roberto Carlos deste ano é transmitido diretamente da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para todo o Brasil, na noite de sábado, dia 25, depois de 'Passione'. Em seguida, a Rede Globo exibe o filme "Ela é Poderosa".  Rachel (Lindsay Lohan) é uma adolescente problemática, que dá muito trabalho para sua mãe, Lilly (Felicity Huffman). Sem saber o que fazer, Lilly apela para uma decisão extrema: ir para a fazenda de sua mãe, Geórgia (Jane Fonda), uma mulher inflexível, que segue regras rígidas de moral, bons costumes e trabalho duro. Juntas, Geórgia, Lilly e Rachel descobrem antigos segredos de família e reatam os laços que foram um dia quebrados. ' Zorra Total' não vai ao ar nesta noite. 

 

No domingo, dia 26, o 'Globo Rural'  exibe  uma retrospectiva dos principais acontecimentos no campo em 2010.  Depois do 'Esporte Espetacular', a Rede Globo exibe o terceiro episódio de 'O Relógio da Aventura' e, em seguida, Pedrão (Marcius Melhem) e Jorginho (Leandro Hassum) celebram o Natal em 'Os Caras de Pau'. No episódio 'Um Natal Sem Lembranças', a dupla tenta entrar no espírito natalino. Mas como já é de praxe, vão se meter em várias confusões, que terão início no preparo da ceia e na busca incessante por uma árvore de Natal. 

 

Após o 'Fantástico', a TV Globo presta uma homenagem a Renato Aragão e aos 50 anos de Didi Mocó, personagem consagrado pelo comediante.  O ator concedeu uma longa e emocionante entrevista sobre sua vida à jornalista Patricia Poeta que será mostrada no especial de fim de ano 'Nosso Querido Trapalhão' . "O Didi é meu alter ego e meu amigo, faz coisas que eu não teria coragem de fazer. Ele não tem idade. Atravessa gerações", diz Renato Aragão.  Além disso, o comediante foi à Aparecida do Norte (SP). Em visita à basílica, foi surpreendido por familiares, fãs e um coral, que cantou em sua homenagem.  Esses momentos também fazem parte do especial de fim de ano. Depoimentos pontuam a dramatização da vida de Renato, desde o nascimento até hoje. 'Nosso Querido Trapalhão' tem direção de núcleo de Jayme Monjardim e direção de Teresa Lampreia. "Para mim, o Renato Aragão é o nosso Chaplin ou o nosso Mazzaropi. Além de um grande talento, ele tem uma história incrível de vida, que poucos conhecem e que vamos contar nesse especial", diz Jayme Monjardim.

 

As tardes da última semana do ano contam com a energia de Claudia Leitte no 'Video Game', na competição que fecha 2010. E à noite, logo após 'Passione', o 'Tela Quente Especial' da segunda-feira, dia 27, fica com "Quem Quer Ser um Milionário?", a história de um jovem que trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing e que se inscreve no popular programa de TV que dá nome ao filme.

 

Na terça-feira, dia 28, após 'Passione',  Ingrid Guimarães é a secretária Val no especial 'Batendo Ponto'. Por conta da chegada do temido "envelope azul", começam os boatos e especulações sobre quem será demitido. Além disso, às vésperas de um feriado em que todos querem viajar, Paiva (Felipe Abib), um puxa-saco que só aparenta mostrar serviço, sugere ao novo chefe (Pedro Paulo Rangel) que duas pessoas fiquem de plantão. "Os personagens foram inspirados em pessoas reais. São tipos populares, que existem em qualquer empresa, por isso acho que o público vai se identificar", diz o autor Paulo Cursino. "A estória retrata uma realidade tipicamente brasileira", completa o diretor-geral José Lavigne.

 

A trama é centrada na secretária Val que se desdobra no trabalho, se mete em boas confusões e ainda tenta disfarçar seu romance com Caíque (Alexandre Nero), um colega de trabalho, mas todos sabem que os dois estão juntos. Entre os funcionários desta empresa, estão também o que se acha gênio, o que se omite de tudo, o que tem medo do desemprego e o veterano que torce para ser demitido. O elenco conta ainda com Claudia Mello, Daniele Valente, Eduardo Landim, Fernando Ceylão, Luis Miranda, Paulo Betti, Rogério Barros e Stênio Garcia.

Um resumo do que aconteceu de mais importante na TV ao longo do ano está no 'Video Show Retrô', no ar logo após 'Batendo Ponto'. Ana Furtado, André Marques, Bruno de Luca, Geovanna Tominaga e Fiorella Mattheis apresentam uma premiação com categorias inusitadas que relembram os acontecimentos mais marcantes de 2010. 

Na quarta-feira, dia 29, a Rede Globo exibe "Crepúsculo", no 'Cinema Especial', logo após 'Passione'. Sucesso de bilheteria no mundo todo, o filme conta a historia de Isabella Swan (Kristen Stewart), uma garota comum, que se apaixona pelo seu colega de escola Edward Cullen (Robert Pattison), que, na verdade, é um vampiro.

 

Quinta-feira, dia 30, logo após 'Passione', é a hora da 'Retrospectiva 2010' mostrar os acontecimentos mais importantes na economia, na política, no esporte e no meio-ambiente em 2010. As tragédias naturais, como o tremor de terra no Haiti, as chuvas fortes em várias cidades do Brasil e a erupção de vulcões no mundo inteiro são lembradas neste programa. Direto do Rio de Janeiro, as impressionantes imagens da guerra entre o tráfico de drogas e as forças de segurança. A emoção da população carioca, que quer viver definitivamente sem a sombra do medo. A insegurança econômica e a política mundial em ebulição também geram uma onda de violência, manifestações, passeatas e revoltas em vários países europeus, numa demonstração de força contra a austeridade e a grave crise econômica na Europa. No esporte, o destaque para a primeira Copa do Mundo da África. Na política, a eleição histórica da primeira mulher presidente do Brasil, Dilma Rousseff. Na cultura, o Brasil entra na rota de grandes astros da música e recebeu shows como o do ex-Beatle Paul McCartney, Beyoncé, Cold Play e Lily Allen. O suspense, esperança e emoção que marcaram o surpreendente resgate de 33 mineiros que ficaram presos por mais de dois meses a 700 metros de profundidade no Chile também estão entre os fatos mais marcantes de 2010. São 70 minutos de retrospectiva, com apresentação de Sérgio Chapelin e Glória Maria.

Para comemorar a chegada de 2011, na sexta-feira, dia 31, Ana Maria Braga começa  o 'Mais Você' diretamente do Morro da Urca, onde entrega o 'Troféu Mais Você' a celebridades que se destacaram no último ano e encerra o programa no Cristo Redentor, o mais conhecido cartão postal do Rio de Janeiro.  Depois da 'Sessão da Tarde', a Rede Globo começa a transmissão da 'Corrida Internacional de São Silvestre', que acontece nas ruas da capital paulista. 

 

À noite, logo após 'Passione', é a hora do 'Show da Virada'. O especial deste ano conta com 41 atrações musicais. Nos cinco minutos que antecedem a chegada de 2011,  haverá flashes com jornalistas em todo o mundo mostrando como cada país está recebendo o novo ano.  Com direção-geral de Aloysio Legey, o 'Show da Virada' reúne grandes nomes e ritmos da música brasileira como Ivete Sangalo, Cesar Menotti & Fabiano, Zeca Pagodinho, Capital Inicial, Victor & Leo, Belo, NX Zero, Wanessa, Diogo Nogueira, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Zezé Di Camargo & Luciano, Claudia Leitte, Skank, Restart e Luan Santana. 

 

Na tarde do primeiro sábado de 2011, dia 1º de janeiro, Angélica apresenta o 'Estrelas' em um luau ao entardecer com celebridades e mostra alguns rituais da passagem de ano.  E à noite, "Michael Jackson – This is it", o filme que mobilizou milhões fãs no mundo inteiro é a atração que a Rede Globo programou para o 'Supercine Especial'.  O filme vai ao ar logo depois de 'Zorra Total'.   

 

O ano começa e a Rede Globo traz  mais novidades para o telespectador.  Logo após o quarto episódio de 'Relógio da Aventura', dia 02, tem a estreia de'Esquenta!', programa de auditório, comandado por Regina Casé.  À noite, depois do 'Fantástico',  o público pode se divertir com o  especial 'Chico e Amigos'.  Chico Anysio interpreta alguns de seus personagens que encantaram o público durante anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado