Eurochannel homenageia o grande compositor romeno Vladimir Cosma



compositor, violinista, pianista e maestro romeno Vladimir Cosma, responsável pela trilha sonora de séries de TV francesas e americanas, e de filmes como As Loucas Aventuras de Rabbi Jacob (Les Aventures de Rabbi Jacob, 1973), de Gérard Oury, O Baile (Le Bal, 1983), de Ettore Scola, A Glória de Meu Pai (La gloire de mon père, 1990) e O Castelo de Minha Mãe (Le Château de Ma Mère, 1990), ambos de Yves Robert, é homenageado neste mês pelo Eurochannel. Na primeira parte do especial, que vai ao ar dia 12/12, domingo, às 21h, o canal exibe o documentário inédito Vladimir Cosma Intime, sobre as origens e a trajetória de sucesso do compositor.

Vindo de uma família de músicos, Vladimir Cosma nasceu em de 13 de abril de 1940, em Bucareste, na Romênia. Seu pai, Teodor Cosma, foi também pianista e maestro. Sua mãe foi escritora e compositora, assim como seu tio, Edgar. Um de seus avós foi pianista e estudou com o renomado Ferruccio Busoni.

Em 1963, Vladimir Cosma foi viver em Paris, onde teve aulas de música com a compositora Nadia Boulanger. No ano seguinte fez uma série de turnês internacionais como violinista e, desde então, começou a se dedicar mais à composições para orquestras sinfônicas, teatro e balé. Em 1968, assinou suas primeiras trilhas para o cinema, uma paixão que lhe rendeu admiradores e prêmios, como dois César, o Oscar francês, por Diva – Paixão Perigosa (Diva, 1981) e O Baile (Le Bal, 1983). Compôs, inclusive, para músicos famosos, como Chet Baker e Lara Fabian.

Eurocinema: Vladimir Cosma
Vladimir Cosma Intime 
Estreia dia 12/12 (domingo), às 21h (reapresentação no dia 24/12, sexta-feira, às 21h)

Sinopse: O documentário relembra as origens do compositor romeno, que trabalhou muitas de suas obras com base em suas próprias experiências na adolescência vividas em seu país natal. Desde cedo, descobriu a paixão pela música clássica, assim como o jazz, as trilhas sonoras do cinema e todas as formas de música popular. Vindo de uma família de músicos, estabeleceu-se em Paris, em 1963, onde estudou com Nadia Boulanger e, mais tarde, com Michel Legrand, que o ajudou a fazer alguns arranjos de suas composições. O documentário ainda traz depoimentos de um time ilustre de atores e diretores sobre Vladimir, que inclui Jean-Jacques Beineix, Jean-Pierre Mocky, Claude Pinoteau, Pierre Richard e Roberto Alagna.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado